Pedro Lima luta pelo pódio e finaliza etapa de Valência da F4 Winter Series com dois top5s
- há 3 horas
- 3 min de leitura

Paulista da equipe VAR tem seu melhor fim de semana no ano, fechando as três provas entre os dez
São Paulo, 15 de fevereiro de 2026. Pedro Lima chegou a sentir o gosto de seu primeiro pódio na Europa neste domingo em Valência pela F4 Winter Series. O paulista de 15 anos de idade teve seu melhor fim de semana nas pistas da Europa em uma etapa muito intensa e movimentada. Ele encerrou o fim de semana com um quarto, um quinto e um oitavo lugares, pontuando nas três provas da jornada.
Por conta de ventos severos no sábado, a programação dos classificatórios e corridas ficou toda concentrada no domingo, com as corridas tendo 20 minutos mais uma volta em vez da meia hora habitual.
No classificatório pela manhã, o # 53 da equipe VAR cravou o quinto tempo para a ordem de largada da primeira corrida e o terceiro para a segunda bateria.
Na primeira prova do dia, um carro à sua frente ficou parado no grid e Pedro precisou adotar ação evasiva. Ele foi forçado a ceder uma posição, fechando a volta inaugural em sexto. O safety-car então foi chamado para intervir. A relargada veio na volta 4, e o paulista foi sagaz ao ler a movimentação de dois oponentes imediatamente à sua frente. Os concorrentes tiveram contato e ele mergulhou por dentro com autoridade, para assumir o quarto lugar. Pedro então sustentou a posição até a bandeirada, para obter seu melhor resultado na temporada.
Na segunda largada ele e o carro que partiu em segundo do grid tracionaram melhor que o pole e entraram na curva 1 em 3-wide, com o brasileiro por fora. Ele bancou a trajetória e emergiu na vice-liderança na saída da curva 2. Novamente o carro de segurança precisou trabalhar e, na relargada, Pedro acabou empurrado para fora da pista e cedeu duas posições. Em quarto, ele tinha mais ritmo que os ponteiros, e logo devolveu a ultrapassagem sobre um concorrente na volta 10. Recebeu a bandeirada em terceiro e foi promovido a segundo por punição de track limits a outro carro. Entretanto, antes da premiação no pódio, os comissários interpretaram a manobra em que ele havia sido empurrado para fora da pista como uma infração de track limits pelo brasileiro, que teve acrescido tempo em sua prova e terminou oficialmente como oitavo colocado.
O grid da corrida 3 foi determinado pelas melhores voltas da corrida 2 e, com alguns carros alijados da disputa pela prova na bateria anterior, optaram por usar a prova como sessão classificatória depois de largar de box. Pedro alinhou o # 53 em nono no grid e mais uma vez reagiu bem no apagar das luzes. Ele fechou a volta inicial em oitavo, quando o carro de segurança foi chamado. Na volta 3 reagiu bem na relargada e avançou para sétimo. No giro seguinte já vinha em sexto, depois de bela manobra por fora sobre um concorrente. Ele colou no quinto colocado na volta 9, quando novamente o safety-car foi ativado. O concorrente tinha problemas na asa dianteira e tentou travar o brasileiro na relargada. Pedro foi paciente para mergulhar por dentro na penúltima volta, em um dos trechos mais lentos do circuito Ricardo Tormo. Ele então conduziu o # 53 com autoridade até a bandeirada, para seu segundo top5 do dia.
A próxima etapa da F4 Winter Series acontece em Aragón, dentro de duas semanas.
O que ele disse:
“Tivemos uma etapa muito produtiva em Valência e foi pena ficar sem o troféu. Faz parte do aprendizado e o principal é que estamos cada vez mais consistentes no pelotão da frente, o que me deixa otimista para as duas etapas finais, em Aragón e Barcelona. Agradeço à equipe VAR pelo equipamento e a todos que estão torcendo por nós”, Pedro Lima.
Luis Ferrari
































