top of page

Copa Truck

Foi em 1987 que surgiu a ideia de se organizar uma corrida entre caminhões. Isso se deve à decisão do jornalista chamado Francisco Santos e do caminhoneiro Aurélio Batista Félix.

E que ninguém se engane pensando que uma inciativa dessa demoraria a ganhar força, pois já o 1º campeonato dessa nova categoria iniciaou com 35 pilotos, sendo acompanhado por um público superior a 20 mil pessoas.
Atualmente (temporada de 2024) a categoria conta com 36 pilotos e 12 equipes, disputando 9 etapas, sendo duas corridas por cada etapa, divididas entre 2 classesm a Pro e a Super Elite.

Copa Truck - Interlagos - Kabe Rossi

Foto: Carlos Rossi - Kabé

Uma das primeiras perguntas que algumas pessoas costumam fazer é sobre a diferença entre os caminhões preparados e os convencionais.

Para quem nunca viu um desses caminhões preparados de perto, pela tela da TV pode não ser perceptivel o quanto eles são "baixinho".

Sim, pode-se afirmar que são muito baixos. Um caminhão de corrida é mais ou menos 1 metro mais baixo que os caminhões de rua. Enquanto os preparados terão algo em torno de 2,5m de altura, os convencionais medem 3,6m.

Copa Truck Interlagos - Kabe Rossi

Foto: Carlos Rossi - Kabé

Não resta a menor dúvida de que a principal diferença, além do aspecto estético, é a potência dessas máquinas, pois possuem pelo menos o dobro dos convencionais. Por tal razão o sistema de freios conta com pastilhas com capacidade de frenagem para velocidades superiores a 200 km/h, o que, consequentemente, requer pneus com muito maior aderência.

Copa Truck Interlagos - Kabe Rossi

Foto: Carlos Rossi - Kabé

E podem ter certeza, a segurança é muito presente na categoria.

Afinal, estar pilotando um caminhão em velocidade de 200Km/h exige que além da estrutura normal esses caminhões preparados contem com barras de proteção antirrolagem; um tipo de"gaiola" destinada àproteção especial do piloto. Obviamente o banco é especial, do tipo "concha", com citos de cinco pontos.

Vale ainda destacar que são realizadas vistorias frequentes para garantir a segurança dos pilotos.

Uma questão que sempre é muito atrativa, é a presença de mulheres pilotas, sempre muito combativas na luto pelo pódio. Débora Rodrigues é uma das pioneiras dessa categoria, que atualmete conta também com Bia Figueiredo, que além da Copa Truck, já disputou na Fórmula 3 Sul-Americana e as 500 Milhas de Indianápolis.

ETAPAS 2024

bottom of page