STOCK CAR PRO SERIES
Eu ainda era garoto, mas já gostava dos “carros de corrida”, como diziam as crianças da saudosa década de 1970. E foi em 1979, inspirada na fantástica Nascar americana que aconteceu no Brasil, especificamente em Tarumã a primeira corrida de Stock Car, cuja criação se deve à Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet. Essa primeira prova, que dava origem a essa modalidade contou com dez (10) carros de passeio semelhantes no que se refere aos aspectos mecânicos.

Rubens Barrichello - Foto: Carlos Rossi - Kabé
O site da Stock Car traz uma interessante linha do tempo, que para poupar nosso leitor de procurar a página, resumiremos aqui.
1970 – Primeiros Passos
Década de ouro, onde tudo começou. No comando de um Opalão foi estabelecida a primeira pole position pelo “Capeta”, apelido carinhoso do piloto carioca João Carlos Palhares, que não venceu a corrida, que ficou com Affonso Giaffone Júnior. Entretanto, o campeão, depois de quatorze (14) corridas foi Paulo Gomes, mas com apenas três pontos a mais que Alencar Júnior.
1980 – Crescimento
Essa foi a década em que todo trabalho e investimento feito na categoria se revertia em solidez. Com o sucesso já alcançado na primeira década, buscava-se mais; e os carros foram sendo aprimorados tecnologicamente, tanto nos aspectos mecânicos como de segurança. O resultado não poderia ser outro; a Stock já estava no gosto do brasileiro, o que chegou a levar um público médio de 50 mil pessoas nas corridas.
Mas não! Ainda tinha muito a se fazer. Em 1982, no autódromo de Estoril (Portugal) aconteceu a primeira prova da Stock Car em território gringo, sendo ainda a primeira corrida de uma competição nacional fora do país, com vitória prova foi de Paulo Gomes.
Ao final dessa desse período, precisamente em 1989, o “Alemão” Ingo Hoffman começava a se destacar na categoria.
1990 – A Era Hoffman
Lançando a “Fórmula Chevrolet” a General Motors, que a partir de 1990 passou a colocar muito dinheiro no esporte, realizou mudanças na carenagem do Opala, e em 1994 escolheu o Omega como carro base da Stock Car. Mas o passar do tempo deixa claro o quanto o “Opalão” é amado, contando com uma infinidade de apaixonados, e até hoje brilha nas pistas com a Old Stock Race.
Foi nessa década que Ingo Hoffman, alcançando oito títulos – seis deles seguidos – deixava sua marca na história da Stock Car. Tendo como parceiro Ângelo Giombelli conquistaram entre 1991 e 1993 um tricampeonato, o que só foi acabar com Paulo Gomes em 1995, e Chico Serra em 1999 e 2000.
2000 – A Década das Grandes Mudanças
Exatamente no ano de 2000 os carros de passeio adaptados para corrida são substituídos por carros de competição propriamente ditos. Carros construídos a partir de projeto com chassi tubular próprio para competições, cuja fabricação se dava pela empresa JL do então ex-piloto Zeca Giaffone. Em 2001 a empresa VICAR é quem assume a organização das competições, o que vem fazendo até os dias de hoje.
Alguns anos depois (2003) outra inovação, desta vez com aprimoramento da motorização, que passou a ser de “oito canecos” vindos dos EUA. Mas não paramos por aí, pois outra mudança, e bem significativa na categoria, foi que deixou de ser monomarca, entrando para as pistas outras montadoras, como a Peugeot, Mitsubishi e Volkswagen.
E a evolução continua. Pouco a pouco começam a ser adotada a telemetria veicular, permitindo às equipes, de forma remota, a coleta e mensuração das informações sobre o carro.
Lembram que no início dissemos que a corrida inaugural da Stock Car teve dez carros? Pois então; em 2005 o grid contou com 40 carros, o que refletia o mais absoluto – e merecido – sucesso.
Mas não paramos por aí, afinal em 2005 realizou-se uma corrida inédita em Buenos Aires e em 2008, oferecendo uma premiação de U$ 1 milhão ao vencedor aconteceu a “Corrida do Milhão”, bolada esta que ficou com o piloto Vladeno Brito Filho no Autódromo de Jacarepaguá – RJ.
Fechando a década, foi em 2009 que circuitos de rua entraram na Stock Car.
2020 – Nova Era
Pode-se dizer com alto grau de certeza que hoje a Stock Car é uma das principais – senão “a” principal – categoria da América do Sul. Época em que o grid é altamente competitivo, inclusive com pilotos que já passaram pela F-1, como é o caso, por exemplo de Ricardo Zonta, Felipe Massa e Rubens Barrichello..
Os carros da Stock utilizam monobloco dos carros de rua, e por isso seguem muito parecidos com eles, e continuam sendo construídos com chassis Tubulares, sendo certo que muitas vezes o consumidor acaba influenciado por essas máquinas na hora da sua compra.
A Chevrolet, pioneira da Stock Car, desde 2016 vem disputando as provas com seu modelo Cruze, dividindo as pistas com a Toyota, muito bem representada pelo Corolla. Alguém tem dúvida de que uma pista repleta desses carros oferece disputas incrivelmente eletrizantes para a plateia?
2025 - Era SUVs
Revolucionando a Stock Car em 2025 as provas, que até então eram diputadas entre sedans da Toyota (Corolla) e da Chevrolet (Cruze), passaram por uma mudança incrível. Além do ingersso de uma terceira marca, a Mitsubishi, a partir de então as corridas passam a ser realizadas entre SUVs, o Corolla Cross, a Tracker e o estreante Eclipse Cross.
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Foto: Carlos Rossi - Kabé
Foto: Carlos Rossi - Kabé
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