Alexander Jacoby fatura título da Asian Le Mans Series em estreia nos protótipos
- Carlos Rossi | Kabé
- há 8 minutos
- 2 min de leitura

Jovem talento brasileiro de 16 anos supera revés na prova final em Abu Dhabi e garante o campeonato da classe LMP3 com a equipe CLX Motorsport
A maturidade de Alexander Jacoby ao volante foi coroada com um título de peso neste domingo, em Abu Dhabi. O jovem de 16 anos, agenciado pela A14 Management, sagrou-se campeão da Asian Le Mans Series na categoria LMP3, consolidando uma transição relâmpago e vitoriosa para os carros de corrida fechados. Mesmo com o abandono forçado do protótipo # 17 da CLX Motorsport a menos de uma hora da bandeirada, o brasileiro e seus companheiros de equipe, o suíço Kevin Rabin e o francês Paul Lanchere, garantiram o topo da tabela com uma vantagem de 10 pontos.
O desfecho do campeonato no circuito de Yas Marina reservou doses de tensão. Após largar da pole position e manter a liderança em boa parte das quatro horas de disputa, as chances de vitória na etapa final foram interrompidas quando Rabin foi atingido por outro competidor. O impacto causou danos severos na suspensão esquerda do carro, impedindo o trio de completar a prova. No entanto, a sólida campanha construída nas etapas anteriores garantiu a "gordura" necessária para selar a conquista, mesmo sem o carro cruzar a linha de chegada na última bateria da temporada.
O caminho até a taça foi pavimentado com regularidade. A trajetória começou na Malásia, com um terceiro lugar e uma vitória. Na sequência, em Dubai, a equipe somou pontos valiosos com uma quinta posição e um novo pódio em terceiro. Já em Abu Dhabi, a vitória na primeira corrida do fim de semana — herdada após a desclassificação técnica do carro que venceu na pista — foi o passo decisivo para que Jacoby chegasse à decisão com a margem de segurança que acabou sendo vital.
Após migrar dos monopostos, o brasileiro agora foca em novos desafios no endurance. “Eu não tenho palavras para descrever o meu sentimento hoje. Ano passado decidi mudar dos monopostos para os carros fechados e a adaptação foi muito rápida. Foi uma ótima decisão que mudou toda minha carreira e rapidamente o resultado veio”, destacou Jacoby, que já mira os grids da European Le Mans Series e da Michelin Cup. “Quero agradecer toda equipe pelo trabalho, meus patrocinadores, familiares e a A14 Management que vem me ajudando muito. Agora quero comemorar porque logo mais temos outros desafios na temporada”, completou.
Carlos Rossi










































Comentários