top of page

Três gigantes, um trono: Ferrari, Porsche e Cadillac decidem o Mundial de Endurance no deserto do Bahrein

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 4 de nov.
  • 4 min de leitura
Ferrari 499P # 51 (Carlos Rossi / Red Line Motorsport)
Ferrari 499P # 51 (Carlos Rossi / Red Line Motorsport)

Ferrari chega com vantagem na luta pelo título do Mundial de Endurance, enquanto Porsche e Cadillac tentam reverter o jogo na última etapa; LMGT3 promete desfecho imprevisível em Sakhir


O deserto do Bahrein será palco do capítulo decisivo do FIA World Endurance Championship 2025, com as 8 Horas de Sakhir definindo os campeões das classes Hypercar e LMGT3 entre os dias 6 e 8 de novembro. Ferrari, Porsche e Cadillac chegam à última etapa em uma batalha direta por títulos de construtores e pilotos, enquanto a LMGT3 mantém a tensão entre Porsche, Ferrari e Corvette, mostrando que a temporada só será encerrada com o último carro cruzando a linha de chegada.


No campeonato de Hypercar, a Ferrari chega ao Bahrein como favorita, com 39 pontos de vantagem sobre a Porsche. A marca italiana venceu as quatro primeiras etapas da temporada, incluindo as 24 Horas de Le Mans, e, embora tenha subido ao pódio apenas mais uma vez desde então — com o # 50 chegando em segundo no Circuito das Américas, em Austin —, ainda possui 66 pontos em disputa. Entre os pilotos da Ferrari, Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi (#51) lideram a classificação, com 13 pontos de vantagem sobre Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson (#83 AF Corse).


A Porsche, por sua vez, chega ao Bahrein com moral elevada, após a vitória em Austin e pódios conquistados nas 24 Horas de Le Mans, no Rolex 6 Horas de São Paulo e nas 6 Horas de Fuji, mantendo-se firme na luta pelo título.


A Cadillac assume o papel de azarão de luxo. Apesar de estar 61 pontos atrás da Ferrari, o V-Series.R, em parceria com a JOTA Sport, já demonstrou desempenho dominante em Interlagos, com três poles, duas primeiras filas completas e vitória. Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn compõem o trio de pilotos da marca americana, com Lynn destacado nas classificações da temporada. A prova será ainda marcada pela despedida de Jenson Button, no # 38, campeão do GP do Bahrein de Fórmula 1 em 2009.


O Circuito Internacional do Bahrein mantém sua tradição de testes extremos. Com 5.412 metros de extensão, 15 curvas e quatro retas longas, a pista exige resistência física e estratégia perfeita, especialmente na transição do dia para a noite. Cerca de 60% da volta é percorrida com o acelerador a fundo, e a superfície arenosa desafia pilotos e pneus. Kamui Kobayashi mantém o recorde de volta da Hypercar, estabelecido em 2021, e Sébastien Buemi, que guiou a Toyota em 2024 com Brendon Hartley, relembra a importância de Sakhir: “Bahrein é um lugar especial para mim e para a equipe. Tivemos muito sucesso nessa pista, mas 2024 foi particularmente memorável. Lutar para vencer a corrida e o campeonato mundial foi uma sensação incrível. Sei que será difícil repetir isso neste ano, mas vamos dar tudo para encerrar bem a temporada”.


Na LMGT3, a disputa é igualmente intensa. O Porsche # 92 Manthey 1st Phorm, com Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick, lidera o campeonato com 11 pontos de vantagem sobre o # 21 VISTA AF Corse Ferrari, pilotado por Alessio Rovera, Simon Mann e François Hériau, que perdeu sete pontos por penalização no Japão. O Corvette # 81, com Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom Van Rompuy, vem embalado pela vitória em Fuji, figurando 24 pontos atrás da liderança. O histórico do Bahrein adiciona suspense: há um ano, o # 92 terminou apenas em nono, enquanto # 21 (#55 na época) e # 81 ocuparam o pódio.


O calendário do fim de semana será intenso. Os treinos livres começam na quinta-feira, 6 de novembro, seguidos pela classificação e o Hyperpole na sexta-feira, 7 de novembro, a partir das 10h. A corrida de 8 horas terá largada às 8h de sábado, 8 de novembro, com transmissão online e ao vivo pelo Grande Prêmio e pelo Bandsports.


Classificação de Construtores Hypercar antes do Bahrein

  1. Ferrari – 204 pontos

  2. Porsche – 165 pontos

  3. Cadillac – 143 pontos

  4. Toyota – 105 pontos

  5. Alpino – 84 pontos

  6. BMW M – 78 pontos

  7. Peugeot – 75 pontos

  8. Aston Martin – 12 pontos


Equipes Hypercar

  1. Ferrari # 83 AF Corse – 214 pontos

  2. Porsche # 99 Competition de Prótons – 135 pontos


Equipes LMGT3

  1. Porsche # 92 Manthey 1st Phorm – 105 pontos

  2. Ferrari # 21 VISTA AF Corse – 94 pontos

  3. Corvette # 81 TF Sport – 81 pontos

  4. Corvette # 33 TF Sport – 66 pontos

  5. Aston Martin # 27 Equipe Coração das Corridas – 63 pontos

  6. Lexus # 87 Equipe Akkodis ASP – 57 pontos

  7. Ferrari # 54 VISTA AF Corse – 54 pontos

  8. BMW M # 46 Equipe WRT – 52 pontos

  9. Lexus # 78 Equipe Akkodis ASP – 50 pontos

  10. McLaren # 59 United Autosports – 43 pontos

  11. McLaren # 95 United Autosports – 40 pontos

  12. BMW M # 31 A Equipe Bend em Relação A – 40 pontos

  13. Ford # 77 Competition de Prótons – 33 pontos

  14. Aston Martin # 10 O Espírito de Corrida de Le Mans – 32 pontos

  15. Ford # 88 Competition de Prótons – 25 pontos

  16. Porsche # 85 Damas de Ferro – 19 pontos

  17. Mercedes-AMG # 61 Lince de Ferro – 12 pontos

  18. Mercedes-AMG # 60 Lince de Ferro – 1 ponto


Calendário 2026 confirmado

22-23 de março – Prólogo oficial – Lusail, Catar

26-28 de março – 1812 km do Catar – Lusail, Catar

17-19 de abril – 6 Horas de Imola – Imola, Itália

7-9 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps – Spa, Bélgica

10-14 de junho – 24 Horas de Le Mans – Le Mans, França

10-12 de julho – 6 Horas de São Paulo – São Paulo, Brasil

4-6 de setembro – Lone Star Le Mans – Austin, EUA

25-27 de setembro – 6 Horas de Fuji – Fuji, Japão

5-7 de novembro – 8 Horas do Bahrein – Sakhir, Bahrein


Carlos Rossi / Red Line Motorsport

Jornalista e Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page