Nove e não cansa: Toyota domina Bahrein pela nona vez seguida e sai do jejum com dobradinha no WEC
- Carlos Rossi | Kabé
- 9 de nov.
- 4 min de leitura

GR010 HYBRID # 7 e # 8 ocupam os dois primeiros lugares nas 8 Horas e garantem segunda colocação inesperada no Mundial de Construtores após temporada de altos e baixos
A Toyota Gazoo Racing encerrou a temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) com uma exibição de força inquestionável nas 8 Horas do Bahrein, conquistando uma dobradinha inédita no ano. A tripulação do # 7, composta por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, transformou a pole position em vitória após oito horas de intensa disputa, enquanto Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no # 8, executaram uma recuperação dramática para garantir o segundo lugar, mesmo após uma penalidade drive-through. Este resultado impecável no Circuito Internacional do Bahrein não apenas estendeu a sequência vitoriosa da equipe no deserto para nove corridas consecutivas, mas também assegurou o segundo lugar no Campeonato Mundial de Construtores, coroando uma campanha que a própria equipe classificou como "muito difícil".
A Recuperação Épica do # 8 e a Conquista da Pole Position
O caminho para o triunfo no sábado começou com um trabalho intenso e de reversão de problemas nos dias anteriores. A equipe japonesa, dominante no traçado de 5,412 quilômetros desde 2017, vinha de uma série de resultados frustrantes, mas encontrou o ajuste ideal na última etapa. A magnitude da reviravolta ficou evidente ao analisar os dados da sexta-feira.
Enquanto a quinta-feira foi dedicada a comparações mecânicas e estudos de pneus em 2 sessões de 90 minutos (cada) de atividades, o terceiro treino livre (TL3) da manhã trouxe o maior desafio para o time: o carro # 8, que seria pilotado por Buemi, Hartley e Hirakawa, despencou para a 13ª posição, ficando a quase dois segundos (1s849) do topo. Na mesma sessão, o protótipo # 7, com Kobayashi, Conway e De Vries, havia se mantido competitivo, em segundo lugar, a meros 0s012 da Ferrari # 50, que liderou.
O abismo de desempenho entre os dois carros acionou um alerta, mas a resposta da equipe foi espetacular na classificação. Hartley protagonizou uma recuperação impressionante, resgatando o # 8 para o quinto lugar na sessão principal, demonstrando que os ajustes noturnos haviam surtido efeito. Na Hyperpole, disputada sob iluminação artificial, a dupla de pilotos que também atua como chefe de equipe fez a diferença. Kamui Kobayashi voou baixo, cravando 1min46s826 e garantindo a primeira posição de largada. Brendon Hartley ficou colado, a apenas 0s151 do companheiro, selando uma dobradinha inédita na temporada de 2025.
Comparando os tempos, o # 7 melhorou seu tempo em mais de 2s9 do TL3 para a Hyperpole, enquanto a progressão do # 8 foi brutal: o ganho superou os 4s6. O japonês Kamui Kobayashi celebrou o feito: “Estou muito feliz por estar na pole novamente. É o resultado de um ótimo trabalho e um grande esforço da equipe”, reconhecendo a dificuldade da campanha: “Tivemos uma temporada difícil até agora, então estou muito orgulhoso de termos conseguido dar a volta por cima e conseguir uma dobradinha hoje”. Hartley, por sua vez, garantiu que a posição era a "melhor hipótese possível" de terminar no pódio, embora o foco estivesse em transformar a vantagem em vitória nas oito horas de competição.
A Maratona no Deserto: Estratégias e Penalidade Superada
O desafio de converter a vantagem da pole position em vitória teve início às 08h (horário de Brasília). Mike Conway e Brendon Hartley mantiveram as posições na largada, mas os carros adotaram estratégias de pneus diferentes nos pit stops iniciais: o # 7 trocou os compostos, enquanto o # 8 levou apenas combustível, criando um deslocamento tático.
A corrida exigiu resiliência, especialmente do # 8, que sofreu um revés significativo. Após a primeira metade da prova, o carro de Buemi, Hartley e Hirakawa estava nas posições de ponta, mas suas chances foram prejudicadas por uma penalidade drive-through, imposta por uma infração anterior de bandeira amarela. O carro caiu para nono lugar.
A recuperação foi protagonizada por Ryo Hirakawa. O piloto lutou fortemente, ultrapassando vários competidores para retornar ao top seis. Uma parada antecipada para abastecimento foi crucial, dando-lhe pista livre para ditar um ritmo acelerado, o que culminou em uma emocionante batalha para superar o Peugeot # 94 e assumir o terceiro lugar na sexta hora.
No stint final, um safety car reorganizou todo o grid, permitindo que os carros fizessem suas últimas paradas e criando um desfecho eletrizante. Nyck de Vries, no # 7, controlou a relargada com maestria na ponta, enquanto Sébastien Buemi, que havia assumido o # 8, segurou a pressão da Ferrari # 51. A dupla da Toyota conseguiu manter-se à frente, garantindo a dobradinha com o # 7 cruzando a linha de chegada 19s378 à frente do # 8. O pódio foi completado pelas duas Ferraris (# 50 e # 51).
A Recompensa pelo Esforço e o Olhar para 2026
A performance no Bahrein não só garantiu a primeira vitória da equipe na temporada, como também o vice-campeonato mundial de construtores. O resultado, que para Kamui Kobayashi representa uma “grande recompensa” por uma temporada difícil, eleva o moral do time para o próximo ciclo.
Mike Conway, piloto do carro vencedor, expressou sua satisfação: “É um resultado incrível. Antes da corrida, senti que tínhamos uma boa chance, mas sair com uma dobradinha é incrível e estou muito feliz pela equipe. Terminar em segundo no Campeonato do Mundo também é muito fixe porque nem sequer pensámos nisso no fim-de-semana.” O neozelandês Brendon Hartley celebrou a recuperação da sua equipe: “A luta após a nossa penalidade foi fenomenal de todos os três pilotos, junto com o trabalho impecável nos boxes e a estratégia forte.” Sébastien Buemi reforçou a importância do resultado para o futuro: “Tendo em conta a época que tivemos até agora, terminar em segundo no Campeonato do Mundo é um bom impulso para a moral de todos para a próxima época, altura em que esperamos voltar mais fortes e lutar pelo título.”
A TOYOTA GAZOO Racing já volta seu foco para 2026, com o objetivo claro de lutar pelo título. O time apresentará um carro atualizado e manterá as duplas inalteradas: Mike, Kamui e Nyck seguirão juntos pelo terceiro ano, e Sébastien, Brendon e Ryo competirão lado a lado pela quinta temporada consecutiva. Carlos Rossi / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico




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