Porsche Busca o Ápice no WEC: Despedida de Fábrica e Última Chance por Títulos Hypercar e LMGT3
- Carlos Rossi | Kabé
- 6 de nov.
- 3 min de leitura

Fabricante de Stuttgart Entra na Decisão no Bahrein com o 963 e Equipe Cliente na Briga Pela Coroa Mundial
O World Endurance Championship (WEC) da FIA caminha para seu ápice de 2025 com a etapa final no Bahrein, onde a Porsche entra na pista do circuito de Fórmula 1 de Sakhir com um objetivo ambicioso: arrebatar o título mundial de Construtores e Pilotos. O palco desta decisão, marcada para acontecer entre 6 e 8 de novembro, será a corrida de oito horas que não apenas encerra a temporada, mas também significa a última participação da equipe de fábrica da montadora de carros esportivos de Stuttgart na categoria principal do campeonato.
A missão da equipe Porsche Penske Motorsport será monumental, dadas as classificações atuais. A desvantagem no campeonato de Construtores é de 39 pontos, deixando a Porsche na segunda posição, enquanto a disputa de Pilotos coloca a dupla Kévin Estre, da França, e Laurens Vanthoor, da Bélgica, em terceiro lugar, 21 pontos atrás dos líderes. Para essa final estendida, a distribuição de pontos será multiplicada por um fator de 1,5, totalizando 38 pontos para os vencedores (além de um ponto extra para a pole position), o que matematicamente mantém vivas as esperanças da equipe. Ao todo, 66 pontos podem ser conquistados no campeonato de Construtores e 39 no de Pilotos.
Apesar de a equipe se ver em uma posição de desvantagem, o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach, enfatizou a determinação do time. "Seria fantástico encerrar nossa era no FIA WEC com mais títulos", afirmou. O executivo reconheceu a condição da equipe, mas garantiu que o foco é máximo: “Vamos encarar a grande final no Bahrein como azarões, mas faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para maximizar nossas chances." Laudenbach destacou, com orgulho, a performance do carro: "O Porsche 963 se despedirá do campeonato como o carro LMDh mais vitorioso desde a introdução do regulamento. Mas isso não basta para nós: queremos vencer a corrida de oito horas e, idealmente, voltar a Weissach com os troféus do campeonato mundial. A equipe, os pilotos e toda a equipe de desenvolvimento merecem de verdade um triunfo como esse."
Na formação que tentará defender a coroa dos atuais campeões (Estre e Vanthoor), o australiano Matt Campbell fará dupla com os pilotos do protótipo híbrido Porsche 963 de número 6. No carro irmão, o número 5, um destaque especial é a estreia do ex-piloto júnior da marca, Laurin Heinrich, em competições Hypercar. O alemão dividirá o cockpit com a dupla francesa Julien Andlauer e Mathieu Jaminet.
O desejo de fechar a temporada com chave de ouro foi ecoado por Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport, que agradeceu o esforço de todos. "Pela segunda temporada consecutiva, a Porsche Penske Motorsport chega à última etapa com fortes chances de conquistar o campeonato, e nosso objetivo é terminar em alta", declarou. Ele fez uma ressalva sobre o futuro da equipe, mas manteve o foco na decisão iminente: "A história da nossa equipe está tomando um novo rumo, mas ainda não terminou. Gostaria de agradecer a cada pessoa que contribuiu para a trajetória da Porsche Penske Motorsport no WEC ao longo das últimas três temporadas. Sem esses esforços, as conquistas não teriam sido possíveis. Estamos todos empenhados em terminar a temporada de 2025 com uma vitória.”
Paralelamente, o final de semana no Circuito Internacional do Bahrein também traz a emoção da disputa na categoria de carros de turismo. Na LMGT3, a equipe cliente Manthey 1st Phorm chega como líder do Troféu de Endurance da FIA, com uma confortável, mas não definitiva, margem de 11 pontos antes da última corrida do ano.
*Sobre a despedida da Porsche na FIA-WEC: MATÉRIA
Carlos Rossi / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico




Comentários