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Manthey Racing leva dupla operação aos EUA e estreia no IMSA Endurance Cup com sete pilotos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 9 minutos
  • 4 min de leitura
Manthey Racing leva dupla operação aos EUA e estreia no IMSA Endurance Cup com sete pilotos
Vencedores das 24H de Le Mans (Manthey Racing)

Equipe alemã coloca duas Porsche 911 GT3 R nas classes GTD PRO e GTD e encara as cinco maratonas da temporada 2026, começando pelas 24 Horas de Daytona


A Manthey Racing inicia 2026 abrindo um capítulo inédito na própria história: a primeira campanha completa no automobilismo de endurance norte-americano. A estrutura alemã desembarca nos Estados Unidos com um projeto de dois carros para disputar todas as provas do IMSA Michelin Endurance Cup, alinhando sete pilotos já conhecidos da casa e distribuídos entre as classes GTD PRO e GTD. A jornada inclui cinco corridas de longa duração, começando pelas 24 Horas de Daytona em janeiro.


O programa apresentado pela Manthey divide o grupo de competidores em duas Porsche 911 GT3 R. Uma delas, inscrita na GTD PRO com o número 911 e vestida na icônica pintura “Grello”, será conduzida pelo trio formado pelos austríacos Klaus Bachler e Thomas Preining e pelo suíço Ricardo Feller. Todos acumulam passagens pela equipe em diferentes frentes do automobilismo internacional e carregam experiência em diversos campeonatos.


No outro carro, o 912 da GTD — apoiado pela 1st Phorm — o grid fixa o norte-americano Ryan Hardwick, o italiano Riccardo Pera e o holandês Morris Schuring ao longo das cinco etapas. Para a maratona inicial em Daytona, o austríaco Richard Lietz reforça o elenco como quarto piloto.


A formação escolhida chega embalada por conquistas recentes. Hardwick e Pera encerraram 2025 como campeões da LMGT3 no Mundial de Endurance da FIA, coroando o ano com a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Schuring foi eleito revelação da temporada 2025 da DTM. Feller retorna ao ambiente americano depois de disputar provas de endurance do IMSA em 2019. Já Hardwick e Lietz carregam um triunfo conjunto em Daytona obtido em 2022.


O vínculo dos pilotos com a Manthey nasce de campanhas partilhadas no WEC, na DTM e nas tradicionais corridas em Nürburgring — uma familiaridade considerada estratégica para a operação norte-americana.


Patrick Arkenau, diretor de competições da Manthey Racing GmbH, enfatizou a confiança nas escalações: “Após o primeiro teste do IMSA em Daytona em novembro, agora estamos ansiosos pelo início da temporada. Estamos especialmente satisfeitos por contar com uma formação muito forte e com laços estreitos com a Manthey: com Ryan, Riccardo, Morris e Richard como quarto homem para a corrida de 24 horas, estamos confiando em constantes absolutas no carro Manthey 1st Phorm – ganhamos muita experiência e celebramos muitos sucessos com cada um deles. Rostos conhecidos e comprovados também estarão na largada para nós ao volante do número 911. Ao lado de Thomas e Klaus, estamos encantados em receber a bordo Ricardo, que se junta a nós com valiosa experiência no IMSA. Estamos empolgados para ver o que podemos alcançar na próxima temporada.”


O diretor-geral Nicolas Raeder completou: “Com o início da temporada do IMSA, um capítulo novo e empolgante começará para nós. Podemos contar com pilotos experientes, a maioria dos quais já conhece nossa equipe da DTM, WEC e Nürburgring, e estamos orgulhosos de que esses sete nos representarão na América no próximo ano. Estou ansioso para estabelecer as bases de uma temporada bem-sucedida com esta equipe na primeira corrida em Daytona.”


O calendário do IMSA Michelin Endurance Cup atravessa cinco estados norte-americanos. Depois de Daytona, na Flórida, o campeonato segue para Nova York, Wisconsin e Geórgia, com corridas de seis, doze e vinte e quatro horas ao longo do ano. Antes da largada oficial, o ROAR Before the Rolex 24 acontece entre 16 e 18 de janeiro no circuito de Daytona. A abertura está marcada para 21 a 25 de janeiro, com a largada das 24 Horas no dia 24. Na sequência, as 12 Horas de Sebring ocorrem entre 18 e 21 de março; Watkins Glen recebe o evento de 25 a 28 de março; Road America entra de 30 de julho a 2 de agosto; e a temporada se encerra com a Petit Le Mans, na Geórgia, de 1º a 3 de outubro.


Entre os pilotos, o entusiasmo com a nova empreitada é unânime. Thomas Preining celebrou a confirmação oficial: “Estou realmente animado que finalmente seja oficial e que competirei no IMSA 2026 ao lado da Manthey. Nosso primeiro teste correu muito bem, e todos estão focados no mesmo objetivo: vencer Daytona e fazer uma declaração forte em nossa primeira temporada nos EUA. Correr na América é muito divertido — e ainda melhor quando você é bem-sucedido.”


Ricardo Feller reforçou o sentimento: “Estou realmente animado com nosso programa no IMSA. Corri essas provas em 2019 e quis voltar todos os anos desde então. Agora finalmente deu certo — e com uma formação tão promissora. Queremos vencer, e com as 24 Horas de Daytona chegando, todo o foco está lá.”


Klaus Bachler destacou a realização de um desejo antigo: “É um sonho correr no Grello, e fazê-lo na estreia da Manthey no IMSA tem um significado enorme. Estou muito empolgado, especialmente por dividir o carro com Thomas e Ricardo. Mal posso esperar por janeiro.”


Ryan Hardwick celebrou o retorno às pistas de seu país natal: “Depois de um 2025 extremamente bem-sucedido — com vitória em Le Mans e o título da LMGT3 — fazia todo sentido continuar com essa equipe. Vou dividir o carro com Pera e Schuring, e teremos o retorno do Richard para Daytona. É uma formação que combina talento jovem e experiência, e estou ansioso para começar no ROAR.


Riccardo Pera valorizou a continuidade da parceria: “É especial fazer parte da primeira temporada da Manthey nos EUA e seguir construindo essa relação forte com a 1st Phorm, Ryan e a equipe. Daytona será um marco importante, e estou animado para trabalhar com Morris.”


O mais jovem do grupo, Morris Schuring, de 20 anos, destacou o peso da trajetória construída até aqui: “Continuar com a Manthey significa muito. Ir para a América é um novo desafio, e poder dizer que corri em Le Mans, Daytona, Nürburgring e Spa aos 20 anos me enche de orgulho. Trabalhar com vencedores de Le Mans e enfrentar eventos icônicos como Daytona torna tudo ainda mais especial.”


A preparação para o desembarque no IMSA incluiu uma bateria de testes em novembro no próprio circuito de Daytona, permitindo que a equipe absorvesse dados importantes sobre as particularidades das pistas e do campeonato antes da abertura oficial da temporada.


Carlos Rossi | CARR Press

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