Hypercarros brilham em Austin: Porsche domina e Ferrari mantém liderança
- Carlos Rossi | Kabé
- 8 de set.
- 2 min de leitura

Corrida marcada por chuva intensa e interrupções revela a superioridade da Porsche e mantém Ferrari no pódio da classe Hypercarros
Um fim de semana intenso no Circuito das Américas transformou a sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA em uma prova de resistência, habilidade e estratégia. Entre sol, garoa e fortes pancadas de chuva, mais de 66.000 espectadores presenciaram a batalha da classe Hypercar, marcada por interrupções, Safety Car e recuperação emocionante.
A corrida começou com o grid totalmente alinhado atrás do Safety Car, devido à pista encharcada e temperaturas amenas de 24°C pela manhã. Por cerca de uma hora, os Hypercars permaneceram circulando sob controle, até que a direção de prova decidiu suspender temporariamente a prova com bandeira vermelha. Quando a corrida foi retomada, 100 minutos após a largada oficial, a pista ainda exigia máxima atenção: diversos incidentes forçaram múltiplas intervenções do Safety Car.
Mesmo em meio às condições adversas, a Porsche brilhou. O Porsche 963 # 6, conduzido por Kévin Estre, manteve um ritmo constante ao longo das 120 voltas e conquistou a vitória com o tempo total de 6h01min25s, registrando a melhor volta em 2min03s443. O carro # 5 da equipe, embora tenha disputado posições no início, terminou em décimo, após enfrentar pequenos contratempos. “Toda a equipe, e especialmente nossos pilotos, apresentaram um desempenho soberbo em condições muito difíceis. Nossos rapazes se mantiveram longe de problemas e realmente superaram seus próprios limites”, destacou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

A Ferrari também se destacou: o 499P # 50, pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, garantiu o segundo lugar, apenas 8,6 segundos atrás do líder, com melhor volta em 2min04s193. O outro carro oficial da marca, # 51, com Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, terminou em quinto, após superar um furo de pneu que exigiu pit stop, registrando a melhor volta em 2min03s932. A equipe AF Corse completou a prova com o # 83 na sétima posição, assegurando também o título da Copa do Mundo da FIA para equipes independentes na classe Hypercar.
Entre os demais destaques, os protótipos Peugeot ocuparam a terceira e quarta colocação, e o Cadillac # 38 fechou o top 6, mostrando equilíbrio e competitividade entre os principais fabricantes da categoria. O Porsche 963 inscrito pela Proton Competition (#99) terminou em 13º, depois de oscilar entre a quinta posição e as voltas finais da prova.
Com o resultado, a Ferrari mantém liderança no Campeonato Mundial de Construtores e na classificação de pilotos, enquanto a Porsche consolida o segundo lugar no mundial de construtores, com Estre/Vanthoor em quinto e Andlauer/Christensen em oitavo.
O Lone Star Le Mans em Austin mostrou que na classe Hypercar não basta velocidade pura: consistência, estratégia de equipe e habilidade em condições adversas definem quem sobe ao topo. A próxima etapa será em Fuji, Japão, no fim de setembro, preparando o palco para a decisão da temporada no Bahrein.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport




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