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Proton Competition e Kubica emergem como protagonistas no caótico treino final do Texas

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 6 de set.
  • 3 min de leitura
Proton Competition e Kubica emergem como protagonistas no caótico treino final do Texas
AF Corse, Ferrari 499P # 83 no Lone Star Le Mans 2025 (Fabrizio Boldoni / DPPI)

Condições adversas no COTA revelam hierarquia definitiva antes das classificações com Ford liderando LMGT3 e Ferrari dominando Hypercars


A definição dos últimos ajustes antes das sessões classificatórias do Lone Star Le Mans 2025 revelou protagonistas inesperados e confirmou favoritos tradicionais. Robert Kubica estabeleceu nova referência temporal ao registrar 1min51s967 com o Ferrari 499P # 83 da AF Corse, enquanto o Ford Mustang # 77 da Proton Competition ditou o compasso na categoria LMGT3 através de Ben Barker, que cravou 2min05s947 nas condições complicadas do Circuit of the Americas.


O asfalto texano, molhado por precipitações intermitentes, transformou os derradeiros 90 minutos preparatórios numa sessão de sobrevivência para as 36 inscrições. Tom Gamble protagonizou o episódio mais dramático ao perder controle do Aston Martin Valkyrie # 007 na curva seis, vítima de detritos espalhados pela pista que causaram o giro espetacular do protótipo britânico; mas ao final ficou com o 6º melhor tempo.


A Ferrari, atual detentora do título conquistado no ano anterior nesta mesma pista, demonstrou consistência absoluta ao posicionar três 499P entre os cinco primeiros. Nicklas Nielsen complementou a dobradinha italiana ao marcar 1min52s157 com o carro # 50, superado apenas pelos 0s190 de vantagem do experiente polonês Kubica. Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi mantiveram o terceiro Ferrari (#51) na quinta colocação, consolidando o domínio da escuderia de Maranello.


Charles Milesi quebrou a hegemonia vermelha ao inserir o Alpine A424 # 35 da Endurance Team no pódio provisório. O francês navegou com maestria pelas condições traiçoeiras, estabelecendo 1min52s171 e superando rivais experientes na disputa multi-fabricante que caracterizou esta preparação final.


Earl Bamber colocou o Cadillac # 38 da Hertz Team JOTA na quarta posição, demonstrando a evolução do projeto americano que tem Jenson Button e Sébastien Bourdais como companheiros de cockpit. A marca norte-americana mantém expectativas elevadas após performances convincentes em etapas anteriores.


O restante do top-10 dos Hypercars incluiu o segundo Alpine # 36, seguido pelo Porsche # 6 da Penske Motorsport, Toyota # 8 da Gazoo Racing e BMW # 20 da equipe WRT. O Proton Competition # 99, décimo primeiro colocado, completou o cenário de uma categoria extremamente equilibrada.


Aston Martin enfrentou sessão contrastante: enquanto o Valkyrie # 007 conquistou o sexto tempo antes do acidente de Gamble, o carro gêmeo # 009 terminou em décimo segundo após interrupção forçada por problemas técnicos durante o programa.


Ford brilha em território americano


Ben Barker comandou exibição impecável do Ford Mustang # 77 da Proton Competition na LMGT3, aproveitando o design exclusivo desenvolvido para esta etapa em solo americano. O inglês, acompanhado por Bernardo Sousa e Ben Tuck, estabeleceu margem de 0s273 sobre Jack Hawksworth no Lexus # 87 da Akkodis ASP Team.


Hawksworth continua impressionando desde sua promoção ao time principal, assumindo a vaga deixada por Jose-Maria Lopez após a transferência do argentino para substituir Mike Conway no Toyota # 7 Hypercar. O britânico demonstra adaptação exemplar às responsabilidades ampliadas.


As posições seguintes revelaram equilíbrio extremo: Iron Lynx (#61), VISTA AF Corse (#54) e novamente VISTA AF Corse (#21) completaram o top-5, com as Ferrari separadas por milésimos. Sean Gelaal enfrentou momento tenso ao girar a McLaren # 95 da United Autosports no início da sessão, mas recuperou-se para garantir a sexta colocação junto a Marino Sato e Darren Leung.


O Aston Martin # 10 da Racing Spirit of Léman retornou às atividades após perder significativa parcela do programa de sexta-feira devido ao acidente no primeiro treino livre, sinalizando recuperação da equipe francesa.


As sessões de classificação e Hyperpole, programadas para iniciar às 17h00 (horário de Brasília), definirão o grid de largada para as seis horas de corrida que prometem disputa acirrada entre múltiplos fabricantes nesta sexta etapa do campeonato mundial de endurance. Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

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