Ferrari e Ford dominam as poles em Austin e largam à frente no Lone Star Le Mans
- Carlos Rossi | Kabé
- 7 de set.
- 4 min de leitura

Dobradinha da Proton Competition lidera LMGT3 enquanto Kubica faz história ao conquistar pole inédita para equipe privada nos hipercarros do Mundial de Endurance
Reviravolta climática e penalizações técnicas redefiniram completamente o grid de largada para o Lone Star Le Mans no Circuito das Américas. Robert Kubica inscreveu seu nome na história ao garantir primeira pole position para equipe privada na era atual dos hipercarros, pilotando o Ferrari AF Corse # 83, enquanto a Proton Competition celebrou triunfo absoluto na LMGT3 com Giammarco Levorato comandando dobradinha dos Ford Mustang em sessão marcada por instabilidade meteorológica extrema.
Contraste atmosférico radical definiu estratégias divergentes durante jornada classificatória texana. Após calor escaldante dos treinos livres de sexta-feira, precipitação leve converteu asfalto em armadilha traiçoeira, forçando equipes a decisões arriscadas no Q1. Ambos Cadillacs - recém-saídos da dobradinha decisiva no Brasil na corrida anterior - e Toyota # 7 executaram aposta ousada ao trocar compostos slick por especificações molhadas durante sessão.
Alex Lynn inicialmente validou estratégia norte-americana ao disparar nos cronômetros, dominando tabela de tempos com autoridade impressionante. Entretanto, diminuição gradual da chuva inverteu completamente cenário. Quando precipitação cessou, apostadores em pneus molhados despencaram na classificação, escalando posições inferiores na tabela final e devolvendo vantagem à Ferrari para confronto decisivo da Hyperpole.
Veterano polonês demonstrou maestria absoluta durante dez minutos cruciais da sessão final. Kubica, triunfador das 24 Horas de Le Mans em junho ao lado de Yifei Ye e Phil Hanson, administrou condições adversas com precisão cirúrgica para superar pressão intensa de Antonio Giovinazzi. Líder do campeonato desperdiçou oportunidade dourada ao cometer erro crucial nos momentos derradeiros, entregando conquista inédita por margem microscópica de 0,096 segundo.
"Aquela foi uma das sessões mais desafiadoras da minha vida", declarou Kubica após feito extraordinário. "A aderência mudava a cada curva, o que dificultava encontrar o limite, e a chuva estava se movendo, mas me senti bastante confiante imediatamente. Consegui aumentar a temperatura dos pneus e tentei ler a pista da melhor forma possível, sem correr muitos riscos, porque se você saísse da linha ou entrasse com muita velocidade, não havia espaço para recuperação."
Drama paralelo envolveu Jean-Éric Vergne, que inicialmente aproveitou experiência vasta para posicionar Peugeot TotalEnergies # 93 em terceiro lugar, alcançando melhor resultado da temporada. Contudo, francês foi posteriormente rebaixado para final do grid de 18 hipercarros após exclusão de todos os tempos de volta por infração técnica grave - luz de chuva traseira não foi permanentemente acionada quando pista foi declarada molhada pelo Diretor de Corrida.
Desqualificação do Peugeot reposicionou completamente grid, promovendo Kévin Estre da Porsche Penske Motorsport # 6 para terceiro lugar. Atual campeão mundial precedeu Nicklas Nielsen da Ferrari # 50 em quarta posição, seguido por Nicolas Varrone no Porsche independente Proton Competition # 99. Performance soberba do argentino no Q1 impressionou observadores ao impor ritmo devastador.
Charles Milesi garantiu sexta colocação no Alpine # 35, antecedendo Ryō Hirakawa no Toyota # 8 em sétima posição. Dries Vanthoor assegurou oitavo lugar no BMW # 15, enquanto Alex Riberas completou nono no Aston Martin # 009, conquistando primeira classificação entre dez primeiros para novo Valkyrie 2025.
Espetáculo eletrizante na categoria LMGT3 protagonizou duelo fratricida entre Ford Mustang da Proton Competition. Ben Tuck (#77) e Giammarco Levorato (#88) alternaram liderança constantemente durante Hyperpole, culminando em definição dramática nos instantes finais. Jovem italiano de 22 anos superou companheiro britânico por diferença infinitesimal de 0,018 segundo, conquistando pole position que quase não disputou.
Circunstâncias extraordinárias quase privaram Levorato da participação decisiva. Stefano Gattuso inicialmente falhou na classificação para Hyperpole terminando 11º no Q1, excluindo Mustang # 88 da sessão final. Desqualificação posterior do Lexus # 87 por violação de Petru Umbrărescu - piloto cruzou bandeira quadriculada duas vezes - promoveu dupla italiana quando sessão já havia iniciado.
"Stefano encontrou algum tráfego em sua volta mais rápida, o que o deixou em 11º, então saímos da Hyperpole, e eu estava me trocando e me preparando para voltar para o hotel", revelou Levorato, recordando pole GT3 conquistada no IMSA norte-americano em 2024. "Então, tive que voltar para o carro bem rápido – a sessão já estava acontecendo há alguns segundos! Não estava chovendo muito, mas ainda assim estava escorregadio, com certeza, e não havia referência. Esta também é a minha primeira vez no COTA, e eu não conhecia as zebras nem tudo no molhado", completo o piloto.
Em sua McLaren # 95, Sean Gelael provou superioridade ao assegurar terceira posiçãopara a United Autosports, precedendo Valentino Rossi em quarto lugar. Nonacampeão mundial de motociclismo alavancou o BMW WRT # 46 após sequência difícil de resultados recentes. Jonny Edgar inicialmente garantiu quinto lugar no único Corvette # 33 da TF Sport a alcançar top-10, compartilhado com herói local Ben Keating, porém penalização aplicada ao texano por contato rebaixará carro três posições no grid.
United Autosports conquistou sexta colocação com McLaren # 59, precedendo Lexus # 78 da Equipe ASP AKKODIS em sétima posição. Iron Lynx assegurou oitavo lugar com carro # 60, seguido por BMW # 31 da Equipe Bend WRT em nona colocação. Heart of Racing Team completou top-10 com Aston Martin # 27.
Dobradinha Ford representa conquista monumental para fabricante americano em território texano, especialmente considerando adversidades climáticas que transformaram qualificação em teste supremo de adaptabilidade. Levorato enfatizou desafios únicos da estreia no Circuito das Américas em condições molhadas, navegando sem referências das zebras e limites em pista escorregadia.
Domingo promete continuidade da intensidade demonstrada quando Lone Star Le Mans será disputado às 13h00 local (20h00 de Brasília). Kubica inicia com vantagem psicológica crucial ao conquistar ponto adicional do campeonato, enquanto dupla Ford busca converter supremacia qualificatória em resultado expressivo na prova de seis horas que redefinirá rumos da temporada 2025 do Mundial de Endurance da FIA.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport




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