top of page

Fim da Espera: Ferrari Quebra Jejum de 53 Anos e Conquista Dupla Coroa no Campeonato Mundial Hypercar do FIA WEC 2025

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 8 de nov.
  • 3 min de leitura
Fim da Espera: Ferrari Quebra Jejum de 53 Anos e Conquista Dupla Coroa no Campeonato Mundial Hypercar do FIA WEC 2025
Ferrari celebra mundial título nas 8 Horas do Bahrein, 2025 (Julien Delfosse / DPPI)

O domínio de quatro vitórias nas primeiras etapas sacramentou o título de Construtores, enquanto o trio do 499P # 51 celebra a inédita taça de Pilotos no Bahrein.


O cenário de Sakhir, no Bahrein, presenciou uma conclusão emocionante para a temporada de 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Embora a bandeira quadriculada das 8 Horas do Bahrein da Bapco Energies tenha consagrado a vitória na corrida para a Toyota Gazoo Racing, a noite pertencia, inegavelmente, à Ferrari, que garantiu uma dupla e histórica conquista: os títulos mundiais de Construtores e de Pilotos na principal categoria, a Hypercar.


Este triunfo global nas corridas de resistência, alcançado em sua terceira temporada na elite do WEC com o protótipo 499P, encerra um longo período de espera, sendo o primeiro sucesso geral da marca de Maranello desde o Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1972. A performance avassaladora da escuderia ao longo do ano – com vitórias nas quatro primeiras etapas – estabeleceu uma liderança inalcançável, culminando com uma vantagem expressiva de 75 pontos sobre a Toyota na classificação final de Construtores.


A Consagração dos Campeões e a Festa na Pista


Apesar de a última prova da temporada ter sido vencida pelo trio da Toyota # 7 – composto por Nyck de Vries, Kamui Kobayashi e Mike Conway, marcando a primeira vitória da equipe na campanha e a quinta de fabricantes diferentes em oito etapas –, o foco estava nos tifosi.

O ponto alto da celebração da Ferrari foi a consagração de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi como Campeões Mundiais de Pilotos de Hypercar. A tripulação do carro # 51 da Ferrari AF Corse selou o título com um quarto lugar no Bahrein. Essa conquista, liderada desde o triunfo em casa em Ímola, representa o primeiro título geral de pilotos da Ferrari na categoria máxima de resistência. Para Calado e Pier Guidi, este título de 2025 é o quarto em suas carreiras no WEC, somando-se aos três campeonatos da classe LMGTE Pro obtidos entre 2017 e 2022.


O resultado coletivo da Ferrari no Bahrein foi crucial para o título de Construtores. Além do carro # 51 que garantiu o campeonato, o carro irmão # 50 da Ferrari AF Corse, pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, alcançou o terceiro lugar na corrida, ajudando a garantir a presença da marca com três colocações entre os cinco primeiros.


O Presidente da Ferrari, John Elkann, expressou o significado desta vitória para a equipe: “Este marco nos enche de orgulho e representa a realização de um sonho – o ápice de uma jornada que começamos em 2022, quando decidimos retornar à categoria máxima das corridas de resistência.” Ele ressaltou que a jornada levou a marca a vencer as 24 Horas de Le Mans três vezes consecutivas, resultando agora em “não apenas dois títulos mundiais, mas também a celebração da força de uma equipe que trabalhou como uma só, enfrentando os desafios implacáveis ​​das corridas de resistência com humildade e com a vontade de melhorar a cada dia.


Pódio e Títulos Secundários


O domínio da Ferrari se estendeu à classificação de pilotos, com suas três duplas ocupando as primeiras posições: os campeões do carro # 51 ficaram com a primeira posição, seguidos pelos vencedores de Le Mans, Robert Kubica, Phil Hanson e Yifei Ye, do Ferrari 499P # 83 (equipe cliente AF Corse). Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, do carro # 50, completaram o pódio geral.


Este é o nono título geral da Ferrari e o 24º em provas de Endurance desde 1953. O triunfo mundial de Construtores retorna a Maranello 17 anos depois da Ferrari F2008 ter conquistado o título da Fórmula 1 em 2008.


Na LMGT3, a Manthey celebrou seu segundo título consecutivo na classe, um feito marcado pelo quarto lugar do trio do carro # 92 (Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick) na corrida final. Já a vitória na classe LMGT3 nas 8 Horas do Bahrein ficou com o Lexus # 87 da Akkodis ASP (Jose-Maria Lopez, Petru Umbrarescu e Clemens Schmid), garantindo sua segunda vitória na temporada, após o triunfo inicial em Interlagos, em julho.


O espetáculo do WEC encerrou 2025 com a Ferrari não apenas voltando à glória máxima, mas reescrevendo sua história, assumindo a liderança do legado que o 499P herdou do protótipo esportivo Ferrari 312 P de 1972.


Carlos Rossi / Red Line Motorsport

Jornalista e Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page