Ferrari domina treinos 1 e 2 em Baku com Leclerc à frente de Hamilton
- Carlos Rossi | Kabé
- 19 de set.
- 2 min de leitura

Leclerc e Hamilton completam 73 voltas combinadas, testam compostos Soft e Medium e preparam carros da Ferrari para qualificação do Grande Prêmio do Azerbaijão
A Scuderia Ferrari HP liderou os treinos 1 e 2 desta sexta-feira em Baku, demonstrando ritmo consistente e ajustando estratégias para a qualificação do Grande Prêmio do Azerbaijão. Ao todo, Charles Leclerc e Lewis Hamilton completaram 73 voltas combinadas, com Leclerc finalizando na frente da tabela de tempos do segundo treino.
Na primeira sessão, cerca de metade do tempo foi perdida devido a uma bandeira vermelha causada por um problema no meio-fio da curva 16. Com menos voltas disponíveis, Leclerc rodou sem incidentes usando dois conjuntos do mesmo composto, enquanto Hamilton tocou levemente o canto dianteiro esquerdo do SF-25 em um muro, mas conseguiu retornar aos boxes e prosseguir com os ajustes do carro.
O segundo treino ocorreu sem interrupções, permitindo à equipe avaliar os pneus C6 Soft e C5 Medium trazidos pela Pirelli, além de testar diferentes configurações aerodinâmicas. Leclerc manteve o composto mais macio, enquanto Hamilton experimentou também o médio. As voltas rápidas mostraram desempenho muito próximo entre os compostos, e no fim da sessão ambos os pilotos completaram simulações de corrida: Hamilton com pneus médios já usados e Leclerc com os macios.
Lewis Hamilton (#44) resumiu o dia como construtivo: "A primeira sessão foi desafiadora, pois precisei me acostumar com os freios, mas fizemos algumas mudanças positivas para o TL2. O carro estava muito melhor, tudo começou a se encaixar e minha confiança aumentou volta após volta. Foi muito positivo ter uma segunda sessão tão forte, provavelmente meu melhor TL2 do ano até agora, e mostra o progresso que estamos fazendo. Ainda há algumas áreas que podemos melhorar para amanhã, mas acredito que estamos caminhando na direção certa."
Charles Leclerc (#16) também comentou sobre o desempenho: "Acho que há mais potencial neste fim de semana. Fiz um bom trabalho hoje, mas quero extrair mais. Nossos concorrentes parecem muito fortes e espero ver algumas surpresas na classificação amanhã, mas tudo pode acontecer nesta pista, então veremos o que nos espera. Vamos lutar por uma boa posição de largada amanhã."
A última sessão de treinos livres ocorrerá amanhã às 12h30 (10h30 CEST) e servirá para finalizar ajustes visando a classificação, marcada para as 16h00 (14h00 CEST), além de analisar o comportamento dos carros em ritmo de corrida para o domingo.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista e Repórter Fotográfico
Comentários