Daytona 660 Cup estreia em Cascavel com rodada dupla e curva lendária como protagonista
- Carlos Rossi | Kabé
- 20 de ago.
- 3 min de leitura

Categoria do MOTO1000GP reúne 24 pilotos, desafios inéditos no Bacião e venda de ingressos já aberta ao público
O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade prepara um fim de semana intenso no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Nos dias 30 e 31 de agosto, a Daytona 660 Cup realiza pela primeira vez uma rodada dupla no traçado paranaense, reunindo 24 pilotos no grid. A categoria, que nasceu em 2025 em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil, foi lançada no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), e chega agora ao oeste do Paraná com o peso de ser a única no mundo a alinhar exclusivamente o modelo Daytona 660 em um formato padronizado de competição.
Seis competidores nunca tiveram contato com a pista cascavelense: Lincoln Camilo, Rafael Capua, Thiago Riviera, Anderson Felipe, Alexandre Colorado e Giovani Batalha. Para Capua, que voltou às corridas neste ano após acidente em 2024, o novo traçado exige atenção especial: “Estou bastante animado para esta etapa. Viemos de três pistas longas e técnicas, onde o foco foi ganhar consistência e ritmo de prova. Agora, em um circuito mais curto e rápido, a preparação muda um pouco e exige intensidade, explosão e muita precisão a cada volta. Tenho treinado bastante ao longo deste ano, já que estou voltando de um acidente que me deixou fora das pistas no ano passado. Por isso, tenho me preparado tanto no físico quanto no mental para conseguir ser consistente do início ao fim. A expectativa é melhorar o ritmo a cada etapa deste ano e já me preparar também para o próximo.”
A curva 1 de Cascavel, o famoso Bacião, é considerada peça central da etapa. São 180 graus de raio longo, quase 300 metros de contorno, sentido anti-horário, em descida e com duas oscilações que simulam múltiplas tomadas dentro de uma mesma curva. A sensação descrita por pilotos é a de mergulhar em terreno desconhecido logo após a reta dos boxes. Embora a área de escape tenha sido ampliada, o trecho mantém a reputação de curva mais desafiadora do país. “Nunca andei em Cascavel. É uma pista completamente diferente das que tivemos neste ano e também das outras em que já corri. Por ser rápida e sem grandes frenagens, acredito que posso evoluir em velocidade e diminuir o gap para os ponteiros. A curva 1 é bastante desafiadora e estou estudando alguns vídeos para ajudar”, relata Anderson Felipe.
O grid também terá a história de superação de Thiago Riviera, que ainda trata uma lesão na mão esquerda: “Estou com um problema na mão esquerda e perdi o movimento de estender a mão. Estou correndo contra o tempo para me recuperar, passando por médicos e procurando um especialista em mão para conseguir estar bem a tempo. Ainda bem que é a mão da embreagem. Minha expectativa é boa, é mais uma batalha, uma luta pessoal. Não é só uma etapa em um lugar que não conheço, mas também um desafio por causa da lesão. Vamos ver se vou estar apto. Estou em segundo no campeonato da Daytona 660 Light e não queria ficar de fora, ainda mais sendo uma rodada dupla. Vou fazer de tudo para recuperar pelo menos o movimento da mão.”
Ingressos e opções de acesso
O público já pode adquirir ingressos pelo Sympla ou em pontos de venda físicos de Cascavel e região. Há alternativas que começam em R$ 15 para arquibancada e chegam às áreas exclusivas com visão privilegiada da pista. Quem garantir antecipadamente o Club GP VIP ou o Club GP Paddock recebe um boné oficial do campeonato. O Combo Família, com quatro credenciais a preço promocional, amplia as opções para grupos.
O Club GP VIP oferece ambiente acima dos boxes com coquetel e bebidas no domingo. O Club GP Paddock e o Paddock Promo também garantem acesso próximo às equipes, porém sem serviço de alimentos e bebidas. Em todas as modalidades há estacionamento gratuito para carros e motos (sem seguro).
Estrutura e transmissões
A organização segue protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O MOTO1000GP conta com o patrocínio de Yamaha, Triumph, Pirelli, Motul, BMW Motorrad, Ducati e Suhai Seguradora, além do apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com.
As corridas poderão ser vistas ao vivo no YouTube oficial, no BandSports em rede nacional, no canal New Brasil em sete países e também pelo RACER Brasil.
Com a estreia em Cascavel, a Daytona 660 Cup confirma seu caráter inovador: um campeonato acessível para novos talentos, mas que exige preparo técnico de alto nível — especialmente quando a disputa passa pelo desafiador Bacião.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico




Comentários