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Daytona 660 Cup eleva a disputa no MOTO1000GP: suspensões padronizadas e vitórias decididas por milésimos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 16 de set.
  • 3 min de leitura
Daytona 660 Cup (Carlos Rossi / Red Line Motorsport)
Daytona 660 Cup (Carlos Rossi / Red Line Motorsport)

Ajuste entregue pela W-Tech antes da 4ª etapa (Curvelo/MG) foi validado em Cascavel (PR): 0s085 no sábado e 0s001 no domingo; com 24 motos padronizadas, Cauã Rodrigues lidera com 102 pontos após cinco das oito etapas.


A temporada de 2025 do MOTO1000GP ganhou uma divisão que mudou a régua da competição: a Daytona 660 Cup. Ao reunir apenas unidades da Triumph Daytona 660 em um grid padronizado, a categoria acelerou rivalidades muito próximas — e mostrou que, quando os equipamentos falam a mesma língua, a diferença passa a ser medida em frações de segundo.


A direção técnica detectou que, apesar dos componentes originais serem eficientes, era preciso harmonizar as suspensões para equalizar comportamento e segurança. A W-Tech, com 25 anos de mercado e tradição no off-road (além de atuação nos segmentos speed e custom), foi responsável pelo acerto aplicado às 24 motos. O kit foi entregue antes da etapa de Curvelo (MG) e testado em pista: em Cascavel (PR) as duas corridas tiveram desfechos magros — 0s085 no sábado e 0s001 no domingo — prova concreta de que o pacote técnico aproximou o desempenho entre os pilotos.


O objetivo do ajuste das suspensões era aprimorar o desempenho e ampliar a segurança e a performance dos pilotos. A W-Tech aceitou o desafio e executou o projeto com sucesso. As suspensões foram cuidadosamente ajustadas, entregues e testadas, apresentando resultados positivos, com ganhos significativos em desempenho e segurança. A participação no campeonato reforça a visibilidade da W-Tech. A empresa acompanha de perto o desenvolvimento da Daytona 660 Cup e se coloca à disposição para futuras colaborações técnicas”, explica Alex Piter, da W-Tech.


A ação da W-Tech não só padronizou amortecedores como também evidenciou a capacidade da empresa em desenvolver soluções de alto nível para motocicletas de velocidade — um desdobramento natural de sua experiência técnica acumulada ao longo de duas décadas e meia.


Do ponto de vista esportivo, a equalização trouxe corridas ainda mais disputadas e, consequentemente, maior exposição para a categoria. Gilson Scudeler, CEO do MOTO1000GP, avaliou a parceria: “Uma parceria técnica é sempre bem-vinda, ainda mais com uma empresa nacional e referência como a W-Tech, que veio compor o pacote que buscamos ao unir competitividade e custo acessível. O trabalho realizado padronizou os amortecedores das 24 motos da Daytona 660 Cup, garantindo qualidade e maior segurança aos pilotos. É uma parceria sólida, que esperamos manter em 2026, pois já se mostra um sucesso ao transformar a Daytona 660 Cup em uma categoria ainda mais competitiva, equilibrada e de baixo custo”, pontuou Gilson Scudeler, CEO da competição.


Na tabela de pontos, após cinco das oito etapas previstas, Cauã Rodrigues — campeão da Motul 300V Cup em 2024 — é o líder com 102 pontos, resultado impulsionado pelas duas vitórias em Cascavel. Logo atrás aparecem Pedro Balla (82 pontos), Kaká Fumaça (73), João Fascineli (66) e Cauã Buzo (54). A disputa, portanto, segue viva e decidida nos detalhes.


A Daytona 660 Cup nasceu em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil e se destaca por ser pioneira ao reunir exclusivamente o modelo Daytona 660 num grid padronizado — um formato que busca reduzir barreiras de custo e elevar a relevância técnica das corridas, sem abrir mão da acessibilidade para pilotos em ascensão.


O MOTO1000GP segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A categoria e o campeonato contam com patrocínio de Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, além do apoio editorial da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas pelo canal oficial do MOTO1000GP no YouTube, pela BandSports em rede nacional, pelo New Brasil em sete países e pelo Canal RACER Brasil; a etapa de Cascavel teve cobertura em TV aberta no Paraná pela Catve e TVCI.


Com padronização técnica, custos controlados e emoção medida em milésimos, a Daytona 660 Cup já se firmou como uma das atrações mais competitivas do motociclismo nacional — e, convenhamos, milésimos nunca pareceram tão dramáticos.


Carlos Rossi / Red Line Motorsport

Jornalista e Repórter Fotográfico

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