Campeonato Brasileiro de Motovelocidade agita Curvelo com etapa-chave e corridas imprevisíveis
- Carlos Rossi | Kabé
- 22 de jul.
- 3 min de leitura

Com traçado técnico e pilotos experientes, Circuito dos Cristais recebe mais de 50 sessões entre treinos e provas em fim de semana que pode redefinir a temporada 2025 do MOTO1000GP
A cidade de Curvelo, em Minas Gerais, será novamente o centro das atenções do motociclismo nacional nos dias 2 e 3 de agosto, quando recebe a quarta etapa do MOTO1000GP. O retorno ao Circuito dos Cristais marca um ponto estratégico do calendário: além de representar a metade da temporada 2025, o evento acontece em uma pista que combina exigência técnica, histórico recente de provas equilibradas e um nível de familiaridade crescente entre os principais nomes do campeonato.
Com 4.420 metros de extensão, o autódromo mineiro é o mais extenso do calendário e impõe uma dinâmica própria: são 18 curvas, desníveis que exigem preparo físico e uma longa reta de 840 metros que amplia as possibilidades de ataque — tudo isso compondo um cenário em que detalhes técnicos e decisões estratégicas ganham peso decisivo. Na divisão mais veloz, a GP1000, a referência de tempo está nas mãos de Theo Manna, que cravou 1min54s376 com sua moto da Ipiranga Lubrificantes Bioleve Racing.
O histórico do MOTO1000GP em Curvelo mostra que os pilotos têm se adaptado cada vez melhor ao traçado. Desde 2023, o circuito já recebeu o campeonato quatro vezes, e esse acúmulo de rodagem começa a nivelar o desempenho e reduzir a margem de erro. O resultado prático? Corridas mais equilibradas e maior número de concorrentes diretos à vitória em cada categoria.
Essa característica é justamente o que mais chama atenção para Marcus Vinícius Oliveira, o Tucano, que responde pela direção de prova e pela organização do campeonato. Para ele, o traçado mineiro exige versatilidade e resistência. “Com tantas curvas, desníveis, uma longa reta e vários pontos de ultrapassagem, torna-se um circuito muito técnico e seletivo, exigindo muito do preparo físico do piloto. A pista conta com amplas áreas de escape e caixas de brita, tornando-a uma das pistas mais seguras do país”, afirma.
Além de todas as exigências técnicas, o momento da temporada adiciona uma camada extra de competitividade: os pilotos e equipes já superaram a curva inicial de ajustes e chegam mais maduros em termos de acerto e performance. A expectativa é de provas acirradas e grandes disputas do início ao fim. “Chegamos à quarta etapa do MOTO1000GP, pela segunda vez em Curvelo nesta temporada. O equilíbrio e a disputa ferrenha devem marcar as corridas. Em todas as categorias teremos vários pilotos candidatos a vencer, o que proporcionará excelentes pegas e muita emoção”, completa Tucano.
A programação do fim de semana inclui mais de 50 sessões de pista entre treinos livres, classificações e corridas, envolvendo todas as oito categorias do campeonato: GP1000, Daytona 660 Cup, GP600, Motul 300V Cup, Yamaha R15 BLU CRU LA, Yamalube R3 BLU CRU LA Cup, Talent e Mottu Endurance.
Para o público que quiser acompanhar de perto, há diferentes opções de ingresso, com valores a partir de R$30 disponíveis no Sympla. As experiências incluem desde entradas promocionais até pacotes com acesso a áreas privilegiadas. No topo da oferta está o Club GP VIP, com acesso a um camarote acima dos boxes, coquetel e bebidas no domingo — além de boné oficial do campeonato para quem comprar com antecedência. Já o Club GP Paddock oferece visão estratégica da pista, sem serviço de alimentos e bebidas, mas também com boné incluso. Há ainda a opção do Paddock Promo, disponível em versão integral e meia-entrada, com o mesmo posicionamento próximo à ação. Em qualquer categoria, o estacionamento para carros e motos é gratuito, embora não conte com seguro.
A estrutura segue o padrão exigido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), com apoio de marcas como Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, além da cobertura da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas terão transmissão ao vivo no canal oficial do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports, em sete países via canal New Brasil (do Grupo Bandeirantes), e também no Canal RACER Brasil.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico


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