Cadillac busca repetir feito histórico da Ford e busca primeira vitória em Le Mans
- 4 de jun.
- 4 min de leitura

Sessenta anos após o primeiro triunfo de uma fabricante americana na prova, marca da GM chega à edição de 2026 com três Hypercars e aposta na experiência de seus pilotos em La Sarthe
São Paulo, 04 de junho de 2026. Sessenta anos depois de a Ford se tornar a primeira fabricante dos Estados Unidos a vencer as 24 Horas de Le Mans, a Cadillac terá a oportunidade de alcançar um feito semelhante na edição de 2026 da corrida francesa. A terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) será disputada entre 10 e 14 de junho no Circuito de la Sarthe.
A efeméride remete diretamente ao triunfo obtido pela Ford sobre a Ferrari em 1966, resultado que inaugurou uma sequência de quatro vitórias consecutivas da montadora americana em Le Mans. O marco histórico volta ao centro das atenções justamente quando a Cadillac tenta conquistar seu primeiro triunfo na prova e quando a própria Ford se prepara para ingressar na categoria Hypercar do FIA WEC na próxima temporada.
Enquanto o futuro reserva um novo capítulo dessa presença americana na classe principal, a Cadillac concentra suas atenções na edição de 2026. A fabricante chega ao evento após ter figurado entre os destaques das últimas três edições da corrida, incluindo a conquista da primeira fila do grid há um ano e da primeira pole position de uma montadora dos Estados Unidos em Le Mans desde 1967. O Cadillac V-Series.R, porém, ainda não transformou esse desempenho em vitória.
A marca também busca recuperação após as duas primeiras etapas da temporada. Em Imola e Spa-Francorchamps, o potencial demonstrado pelo conjunto permitia disputar posições de destaque, mas os resultados não corresponderam às expectativas da equipe para ambas as corridas.
A Cadillac Hertz Team JOTA alinhará seus dois Hypercars inscritos em tempo integral no campeonato. O carro #12 terá Will Stevens, Norman Nato e Louis Delétraz, enquanto o #38 será compartilhado por Earl Bamber, Jack Aitken e Sébastien Bourdais, nascido em Le Mans.
A estrutura será complementada pela Cadillac Wayne Taylor Racing, equipe convidada oriunda da IMSA. O Cadillac V-Series.R de número 101 contará com Ricky Taylor, Jordan Taylor e Filipe Albuquerque na formação para a 94ª edição da corrida.
Entre os nove pilotos escalados, cinco já venceram em Le Mans. Earl Bamber triunfou na classificação geral em 2015 e 2017. Além dele, Sébastien Bourdais, Will Stevens, Filipe Albuquerque e um dos pilotos da família Taylor inscritos no carro #101 possuem vitórias em suas respectivas categorias na prova francesa.
Além da experiência acumulada pelos competidores, a Cadillac aposta em uma configuração aerodinâmica revisada para esta edição. Segundo a equipe, o trabalho teve como objetivo aprimorar a eficiência dos carros durante as situações de tráfego encontradas ao longo da corrida de 24 horas.
“Estou muito ansioso para voltar a Le Mans. Tivemos um ótimo desempenho no ano passado. Sabíamos em quais áreas precisávamos trabalhar e tivemos 12 meses para isso. Nos sentimos bem preparados para ver como nos comparamos às outras equipes. Como evento, nada se compara, então espero que minha 11ª participação em Le Mans seja especial”, afirmou Stevens.
Bourdais ressaltou o trabalho realizado nos bastidores para preparar a participação da equipe na principal prova do calendário do endurance.
“Houve muita preparação por parte de toda a equipe. Foi um esforço colossal para deixar tudo pronto. Parabéns a todos – eles se saíram muito, muito bem e continuamos aprendendo a cada vez que estamos na pista. Agora, é hora de ver do que realmente somos capazes em Le Mans.”
O francês também comentou a expectativa para a disputa.
“Acho que estamos todos animados, mas ao mesmo tempo um pouco apreensivos, porque obviamente, quando você se esforça tanto e envolve tantas pessoas, espera que o trabalho seja recompensado. Estou ansioso pelo grande evento.”
A presença da Ford em Le Mans em 2026 não se limita ao passado nem aos planos para a Hypercar. A fabricante segue representada na LMGT3 por dois Mustang da Proton Competition, ambos apontados pela fonte como carros que demonstraram potencial ao longo da temporada.
Na etapa mais recente do campeonato, em Spa-Francorchamps, os dois Mustang chegaram a liderar a corrida antes de enfrentarem problemas. Um dos carros é pilotado pelo ex-piloto de Fórmula 1 Logan Sargeant, que integrará o programa Hypercar da Ford em 2027.
Além da disputa na pista, os fãs poderão acompanhar toda a programação oficial por meio do FIAWEC+, plataforma oficial de streaming do campeonato. Pela primeira vez, o serviço não terá bloqueio geográfico, permitindo que espectadores da América do Norte também assistam às atividades sem restrições.
A cobertura incluirá todas as sessões da semana de corrida, desde os treinos livres até a qualificação, a Hyperpole e a íntegra das 24 Horas de Le Mans. O conteúdo estará disponível ao vivo e sob demanda, sem interrupções publicitárias.
Diante desse cenário, a edição de 2026 responderá se a Cadillac conseguirá converter o potencial demonstrado nas últimas participações em Le Mans em sua primeira vitória na tradicional corrida francesa, repetindo um feito alcançado por uma fabricante americana seis décadas atrás.
Carlos Rossi / Red Line Motorsport
























Comentários