WEC e IMSA: BMW mantém elenco integral de pilotos para hipercarros em 2026 com mudança estratégica na IMSA
- Carlos Rossi | Kabé
- 1 de dez.
- 2 min de leitura

Fabricante alemão confirma os mesmos oito competidores para WEC e campeonato norte-americano, mas altera formação das duplas titulares nos Estados Unidos
São Paulo, 01 de dezembro de 2025. A estratégia da BMW M Motorsport para a próxima temporada passa pela manutenção da base de pilotos que vem desenvolvendo o programa de hipercarros desde sua estreia. Para 2026, a marca de Munique anunciou a permanência integral dos oito competidores oficiais que disputarão o FIA World Endurance Championship e a IMSA WeatherTech SportsCar Championship, embora com redistribuição nas formações que correrão em solo americano.
Raffaele Marciello, da Suíça, Robin Frijns, holandês, o dinamarquês Kevin Magnussen, o alemão René Rast, os sul-africanos Sheldon van der Linde e Dries Vanthoor, da Bélgica, além dos também germânicos Philipp Eng e Marco Wittmann compõem o time que seguirá pilotando os quatro BMW M Hybrid V8 em ambas as séries. A dupla formada por Vanthoor e van der Linde manterá a particularidade de competir simultaneamente nos dois campeonatos, repetindo o formato de 2025.
A principal novidade para o próximo ano está na gestão operacional do programa americano. A BMW M Team WRT, estrutura belga responsável pela campanha no campeonato mundial, expandirá suas atividades e assumirá também as operações na IMSA Series, substituindo a BMW M Team RLL. Com isso, a equipe europeia passa a comandar todos os carros equipados com o híbrido V8 da montadora tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.
Enquanto o WEC manterá exatamente as mesmas formações, a IMSA terá reorganização completa. O carro # 15 do campeonato mundial seguirá com o trio Magnussen, Marciello e Vanthoor, ao passo que Frijns, Rast e van der Linde permanecerão juntos no # 20. Já no território americano, van der Linde e Vanthoor assumirão como dupla titular do # 24, contando com Frijns nas provas de resistência e Rast especificamente para as 24 Horas de Daytona.
A segunda máquina na IMSA, de número 25, terá Eng e Wittmann como responsáveis pela temporada completa. Nas etapas longas, Magnussen reforçará a equipe, enquanto Marciello se juntará ao grupo exclusivamente para a maratona de Daytona, prova de abertura do calendário norte-americano.
Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport, justificou a opção pela continuidade. "A consistência foi nossa prioridade na seleção dos pilotos do Hypercar para a temporada de 2026. Estamos muito satisfeitos com o desempenho de todos os oito pilotos e não há motivos para grandes mudanças", afirmou o dirigente.
O executivo destacou ainda a importância da experiência acumulada pelo grupo. "A cada corrida, nossos pilotos ganham mais experiência com o BMW M Hybrid V8, o que é crucial para o progresso contínuo do nosso programa. Em 2026, competiremos com um carro atualizado e uma nova equipe na IMSA Series. Isso já representa uma grande mudança, por isso era importante para nós manter a continuidade no lado dos pilotos", complementou Roos.
A filosofia de trabalho coletivo também pesou na decisão da marca alemã. "O essencial é que todos trabalhem bem em equipe, unam forças e impulsionem nosso projeto LMDh. E é exatamente isso que está acontecendo. Estou muito ansioso para dar continuidade a essa colaboração", concluiu o chefe do programa de competições da BMW M.
Carlos Rossi | Red Line Motorsport












































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