Fórmula Truck inicia temporada 2026 em Interlagos com seis estreias e expectativa de recordes
- Carlos Rossi | Kabé
- há 4 dias
- 3 min de leitura

Abertura do campeonato acontece neste domingo, em São Paulo, reunindo novos pilotos, grid reforçado e programação intensa ao longo de três dias
A temporada 2026 da Fórmula Truck tem início neste domingo (1º), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, cercada por grande expectativa dentro e fora das pistas. A etapa inaugural marca a chegada de novos nomes ao campeonato, amplia o número de caminhões no grid e projeta recordes tanto de participantes quanto de público na capital paulista.
Seis pilotos fazem sua estreia oficial na categoria já na primeira etapa do ano, reforçando principalmente o Troféu SpeedMax. Na classe GT Truck, que utiliza motores eletrônicos, Alex Power, de Carazinho (RS), alinhará com um Scania, enquanto Angel Costi, de Dois Irmãos (RS), e Paulo Giacomelli, de Farroupilha (RS), competirão com caminhões Mercedes-Benz. Já na F-Truck, que adota motores com bomba injetora, o estreante Peterson Agrodoviski, de Mandirituba (PR), fará sua primeira participação conduzindo um Scania.
Além dos novatos do Troféu SpeedMax, outras duas estreias estão confirmadas nas provas principais do fim de semana. Pela GT Truck, André Magno, de São Paulo, acelera um Scania em sua primeira corrida na Fórmula Truck, credenciado pelo título conquistado na Copa Joy do Campeonato Paulista. Na F-Truck, Jean Palma, de Cascavel (PR), estreia com um Iveco, trazendo na bagagem a experiência adquirida no kart e participações no Campeonato Paranaense de Marcas 1.6.
A programação oficial da etapa começa na sexta-feira (30), com atividades desde a manhã. Das 9h00 às 12h00 ocorre a vistoria técnica prévia, seguida do briefing dos pilotos da Fórmula Truck, das 10h00 às 11h00. À tarde, as categorias entram na pista para os primeiros treinos livres: às 13h00 acontece o 1º treino da F-Truck, às 13h35 o 1º treino da GT Truck e às 14h10 o 1º treino da MBR. A sequência do dia inclui os segundos treinos das três categorias, encerrando com briefing da MBR às 17h00.
No sábado (31), a movimentação começa às 8h00, com nova vistoria técnica. A parte da manhã é dedicada aos terceiros treinos da F-Truck, GT Truck e MBR, entre 9h00 e 10h50. Após o intervalo, a programação avança com os check downs das duas categorias principais, seguidos pelos treinos classificatórios e sessões de Top Qualifying da F-Truck e da GT Truck. O dia termina com o treino classificatório da MBR, das 15h40 às 16h00.
O domingo (1º) concentra os momentos decisivos da etapa. As atividades de pista começam com os Warm Ups da F-Truck e da GT Truck, a partir das 8h30. Entre 9h15 e 10h10 ocorre o desfile dos caminhões, pilotos e da MBR. Às 10h30 está prevista a largada da prova da MBR, com duração de duas horas. O Hino Nacional será executado às 12h55, antecedendo a corrida da F-Truck, que tem largada às 13h05 e duração de 35 minutos mais uma volta. Na sequência, às 14h20, acontece a corrida da GT Truck, também com 35 minutos mais uma volta. O Troféu SpeedMax encerra as disputas do dia, com largada às 15h50 e prova de 20 minutos mais uma volta. A solenidade de pódio está programada para 16h30.
A Fórmula Truck 2026 conta com promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas, Eckisil e Trovão Brasil, além da parceria de JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica. A supervisão técnica é realizada pelas federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Carlos Rossi












































Comentários