BMW domina as 8 Horas de Indianápolis e van der Linde conquista o título de pilotos do IGTC
- Carlos Rossi | Kabé
- 18 de out.
- 2 min de leitura

Vitória nas caóticas 8 Horas de Indianápolis garante à BMW seu primeiro título de fabricantes e consolida Kelvin van der Linde como campeão da temporada
A Team WRT selou um fim de semana histórico no Indianapolis Motor Speedway, com Kelvin van der Linde (RSA) levando o título de pilotos do Intercontinental GT Challenge (IGTC) após triunfar ao lado de Charles Weerts (BEL) e Valentino Rossi (ITA) no BMW M4 GT3 EVO # 46. A prova de oito horas, marcada por chuva intensa e bandeira vermelha prolongada, também rendeu à BMW seu primeiro Campeonato de Fabricantes na competição, após a dobradinha parcial com o # 777, pilotado por Raffaele Marciello (ITA), Augusto Farfus (BRA) e Al Faisal Al Zubair (OMA), que terminou em terceiro.
Desde os treinos, a BMW mostrou força, com todos os cinco M4 GT3 EVO brigando pelas primeiras posições. Philipp Eng (AUT), com o carro # 51 da Random Vandals Racing, registrou o tempo mais rápido, mas perdeu a pole position por estar ligeiramente abaixo do peso mínimo, deixando a largada para o # 777 à frente do # 46 da WRT.
Na corrida, o desempenho da BMW se manteve impecável. Depois de três horas e meia, os quatro carros Pro ocupavam posições entre o segundo e quinto lugares, com Marciello no # 777 à frente de van der Linde no # 46. Duas ultrapassagens precisas da dupla da WRT colocaram ambos na liderança, consolidando uma formação de dobradinha antes que uma tempestade obrigasse a interrupção por mais de duas horas.
Há uma hora e meia do final, a prova foi retomada atrás do safety car sob forte chuva. Pit stops estratégicos mudaram a ordem, colocando van der Linde à frente enquanto o # 777 perdeu duas posições com uma parada tardia. A corrida teve uma breve retomada, mas terminou novamente atrás do safety car, garantindo à WRT a terceira vitória consecutiva em Indianápolis (2023–2025).
A temporada da BMW foi excepcional: quatro vitórias em cinco etapas, incluindo Bathurst 12h, Nürburgring 24h e Suzuka 1000 km, consolidando o título de fabricantes do IGTC. Van der Linde, além de brilhar em Indianápolis, havia conquistado o título geral no GT World Challenge Europe ao lado de Weerts no fim de semana anterior.
Nem todos os BMW tiveram sorte: o # 51 de Eng, Bill Auberlen e Varun Choksey começou bem, saindo da décima posição e liderando em momentos da prova, mas problemas no motor custaram tempo nos boxes e resultaram em abandono após a bandeira vermelha. O # 99 da Random Vandals Racing, com Connor De Phillippi, Conor Daly e Kenton Koch, conseguiu o quarto lugar e garantiu o título de pilotos no GT World Challenge America para De Phillippi e Koch.
Na categoria Pro-Am, Turner Motorsport comemorou o terceiro lugar com o BMW # 29 de Robby Foley, Patrick Gallagher e Justin Rothberg. O resultado também rendeu a Foley e Rothberg o título geral do Campeonato Pro-Am, fechando um fim de semana de conquistas para a BMW em Indianápolis.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico




Comentários