Mühlner Motorsport mantém invencibilidade em prova encurtada pelo nevoeiro no Nürburgring
- Carlos Rossi | Kabé
- 18 de ago.
- 4 min de leitura

Corrida de 4h30 na etapa mais longa da temporada rendeu pontuação ampliada; W&S Motorsport herda vitória dramática na Cup 3 e jovens pilotos participaram de treinamentos especiais com a Manthey.
O denso nevoeiro transformou o principal evento do ano da Porsche Endurance Trophy Nürburgring (PETN) em um desafio incomum: a tradicional prova de seis horas do calendário da Nürburgring Endurance Series (NLS) precisou ser encurtada para quatro horas e meia, com largada somente às 14h, mas ainda assim distribuiu pontuação multiplicada em 1,5. Nesse cenário de baixa visibilidade, temperaturas mais frias e cronograma alterado, a Mühlner Motorsport escreveu mais um capítulo dominante ao vencer novamente a Cup 2, enquanto a Cup 3 foi decidida apenas nos metros finais com triunfo inesperado da W&S Motorsport. Fora da pista, a Manthey mais uma vez reforçou sua aposta no futuro do automobilismo ao reunir o Talent Pool em sessões de aprendizado e até em um passeio de bicicleta ao redor da Nordschleife.
O atraso provocado pela neblina fez a classificação começar apenas ao meio-dia, com duração de 40 minutos. Mesmo com menos tempo, Tobias Müller brilhou a bordo do Porsche 911 GT3 Cup (992) da 48 LOSCH Motorsport by BLACK FALCON (#948), garantindo a pole da Cup 2 com o terceiro melhor tempo geral (8:15.380). Já na Cup 3, a volta mais rápida foi do britânico Harley Haughton, guiando o Porsche 718 Cayman GT4 CS (982) da Sorg Rennsport (#959), cravando 8:46.630.
Na corrida, Müller manteve a liderança inicial da Cup 2, mas na sequência David Jahn assumiu o protagonismo com o carro # 921 da Mühlner. Junto de Arne Hoffmeister e Tim Scheerbarth, ele controlou o ritmo até a bandeirada e completou a quarta vitória consecutiva da equipe belga na temporada. O trio Müller, Noah Nagelsdiek e Carlos Rivas ainda garantiu o segundo posto, enquanto o carro-irmão da Mühlner (#904), conduzido por Ben Bünnagel, Ivan Peklin e Janis Waldow, finalizou em terceiro. Jahn também levou o recém-criado prêmio de Driver of the Race após duelo intenso com Rivas.“Mesmo com a corrida mais curta, conseguimos manter tudo sob controle. Tivemos boas disputas e voltar para casa com a pontuação de 1,5x e esse reconhecimento pessoal foi muito gratificante”, comentou o piloto.
A classificação PRO/AM da Cup 2 foi dominada pelo SRS Team Sorg Rennsport (#901), com Patrik Grütter e o PRO-driver Fabio Grosse no topo. O segundo lugar ficou com Maik Rosenberg e Peter Ludwig ao lado do PRO-driver Alexander Hardt (Black Falcon Team Zimmermann, # 900). O pódio foi completado pela KKrämer Racing (#909), que alinhou Karsten Krämer, Florian Naumann, Peter Sander e o PRO-driver “Leo Messenger”. Entre os amadores, a Clickversicherung (#919) levou a melhor com Robin Chrzanowski, Kersten Jodexnis e Richard-Sven Karl Jodexnis.
Se na Cup 2 o domínio foi absoluto, a Cup 3 trouxe um enredo imprevisível. A disputa envolveu Adrenalin Motorsport (#940) e W&S Motorsport (#962) em trocas constantes de liderança. No giro derradeiro, Oskar Sandberg chegou a colocar o # 940 na frente, mas uma punição por toque em adversário transferiu a vitória para Joshua Bednarski e Lorenz Stegmann. Para complicar ainda mais a situação, Sandberg ficou sem combustível metros antes da linha de chegada e sequer completou a prova. Assim, os irmãos Leonard e Moritz Oehme garantiram a segunda posição com o carro # 944 da 9und11, e a Schmickler Performance powered by Ravenol (#950), com Horst Baumann, Stefan Schmickler e o PRO-driver Markus Schmickler, completou o pódio.“Foi uma disputa duríssima com a Adrenalin, que era muito rápida. O desfecho foi dramático, mas saímos com pontos preciosos para o campeonato”, destacou Stegmann.
O resultado também rendeu aos Schmickler a vitória no PRO/AM da Cup 3. Na sequência vieram a speedworxx automotive (#955), com Franz Linden, Rüdiger Schicht e o PRO-driver Alexander Fielenbach, e a Adrenalin Motorsport (#941), que alinhou Nick Deißler, Stefan Kruse e Aaron Wenisch. Esse trio não apenas garantiu o terceiro lugar no PRO/AM, como também venceu a classificação AM. “Estou muito feliz pela nossa primeira vitória da temporada. Aproveitamos ao máximo nosso desempenho e o time deixou o carro perfeito. O terceiro lugar no PRO/AM nos deixa ainda mais satisfeitos”, resumiu Kruse.
Quem não teve a mesma sorte foi a Sorg Rennsport (#959). Após conquistar a pole, a dupla Heiko Eichenberg/Harley Haughton sofreu um acidente ainda no início e caiu para oitavo lugar, posição em que terminou a corrida.
O final de semana não ficou restrito às disputas. A Manthey promoveu atividades intensivas com jovens talentos do PETN Talent Pool, apresentando ferramentas de análise detalhada de pilotagem como o Micro Sector Report e treinamento prático sobre ajustes eletrônicos com o Porsche Toolset. O encerramento das atividades foi uma pedalada especial ao redor do circuito, em bicicletas elétricas cedidas pela GIANT Bicycles e guiada por Christoph Breuer, piloto de testes da Manthey e profundo conhecedor tanto do traçado da Nordschleife quanto das trilhas de mountain bike na região.
Após quatro semanas de pausa, o campeonato retorna em setembro com rodada dupla: o 65º ADAC ACAS Cup e o 64º ADAC Reinoldus Endurance Race, ambos com quatro horas de duração.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comentários