MOTO1000GP retorna a Santa Cruz do Sul com treinos movimentados e pilotos em destaque
- Carlos Rossi | Kabé
- 3 de out.
- 5 min de leitura

Primeiro dia marca retomada do autódromo gaúcho no calendário, liderança de Manna na GP1000, domínio de Hebert Pereira na Daytona 660 Cup e equilíbrio nas demais categorias
O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul voltou a receber o MOTO1000GP, Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, depois de uma década afastado do calendário. Entre os dias 4 e 5 de outubro, a cidade gaúcha é palco da sexta etapa da temporada 2025, reunindo os principais pilotos e equipes do país. A sexta-feira (3) foi marcada por treinos livres realizados sob clima instável, com pista molhada pela manhã e condições mais favoráveis ao longo do dia, permitindo que os competidores buscassem voltas rápidas no desafiador traçado de 3.530,7 metros.
Na categoria principal, a GP1000, o brasileiro Theo Manna comandou os treinos ao registrar 1min25s277 com a BMW da Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing. O francês Matthieu Lussiana, da Cesar Barros Racing, ficou em segundo, seguido por Mauro Passarino, líder do campeonato pela BG Race Team. Agustin Donatti (Castrol) e Eduardo Burr (PRT – Burr Motorsports) completaram os cinco primeiros. Nas subdivisões, Manow Martins foi o mais veloz na 1000 Evo, enquanto Thiago Fonseca comandou a 1000 Light.
GP1000 – 1000 Evo – 1000 Light
(Resultado combinado das sessões de treinos livres de sexta-feira)
1º) Theo Manna (BMW/GP1000), Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing, 1min25s277
2º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, 1min25s708
3º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), BG Race Team, 1min26s159
4º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol, 1min26s280
5º) Eduardo Burr (BMW/GP1000), PRT – Burr Motorsports, 1min26s635
6º) Manow Martins (Kawasaki/1000 Evo), Pioneiro Motonil Motors, 1min28s242
7º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 1min28s552
8º) Diego Hilel (BMW/1000 Evo), Castrol, 1min29s338
9º) Julio Fortunato (BMW/1000 Evo), Sport Plus Racing, 1min29s960
10º) Gleidson Babinha (BMW/1000 Evo), Motobel Brothers, 1min30s071
11º) Ricardo Fox (BMW/1000 Evo), Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol, 1min30s281
12º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), NRT, 1min30s995
13º) Gustavo Silveira Gão (Kawasaki/GP1000), Pioneiro Motonil Motors, 1min31s929
14º) Vinicius Gois (Honda/1000 Light), Castrol, 1min32s249
15º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, 1min32s605
16º) Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo, 1min36s325
17º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, 1min36s552
18º) Sebastian Salom (BMW/GP1000), W2V Racing, 1min39s466
No grid da Daytona 660 Cup, categoria exclusiva da Triumph, o gaúcho Hebert Pereira (W2V Racing) cravou a melhor volta em 1min29s623, superando por apenas 0s069 Kaká Fumaça (Projeto P1). Cauã Buzo (Pioneiro Motonil Motors), João Fascineli (Fascineli Racing) e Cauã Rodrigues (DRT Racing Team) completaram os cinco primeiros. Entre os competidores da 660 Light, Maurício Marques (DRT Racing Team) foi o mais veloz, seguido por Thiago Rivera e Flavio Trevizan.
Daytona 660 Cup – Daytona 660 Light
(Resultado combinado das sessões de treinos livres de sexta-feira)
1º) Hebert Pereira (Triumph/Daytona 660 Cup), W2V Motosports, 1min29s623
2º) Kaká Fumaça (Triumph/Daytona 660 Cup), Projeto P1, 1min29s692
3º) Cauã Buzo (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors, 1min30s451
4º) João Fascineli (Triumph/Daytona 660 Cup), Fascineli Racing, 1min30s682
5º) Cauã Rodrigues (Triumph/Daytona 660 Cup), DRT Racing Team, 1min30s923
6º) Pedro Balla (Triumph/Daytona 660 Cup), Cajuru Racing, 1min31s772
7º) Maurício Marques (Triumph/Daytona 660 Light), DRT Racing Team, 1min32s435
8º) Fabrício Zamperetti (Triumph/Daytona 660 Light), Ipiranga Bioleve Camargo Racing, 1min33s126
9º) Léo Henry (Triumph/Daytona 660 Cup), BG Race Team, 1min34s450
10º) Thiago Rivera (Triumph/Daytona 660 Light), Cesar Barros Racing, 1min34s769
11º) Lucas Bessa (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors, 1min35s082
12º) Flavio Trevizan (Triumph/Daytona 660 Light), PRT Racing Team, 1min35s275
13º) Geovani Batalha (Triumph/Daytona 660 Cup), BG Race Team, 1min36s641
14º) Lincoln Camilo (Triumph/Daytona 660 Light), Cajuru Racing, 1min37s593
15º) Olimpio Filho (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, 1min37s837
16º) Welber Barros (Triumph/Daytona 660 Light), Brothers Racing Team, 1min38s387
17º) Tiago Crespo (Triumph/Daytona 660 Light), DRT Racing Team, 1min44s075
18º) Beto Mendes (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, 1min54s713
Na GP600, Humberto Maier (JD43HPA/M78 BLU CRU) dominou os treinos com 1min25s835, à frente de seu companheiro Kevin Fontainha e de Ricieri Luvizotto (Luvizotto Racing Team BCR). Pela 600 Master, Guto Figueiredo (PRT Racing Team) foi o mais rápido, e na 600 Light, Leandro Pardini (PRT Racing Team) liderou a categoria.
GP600 – 600 Light – 600 Master
(Resultado combinado das sessões de treinos livres de sexta-feira)
1º) Humberto Maier (Yamaha/GP600), JD43HPA/M78 BLU CRU, 1min25s835
2º) Kevin Fontainha (Yamaha/GP600), JD43HPA/M78 BLU CRU, 1min26s125
3º) Ricieri Luvizotto (Triumph/GP600), Luvizotto Racing Team BCR, 1min28s175
4º) Emiliano Lancioni (Triumph/GP600), Castrol, 1min29s930
5º) João Fascineli (Kawasaki/GP600), Fascineli Racing, 1min30s608
6º) Alex Oliveira (Kawasaki/GP600), Pioneiro Motonil Motors, 1min30s636
7º) Guto Figueiredo (Kawasaki/600 Master), PRT Racing Team, 1min31s163
8º) Pedro Foroni (Triumph/GP600), Genesis Race, 1min31s849
9º) Leandro Pardini (Kawasaki/600 Light), PRT Racing Team, 1min32s508
10º) Antony Mendes (Kawasaki/600 Light), W2V Racing, 1min32s704
11º) Vaguiner Trindade (Triumph/600 Light), Cesar Barros Racing, 1min32s934
12º) Di Bari (Honda/600 Light), Castrol, 1min34s597
13º) Flavio Trevizan (Kawasaki/600 Master), Flávio Motos, 1min35s002
14º) Marcos Kawasaki (Kawasaki/600 Master), PRT Racing Team, 1min35s508
15º) Paulo Foroni (Triumph/600 Master), Genesis Race, 1min37s965
16º) Marcos Fortunato (Triumph/600 Light), Sport Plus Racing, 1min38s735
17º) Kik Tavares (Kawasaki/600 Master), PRT Racing Team, 1min39s833
18º) Juan Viera (Yamaha/GP600), BG Race Team, 2min03s349
Na Motul 300V Cup, categoria de base, Cauã Rocha (040 Race Team) manteve a liderança da temporada e foi o mais veloz com 1min36s297. Santiago Vogel (Lomeu Motors) e Alex Bernardes (WB Racing 016) completaram o top 3. Pela 300 Master, Vladimir Correa liderou com o quarto melhor tempo geral.
Motul 300V Cup – 300 Master
(Resultado combinado das sessões de treinos livres de sexta-feira)
1º) Cauã Rocha (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), 040 Race Team, 1min36s297
2º) Santiago Vogel (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), Lomeu Motors, 1min36s818
3º) Alex Bernardes (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), WB Racing 016, 1min37s666
4º) Vladimir Correa (Yamaha/300 Master), –, 1min38s157
5º) Eduardo Main (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), DRT Racing Team, 1min38s165
6º) Gustavo Viana (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), Lomeu Motors, 1min38s264
7º) Junio Bereta (Yamaha/300 Master), BG Race Team, 1min38s978
8º) Jorlan Lacerda (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), Luvizotto Racing Team BCR, 1min39s186
9º) Kadu Silva (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), 040 Race Team, 1min41s032
10º) Junio Nascimento (Yamaha/300 Master), RBR Racing Team, 1min41s076
11º) Helena Oregana (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), BG Race Team, 1min41s864
12º) Daniel Leites (Yamaha/300 Master), Cajuru Racing, 1min42s358
13º) Elton Azevedo (Yamaha/300 Master), 040 Race Team, 1min43s857
14º) Dudu Camilo (Yamaha/GP300 Motul 300V Cup), Cajuru Racing, 1min45s026
15º) Helena Leites (Yamaha/300 Master), Luvizotto Racing Team BCR, 1min46s514
Para o público, os ingressos VIP já estão esgotados. Ainda há opções como a credencial Paddock (R$80, com boné oficial incluso) e a Paddock Promo (R$60, sem o boné). O Club GP Paddock oferece visão privilegiada, mas não inclui bebidas nem coquetel. O espaço de camping, acessível pelo Portão 1, custa a partir de R$15 por pessoa e permite levar barracas, churrasqueiras e bebidas. Há também o Combo Família, com quatro credenciais promocionais. O estacionamento é gratuito em todas as modalidades.
O MOTO1000GP segue as normas da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), com apoio de marcas como Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, além da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas têm transmissão pelo YouTube oficial, BandSports, Racer Network e também em sete países através do canal New Brasil, do Grupo Bandeirantes.
Carlos Rossi / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico
Comentários