Ferrari desafia o Circuito da Guia com trio de 296 GT3 em Macau
- Carlos Rossi | Kabé
- há 14 horas
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Harmony Racing e AF Corse inscrevem três 296 GT3 na Copa do Mundo FIA GT; Fuoco e Ye retornam ao lendário traçado urbano com expectativas altas
Entre 13 e 16 de novembro, o Circuito da Guia em Macau recebe a Copa do Mundo FIA GT, um dos eventos mais prestigiados do calendário internacional de GT3. A Ferrari se destaca no grid com três 296 GT3, duas da Harmony Racing e uma da AF Corse, dispostas a enfrentar os desafios de um dos circuitos de rua mais exigentes do planeta.
O traçado de 6,2 km é reconhecido por curvas emblemáticas, como Lisboa e o estreito Hairpin, de apenas sete metros de largura, que combinam trechos de alta velocidade e setores técnicos intensos, tornando ultrapassagens extremamente difíceis. A 72ª edição do Grande Prêmio de Macau mantém o formato tradicional: sessões de classificação, corrida classificatória e Corrida Principal, marcada para domingo, dia 16, no horário de Brasília.
A Harmony Racing leva duas 296 GT3, ambas pilotadas por chineses. Yifei Ye, piloto oficial da Ferrari e vencedor das 24 Horas de Le Mans com a 499P, retorna à prova após atuar no FIA WEC e estrear no GT World Challenge Asia em Okayama. Antes da corrida em Macau, Ye competirá no circuito urbano de Pequim, preparando-se para o grande desafio.
O segundo carro da equipe, número 37 e inscrito com as cores da Winhere Racing, será conduzido por Yi Deng, que já conhece o Circuito da Guia, mas disputará pela primeira vez a categoria GT3, após participar da edição anterior com um GT4.
A AF Corse inscreve a terceira Ferrari 296 GT3, com Antonio Fuoco ao volante. O italiano, que ficou próximo da vitória na edição anterior da Copa do Mundo FIA GT, retorna a Macau exatamente dez anos após sua estreia no circuito, ainda na Fórmula 3, buscando novamente figurar entre os favoritos.
Com base na experiência de 2024, a FIA introduziu dois novos recursos técnicos. A Super Pole sucede a tradicional sessão de 30 minutos de qualificação: os dez pilotos mais rápidos têm direito a duas voltas rápidas com um jogo extra de pneus, minimizando o impacto de bandeiras vermelhas e tráfego intenso.
Além disso, sensores de torque nos eixos de transmissão serão utilizados para medir a potência real das rodas, garantindo que os limites de Balance of Performance sejam respeitados, independentemente de fatores externos como condições climáticas.
Com tradição, tecnologia e um grid de elite, a Ferrari chega a Macau preparada para enfrentar os desafios do Circuito da Guia e consolidar a presença da 296 GT3 no cenário internacional do automobilismo GT.
Carlos Rossi / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico




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