Elfyn Evans, da Toyota Gazoo Racing, vence especial de abertura e lidera início do Rally de Portugal
- Carlos Rossi | Kabé
- há 6 horas
- 3 min de leitura

Piloto do carro # 33 bate Ogier por 0,2s em Figueira da Foz; Rovanperä fecha shakedown em 2º e GR YARIS Rally1 estreia pintura prateada
O Rally de Portugal deu a largada para a trilogia de provas em cascalho no sul da Europa com um início eletrizante. Nesta quinta-feira (16), Elfyn Evans saiu na frente ao vencer a superespecial de abertura disputada na cidade litorânea de Figueira da Foz, cravando o melhor tempo em um trecho de 2,94 km sobre asfalto — superando o companheiro Sébastien Ogier por apenas 0,2s.
Antes disso, a movimentação começou com o tradicional shakedown na região do Porto. O trecho serviu para as últimas afinações nos carros e também para medir forças logo de saída. Kalle Rovanperä dominou as duas primeiras passagens e fechou a sessão com o segundo melhor tempo geral, mostrando bom ritmo com o GR YARIS Rally1, que neste ano aparece com uma nova pintura prateada para a fase de cascalho.
Em seguida, os competidores se dirigiram a Coimbra para a cerimônia oficial de largada e, na sequência, partiram para a primeira especial noturna em Figueira da Foz. Além de Evans, destaque também para Rovanperä, que terminou em sexto na superespecial, a apenas 1,3s do líder, seguido por Takamoto Katsuta e Sami Pajari.
Reações nos boxes: expectativas altas para sexta-feira
Juha Kankkunen, vice-diretor da equipe, celebrou a atmosfera portuguesa e a preparação, apesar das condições instáveis nos testes:
“Portugal sempre nos recebe com entusiasmo. Tivemos chuva durante os treinos, o que dificultou a preparação, mas hoje o clima seco favoreceu. O shakedown foi positivo, e agora é focar no dia mais longo do rali.”
Evans, líder no momento, sabe que a vantagem pode ser ilusória:
“Começar com o melhor tempo é ótimo, mas amanhã será duro. Vamos ter poucas janelas para ajustes e, se o terreno estiver seco, largar na frente pode complicar. Mas estamos aqui para brigar.”
Rovanperä, atual campeão, vê potencial para crescer na disputa:
“Foi ótimo sentir o carro bem desde o início. Portugal tem especiais incríveis e sexta-feira será desafiadora, especialmente largando em segundo na estrada. Mas estou pronto para forçar.”
Ogier, mesmo não vencendo, valorizou a consistência na abertura:
“É sempre um prazer correr aqui. Essa primeira etapa foi limpa e segura, como planejado. Trabalhamos muito para entender os pneus de cascalho novos e amanhã será um verdadeiro teste para todos.”
Katsuta, com desempenho sólido, apontou a expectativa para as etapas mais longas:
“A atmosfera é espetacular. No shakedown poupamos pneus, então o feeling não foi o ideal. Mas estou animado. O desafio começa pra valer agora.”
Pajari, aliviado após escapar dos problemas do ano anterior, também mira uma boa posição estratégica:
“Começar sem sustos já é uma vitória. O shakedown foi mais escorregadio que o habitual, mas útil. Agora é encontrar ritmo e garantir uma posição sólida para o restante da prova.”
Com o GR YARIS Rally1 reluzindo em sua nova tonalidade metálica, os olhos agora se voltam para a sexta-feira, que promete ser o primeiro grande teste nas duras trilhas de terra portuguesa. A missão: resistir, voar e se manter na briga — com a poeira subindo e os tempos baixando.
Fim do primeiro dia (quinta-feira):
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) 2m18,1s
2 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +0,2s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +0,2s
4 Adrien Fourmaux / Alexander Coria (Hyundai i20 N Rally1) +0,4s
5 Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +0,6s
6 Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +1,3s 7 Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +1,3s
7 Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) Rally1) +1,9s
8 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +4,1s
9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +4,3s
10 Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1) +5,0s
(Resultados a partir das 20:50 de quinta-feira, para obter os resultados mais recentes, visite www.wrc.com )
O que vem a seguir?
A sexta-feira promete ser um verdadeiro teste de resistência para máquinas e pilotos. Serão cerca de 15 horas de estrada, com nada menos que 10 especiais cronometradas, somando 146,48 km competitivos em terrenos exigentes no coração de Portugal. A jornada inclui duas passagens por quatro trechos clássicos na região de Arganil, intercaladas por duas zonas remotas de assistência, onde as equipes terão pouco tempo para ajustes. E antes de retornarem ao norte, rumo ao Porto, os competidores ainda encaram duas etapas inéditas em Sever do Vouga, nas proximidades de Aveiro — fechando o dia com o que deve ser um dos desafios mais intensos da temporada.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comments