top of page

Disputa acirrada marca retorno da Stock Car a Cascavel com apenas 18 pontos separando os quatro primeiros colocados

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 3 de set.
  • 4 min de leitura
Disputa acirrada marca retorno da Stock Car a Cascavel com apenas 18 pontos separando os quatro primeiros colocados
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Etapa paranaense será a primeira a receber pela segunda vez os novos SUVs da categoria, enquanto oito pilotos diferentes já conquistaram vitórias na temporada 2025


O equilíbrio nunca foi tão evidente na BRB Stock Car Pro Series. Quando o pelotão retornar ao asfalto do Autódromo Internacional Zilmar Beux neste final de semana, a diferença microscópica de apenas 18 pontos entre o primeiro e o quarto colocado da classificação geral ilustrará perfeitamente como a temporada 2025 se desenha imprevisível e democrática.


Gaetano Di Mauro lidera o campeonato com 360 pontos pela Eurofarma RC, mas sua vantagem sobre Felipe Fraga, também da mesma equipe, é de meros 11 pontos. O companheiro de time soma 349 e ocupa a vice-liderança, enquanto Felipe Baptista (CAR Racing KTF) pressiona na terceira posição com 344. Completando este quarteto de candidatos ao título, Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) aparece em quarto com 342 pontos.


O panorama competitivo ganha ainda mais consistência quando se observa que Cesar Ramos (Ipiranga Racing) integra o seleto grupo dos pilotos que já superaram os 300 pontos. O piloto chega a Cascavel embalado pela performance excepcional em Curvelo, onde conquistou pole position, vitória na corrida principal e o Troféu Vivo Man of the Race, ocupando o quinto posto com 326 pontos.


Na sequência da tabela, os jovens talentos Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) e Arthur Leist (Crown Racing) disputam posições com 291 e 283 pontos, respectivamente. Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) figura em oitavo com 269, seguido por Thiago Camilo (Ipiranga Racing) com 252 e Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro) fechando o top 10 com 225 pontos.


A democratização dos resultados se evidencia através de um dado impressionante: oito pilotos distintos já subiram ao lugar mais alto do pódio nas nove corridas realizadas até aqui. Gaetano Di Mauro é o único com duas vitórias na temporada, enquanto Felipe Fraga, Guilherme Salas, Enzo Elias, Nelson Piquet Jr., Gianluca Petecof, Allam Khodair e Cesar Ramos dividiram as demais conquistas.


O autódromo paranaense carrega uma rica tradição na Stock Car, sendo o oitavo circuito que mais recebeu provas da categoria com 33 corridas realizadas desde dezembro de 1979, quando Raul Boesel conquistou a vitória inaugural. Os recordes absolutos da pista pertencem a Max Wilson, que em 2017 registrou 1min00s838 na classificação e 1min01s724 em corrida. Com os novos SUVs, Gaetano Di Mauro detém o recorde de classificação (1min00s979 em maio), enquanto Enzo Elias é o mais rápido em corrida (1min02s311).


Cascavel representará um marco especial no calendário por se tornar o primeiro circuito a receber pela segunda vez os revolucionários SUVs da nova geração. Durante a etapa de maio, o autódromo paranaense testemunhou Felipe Fraga conquistando a pole position, enquanto Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) triunfou na corrida sprint e Allam Khodair (Blau Motorsport) levou a melhor na prova principal.


O traçado de 3.058 metros e oito curvas em sentido anti-horário possui uma galeria ilustre de especialistas. Thiago Camilo, aos 40 anos e com 376 largadas na carreira, compartilha o título de maior vencedor em atividade na pista com três triunfos (2015, 2020 e 2021). O veterano, que acumula 41 vitórias e 28 poles na Stock Car, chega motivado após conquistar seu primeiro pódio da temporada em Curvelo.


Átila Abreu, de 38 anos, iguala Camilo com três conquistas em Cascavel (2018, 2019 e 2021) em suas 317 largadas na categoria. O piloto da Scuderia Bandeiras soma 19 vitórias e foi vice-campeão em 2014. Completando o trio de "reis da pista", Bruno Baptista representa a nova geração aos 28 anos. O jovem da RCM Motorsport venceu três vezes no traçado paranaense (2020, 2023 e 2024) e acumula cinco triunfos em 159 largadas.


No campeonato por equipes, a Eurofarma RC lidera com 709 pontos, seguida pela Ipiranga Racing (578) e CAR Racing KTF (551). A Valda Cavaleiro Sports ocupa o quarto posto com 498 pontos, enquanto a Crown Racing completa o top 5 com 454.


A diversidade competitiva se reflete também no número de pilotos que subiram ao pódio pelo menos uma vez: são 14 diferentes. Além dos oito vencedores, Arthur Leist e Felipe Baptista colecionaram dois top-3 cada, enquanto Daniel Serra (Blau Motorsport), Julio Campos (Crown Racing), Rafael Suzuki (TMG Racing) e Camilo completam a lista com um troféu cada.


O final de semana promete momentos especiais para marcos pessoais. Gabriel Casagrande completará sua 250ª largada na categoria durante a corrida sprint de sábado, enquanto Lucas Foresti e Rafael Suzuki alcançarão o mesmo número no domingo.


A programação iniciará na sexta-feira com shakedown e treinos livres, seguida pela classificação às 10h10 de sábado. A corrida sprint acontecerá às 14h30 com duração de 30 minutos mais uma volta. O domingo reservará a visitação aos boxes e a corrida principal às 14h10, estendendo-se por 50 minutos mais uma volta.


Com ingressos a partir de R$ 40 e previsão meteorológica favorável (temperaturas entre 14º e 23ºC com baixa probabilidade de chuva), Cascavel se prepara para receber um total de 11 corridas, incluindo Stock Light e Turismo Nacional. A transmissão seguirá pelos canais oficiais: YouTube da categoria, Band, SporTV e BandSports.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Comentários


bottom of page