Stock Car retorna a Cascavel com disputas acirradas e pilotos em busca de recuperação
- Carlos Rossi | Kabé
- 3 de set.
- 6 min de leitura

Após a eletrizante etapa de Curvelo, a Stock Car chega ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), para a sexta etapa da temporada 2025, trazendo expectativas de retomadas, superações e novas oportunidades de pontuação. O circuito de 3.058 metros, com oito curvas e a emblemática curva do Bacião, promete acelerar ainda mais a luta pelo campeonato, colocando à prova a habilidade dos pilotos e a confiabilidade dos novíssimos SUVs da categoria.
Na etapa anterior, Cesar Ramos brilhou ao conquistar sua primeira vitória do ano, aproveitando a punição de Gaetano Di Mauro para se posicionar como um dos principais candidatos ao título. Felipe Baptista e Felipe Fraga completaram o pódio em Curvelo, com performances que reequilibraram a tabela de classificação e reacenderam a disputa pelo topo, enquanto problemas mecânicos e incidentes afetaram pilotos como Julio Campos e Arthur Gama. Essa combinação de resultados coloca Cascavel como ponto-chave para definir rumos na temporada.
Em Cascavel, Rafael Suzuki chega determinado a se recuperar das dificuldades de maio. O piloto da TMG Racing disputará sua corrida número 250 na Stock Car com o Tracker # 8 e tem como objetivo conquistar uma pontuação expressiva para se manter competitivo na briga pelo título. “O grande objetivo é ter uma etapa de pontos cheios, perto dos 100 pontos, para subir no campeonato e chegar no fim do ano disputando o título”, afirmou Suzuki.
Zezinho Muggiati, paranaense da Car Racing, vê na corrida em casa a chance de virar a chave de uma temporada até agora marcada por imprevistos. Depois de um quinto lugar na etapa anterior em Cascavel, o curitibano confia no trabalho da equipe para somar pontos significativos. “Tem sido uma temporada difícil para nós, mas por coisas que fogem do nosso controle. Na outra etapa disputada em Cascavel fizemos ótimas corridas, com bom ritmo e muito veloz. Acredito que com o trabalho da equipe vamos virar esse jogo, e colher bastante pontos para somar no campeonato”, avaliou o piloto do Corolla Cross # 38 da Car Racing.
A expectativa é igualmente alta para Gabriel Casagrande, tricampeão da Stock Car, que assim como Suzuki, também disputa sua corrida número 250, mas desta vez em sua terra natal. Apesar da experiência e do histórico de vitórias em Cascavel, Casagrande busca maior confiabilidade do carro da AMattheis Vogel para extrair o máximo em ambas as corridas do final de semana. “Correr em Cascavel é sempre especial. Foi justamente nessa pista em que fiz minha primeira corrida da Stock Car em 2013. De lá para cá muito tempo passou, três títulos, vitórias, pódios, então poder chegar nesse número 250 aqui no Paraná, perto da minha família e dos meus amigos, é sem dúvida marcante”, disse Casagrande.
Quanto a Cacá Bueno, o pentacampeão chega à metade final do campeonato com expectativas elevadas após já ter demonstrado velocidade competitiva no traçado mais rápido da categoria, onde uma falha mecânica frustrou suas chances de pontuar bem apesar do excelente andamento em pista. Com o diferencial de retornar a um circuito já visitado anteriormente nesta temporada, o experiente piloto conta agora com informações valiosas sobre o comportamento de seu novo equipamento para otimizar os ajustes e conquistar um grid de largada favorável, visando repetir a evolução progressiva e o ritmo impressionante que havia apresentado nas primeiras etapas.
Felipe Baptista chega motivado após o pódio em Curvelo e projeta evoluir ainda mais com seu Mitsubishi Eclipse Cross, ocupando atualmente a terceira colocação na classificação geral. Somando 344 pontos, e tendo à sua frente Gaetando Di Mauro (360) e Felipe Fraga (349), acredita em performance superior à apresentada em sua passagem anterior pelo circuito paranaense: "A expectativa é boa, foi uma etapa legal em Cascavel, tivemos alguns problemas na classificação, quando pegamos pneus que, aparentemente, não foram bons para performar e prejudicou um pouco a nossa posição de largada. Nas corridas a gente teve um pouquinho de dificuldade no sábado, quando um carro parado na saída de box nos fez perder muito tempo. Podíamos ter terminado no top-5. Na corrida de domingo terminamos em quinto, mesmo tendo o problema de falha no carro” recordou o piloto do Eclipse Cross # 121.
Arthur Gama, que alterna funções entre piloto e coach em diferentes categorias, volta ao carro # 9 da Full Time com a meta de somar pontos e extrair mais aprendizado do SUV da Stock Car. O gaúcho possui histórico positivo em Cascavel, incluindo pole position e pódios na Stock Series e Nascar Brasil, e pretende manter essa tendência em 2025. "A expectativa para Cascavel é seguir evoluindo, como temos feito junto com a equipe. A cada etapa conseguimos melhorar a performance e entender melhor o carro. Agora, eu quero extrair um pouco mais de mim na pista, já que na outra passagem por Cascavel não conseguimos o resultado esperado. O objetivo é fazer duas boas corridas, somar pontos importantes e subir na tabela do campeonato", destacou Gama.
Já os pilotos da Cavaleiro Sports mostram confiança na etapa, e reconhecem a necessidade de somarem bons pontos. Ricardo Maurício aposta numa boa largada para conquista de melhor pontuação; "Será um fim de semana desafiador, já que os carros seguem em constante evolução e o grid está cada vez mais equilibrado. Sabemos que, por ser uma pista rápida e relativamente curta, a posição de largada em Cascavel é fundamental para conquistar uma boa somatória de pontos", sustenta Ricardo. Gui Salas reconhece as dificuldades que os modelos Chevrolet enfrentarão diante da superioridade técnica dos Mitsubishi neste layout específico: "Chegamos confiantes para Cascavel, já conseguimos uma boa performance e pódio nesse ano por aqui, mas também precisamos trabalhar forte porque os Chevrolets vão sofrer um pouco contra os Mitsubishi nessa pista." Por fim, Denis Navarro demonstra otimismo para conquistar resultados expressivos pela Cavaleiro Sports em uma etapa que pode ser decisiva na briga pelo título, já que apenas 18 pontos separam Salas da liderança individual e a equipe do paulista comanda o campeonato de construtores com apenas pequena vantagem sobre seus perseguidores.
O ex-F1 Rubens Barrichello encara um fim de semana especial, já que enquanto compete no SUV # 111, pretende acompanhar à distância os filhos Dudu e Fefo em compromissos internacionais na WEC e Fórmula 3, equilibrando emoção e concentração na pista paranaense, local de sua primeira pole na Stock Car.
Arthur Leist, da Texaco Racing, chega a Cascavel após bons resultados em Curvelo (MG), tendo executado duas belas provas de recuperação para encerrar a rodada mineria no top-10. Agora aposta na evolução do Corolla Cross # 81 e na experiência adquirida para subir na tabela de classificação após desempenho consistente em Curvelo. "As expectativas são sempre positivas. Mesmo que na primeira passagem da Stock por Cascavel, a gente não tenha tido uma etapa boa, acredito que a gente tinha velocidade. Então me apego às coisas positivas que fizemos ao longo desse período e aos resultados conquistados. Com certeza tivemos uma evolução muito grande como equipe desde a segunda etapa. Estou confiante de que será uma rodada positiva para gente continuar subindo no campeonato”, declarou Leist.
Gianluca Petecof e Ricardo Zonta retornam ao Autódromo Internacional Zilmar Beux buscando repetir o desempenho da passagem anterior, quando o paulista de 21 anos conquistou sua primeira vitória de 2025 conduzindo o carro # 101 ao triunfo no sábado e mantendo consistência no domingo para encerrar entre os três primeiros do campeonato, enquanto o ex-F1 largou da primeira fila e chegou a liderar com o # 10 até ser prejudicado por falha de turbo que frustrou uma possível dobradinha. Desde então, os pilotos enfrentaram trajetórias distintas: Zonta sendo repetidamente afetado por problemas técnicos apesar da competitividade demonstrada, e Petecof mantendo presença entre os dez primeiros graças à vitória cascavelense e recuperações consistentes.
A programação oficial do final de semana se inicia na sexta-feira com shakedown às 9h e treinos livres às 11h20 e 15h25. No sábado, a classificação ocorre às 10h10 e a corrida sprint às 14h30. A prova principal, com duração de 50 minutos mais uma volta, está marcada para domingo às 14h07, com transmissão ao vivo pelo BandSports, SporTV, YouTube oficial da Stock Car e exibição em TV aberta pela Band.
Cascavel se apresenta como o palco ideal para testar velocidade, estratégias e consistência, prometendo um fim de semana de ultrapassagens, decisões rápidas e intensa disputa entre veteranos e jovens talentos. Com os pontos de Curvelo reacendendo o campeonato, cada curva do Bacião pode ser decisiva na definição de quem se consolidará na segunda metade da temporada 2025.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Comentários