Stock Car: Khodair quebra jejum de vitórias e leva a melhor em Cascavel
- Carlos Rossi | Kabé
- há 5 horas
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Corrida principal da segunda etapa da Stock Car 2025 foi marcada por estratégia nos boxes, disputas intensas e emoção até os minutos finais
A segunda etapa da temporada 2025 da RB Stock Car Pro Series já entrou para os livros como mais um fim de semana eletrizante no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. O traçado de 3.058 metros, em sentido anti-horário, não aliviou para ninguém e exigiu o máximo de desempenho físico, técnico e estratégico das equipes e pilotos ao longo das duas corridas disputadas.
Também para esta etapa ainda não está liberado o DRS (asa móvel), o que até o momento é esperado para a 4ª rodada da Stock Car.
No sábado, a corrida sprint contou com janela de pit-stop entre as voltas 7 e 21, onde cada competidor precisou obrigatoriamente trocar um pneu. O timing da parada se mostrou crucial para definir posições — quem acertou a chamada ganhou terreno, quem hesitou pagou caro.
No domingo, a corrida principal elevou o nível de complexidade com a troca obrigatória de dois pneus dentro de uma janela de 15 voltas (entre a volta 7 e a 31). Mais do que nunca, os boxes viraram palco de decisões que influenciaram diretamente o resultado final.
Ao longo do fim de semana, o sistema de push-to-pass também teve papel central: cada piloto contou com 36 acionamentos de 10 segundos, respeitando o delay de 5 segundos. Os estreantes da temporada, os chamados rookies, ganharam dois pushes adicionais — vantagem bem-vinda para tentar equilibrar as forças. E na corrida deste domingo, os mais votados pelo público foram premiados com o Fan Push, recebendo quatro acionamentos extras que fizeram diferença nas batalhas finais.
Cascavel entregou tudo que se esperava: velocidade, técnica, e aquele tempero estratégico que transforma cada etapa da Stock Car em uma guerra de nervos. A temporada mal começou, mas já deixou claro que não haverá espaço para erros em 2025.
A largada da corrida principal trouxe Felipe Fraga na pole, com Daniel Serra ao lado dividindo a primeira fila. Gaetano Di Mauro partia em terceiro, seguido por Allam Khodair, Felipe Baptista, Guilherme Salas, Cesar Ramos, e Gianluca Petecof — vencedor da sprint de sábado. Felipe Massa e Ricardo Zonta fechavam os dez primeiros.
Bandeira verde acionada, os SUVs disparam para a segunda corrida do fim de semana. Cacá Bueno já mergulha por dentro tentando ganhar posições logo na primeira volta, enquanto Gabriel Casagrande começa a disputar a décima colocação com Rafael Suzuki. Zezinho Muggiati surge com o carro soltando fumaça devido à carenagem raspando no pneu, provavelmente por um toque na largada.
Na disputa pelo quarto lugar, Felipe Baptista trava um duelo roda a roda com Khodair, que segura a posição no braço. Mais atrás, Julio Campos vai para cima de Muggiati, cujo carro avariado (carenagem em contato com pneu) parece comprometido no desempenho. Barrichello vem logo atrás, pronto para se aproveitar da situação.
Pouco depois, Julio Campos escapa pela grama e perde terreno. Ricardo Maurício aproveita o espaço e também passa Muggiati, com Átila Abreu e Enzo Elias na sequência. O carro de Zezinho para de soltar fumaça e ele parece estar em recuperação de ritmo, retomando a posição perdida para Enzo Elias.
No pelotão da frente, Fraga lidera. Di Mauro, no entanto, perde rendimento, é ultrapassado por Petecof e também por Felipe Massa. Em seguida, Di Mauro segue sendo superado por outros pilotos.
A janela de pit-stops é aberta e começa a movimentação nos boxes. Com várias estratégias em jogo, Cesar Ramos assume a liderança temporária, seguido por Petecof e Massa. Aos poucos, os carros vão entrando para cumprir a parada obrigatória. Julio Campos, com problemas, abandona a corrida.
Com a parada de Ramos e Petecof, Massa passa a liderar, com Thiago Camilo e Rubens Barrichello logo atrás — todos ainda sem paradas. JP de Oliveira, Enzo Elias e Lucas Foresti também figuram entre os cinco primeiros, todos ainda pendentes de parada obrigatória.
Mais adiante, a movimentação segue intensa nos boxes. Bruno Baptista, pelo rádio, expressa descontentamento com a organização da temporada pela Stock Car, apontando falhas constantes e variadas nos carros.
A menos de 30 minutos do fim, Camilo permanece à frente, seguido por Barrichello e Enzo Elias — ainda sem cumprirem suas paradas. Logo depois Rubinho entra nos boxes e retorna em 12º. Na pista, Gabriel Casagrande e Daniel Serra disputam a sétima posição.
Thiago Camilo faz sua parada e Khodair assume a liderança, com Daniel Serra e Felipe Fraga colados. JP de Oliveira e Enzo Elias surgem como os maiores escaladores até o momento, com dez posições conquistadas por cada um. Ricardo Maurício também avança com nove ultrapassagens acumuladas.
Com pouco mais de 15 minutos restantes, o cenário aponta Khodair em primeiro, seguido por Serra, Fraga, Salas e Petecof. Felipe Baptista brilha com uma manobra ousada por fora sobre Cesar Ramos, garantindo a sexta colocação.
Camilo e Cacá seguem brigando pela 11ª posição, numa disputa que se arrasta há várias voltas. Baptista se aproxima perigosamente de Petecof, contando com vantagem em número de pushes restantes.
Serra e Fraga também travavam uma batalha intensa pela vice-liderança, até que Fraga mergulhou por dentro na curva seis e superou o companheiro de equipe. Mais atrás, Cacá ainda passou Nelsinho Piquet, mas escapou no Bacião e perdeu tudo o que havia conquistado, sendo superado novamente por Camilo.
A direção de prova colocou Serra e Fraga sob investigação por um incidente, convertido depois em advertência para Daniel. Baptista finalmente ultrapassou Petecof e assumiu o quinto lugar, enquanto a ponta pegava fogo: Fraga encostava em Khodair nos minutos derradeiros, armando o bote final.
Mas o veterano da Blau Motorsport não se abalou. Defendeu-se com precisão cirúrgica, segurou a pressão e, após quase cinco anos de jejum, voltou a vencer na Stock Car. Sua última vitória havia sido em novembro de 2020, em Goiânia. A conquista deste domingo foi ainda mais significativa: além de ser a 11ª da carreira de Khodair, coroou o trabalho da equipe nos boxes e marcou a volta da Mitsubishi ao topo do pódio, após anos fora da categoria. A marca dos três diamantes, que teve seu primeiro ciclo entre 2005 e 2008, retorna em grande forma à principal categoria do automobilismo brasileiro.o pódio após mais de três anos. Um domingo de consagração para o Khodair na Stock Car. A próxima parada da temporada será no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul — um dos circuitos mais modernos e versáteis do país. Com seus 2.317 metros de extensão e curvas estreitas que exigem precisão cirúrgica, o Velopark costuma entregar corridas agitadas e repletas de alternativas estratégicas. A expectativa é de mais um espetáculo, impulsionado pela vibração da torcida gaúcha e pela localização privilegiada próxima a Porto Alegre. Se Cascavel já elevou a temperatura da disputa, o Velopark promete manter o ritmo acelerado desta temporada que começou com intensidade máxima.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 2, Cascavel, corrida principal, resultado final
1º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 48 voltas em 51min28s646
2º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s405
3º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 6s361
4º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s490
5º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 18s414
6º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 21s654
7º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 27s909
8º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 30s671
9º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s052
10º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 34s382
11º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 35s203
12º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 35s849
13º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 36s300
14º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 38s953
15º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 41s843
16º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 42s131
17º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 54s479
18º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 56s828
19º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta
20º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
21º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 2 voltas
22º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 5 voltas
23º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 7 voltas
24º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 12 voltas
Não completaram
Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 20 voltas
Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 23 voltas
Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 23 voltas
Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 29 voltas
Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 39 voltas
Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 43 voltas
*resultado extraoficial
Pontuação do campeonato após duas etapas*
Pilotos
1º - Felipe Fraga, 127 pontos
2º - Guilherme Salas, 123
3º - Gianluca Petecof, 110
4º - Felipe Baptista, 103
5º - Allam Khodair, 87
6º - Daniel Serra, 75
7º - Gabriel Casagrande, 74
8º - Rubens Barrichello, 70
9º - Ricardo Maurício, 69
10º - Nelson Piquet Jr., 67
11º - Zezinho Muggiati, 66
12º - Thiago Camilo, 65
13º - Gaetano Di Mauro, 64
14º - Cesar Ramos, 60
15º - Enzo Elias, 57
16º - Denis Navarro, 56
17º - Ricardo Zonta, 47
18º - Lucas Foresti, 42
19º - Cacá Bueno, 34
20º - João Paulo de Oliveira, 30
21º - Rafael Suzuki, 29
22º - Felipe Massa, 27
23º - Vicente Orige, 25
24º - Arthur Gama, 25
25º - Julio Campos, 20
26º - Arthur Leist, 12
27º - Bruno Baptista, 11
28º - Lucas Kohl, 11
29º - Rafael Reis, 11
30º - Átila Abreu, 8
31º - Helio Castroneves, 1
*pontuação extraoficial
Equipes
1º - CAR Racing KTF, 213 pontos
2º - Cavaleiro Valda, 192
3º - Eurofarma RC, 191
4º - Blau Motorsport, 162
5º - Full Time Cavaleiro, 126
6º - Ipiranga Racing, 125
7º - A.Mattheis Vogel, 116
8º - Scuderia Bandeiras Sports, 92
9º - CAR Racing Sterling, 77
10º - Scuderia Bandeiras, 65
11º - RCM Motorsport, 58
12º - TMG Racing, 56
13º - Full Time Gazoo Racing, 55
14º - Scuderia Chiarelli, 45
15º - Crown Racing, 32
16º - RTR Sport Team, 1
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de pauta: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva (BRB Stock Car)
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