Aston Martin Valkyrie faz estreia europeia no WEC em Imola
- Carlos Rossi | Kabé
- 15 de abr.
- 3 min de leitura

Hipercarro único no WEC e IMSA desafia curvas históricas rumo a Le Mans
O hipercarro Aston Martin Valkyrie assume o centro do palco na segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA, com as 6 Horas de Imola nos dias 15 e 16 de abril. Desenvolvido a partir do modelo de rua, o Valkyrie é o primeiro LMH (Le Mans Hypercar) da Aston Martin e o único hipercarro que compete simultaneamente no WEC e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2025.
Após sua estreia nos 1.000 quilômetros do Catar em fevereiro, seguida pelo top 10 em Sebring, o Valkyrie desembarca no circuito italiano com duas unidades: o # 007, pilotado pelo britânico Harry Tincknell e pelo estreante Tom Gamble, e o # 009, nas mãos do tricampeão de GT Marco Sørensen (DIN) e do espanhol Alex Riberas. Em Imola, a corrida de seis horas — em vez das 10 horas do Catar — adota duplas de pilotos, intensificando o desafio do traçado repleto de curvas rápidas, variações de elevação e trechos técnicos.
Nos testes iniciais, o chassi de fibra de carbono do Valkyrie e seu motor V12 de 6,5 litros, limitado a 500 kW (680 cv), demonstraram evolução constante. A meta da equipe Aston Martin THOR é levar ambos os carros de volta às 24 Horas de Le Mans, buscando o primeiro triunfo geral da marca desde 1959.
Harry Tincknell, motorista # 007 Aston Martin Valkyrie:
“Estou ansioso por Ímola. É uma pista icônica e onde obtive alguns bons sucessos – incluindo minha primeira vitória em um carro esportivo. Tem sido uma curva de aprendizado íngreme desde o Catar, como sabíamos que seria com um programa totalmente novo, mas fizemos alguns bons testes desde então, aprendemos muito, e o carro terminar onde terminou em Sebring [em sua estreia na IMSA] foi realmente encorajador. Os testes mostraram que aprimoramos nossos processos e tenho certeza de que, se conseguirmos uma corrida boa e confiável, aprenderemos ainda mais e nos colocaremos em uma situação melhor para a reta final para Le Mans.”
Tom Gamble, motorista # 007 Aston Martin Valkyrie:
“Mal posso esperar pela segunda etapa do WEC em Ímola. Tivemos muitos pontos positivos na primeira etapa e estou ansioso para continuar nosso progresso com o Valkyrie. A equipe trabalhou duro, então, dedos cruzados para que possamos obter um resultado forte.”
Marco Sørensen, motorista # 009 Aston Martin Valkyrie:
“Ímola é um lugar icônico para corridas e tem uma atmosfera incrível. Além disso, as características do circuito e os desafios que ele cria significam que será um bom teste para o carro. O objetivo é melhorar o que conquistamos no Catar e, neste primeiro ano do Valkyrie, isso sempre será possível. Nosso objetivo é continuar na direção certa e estou realmente ansioso para voltar à pista.”
Alex Riberas, motorista # 009 Aston Martin Valkyrie:
“Ímola é uma das pistas mais especiais do mundo, tanto em termos de história quanto do que significa para os fãs de automobilismo. Estou ansioso para dar mais um passo com Valkyrie. Todos têm trabalhado muito duro desde o Catar e tenho total confiança de que podemos continuar avançando. Temos que lembrar, porém, que Ímola é um tipo de circuito muito diferente do Catar, então veremos como Valkyrie se adapta ao traçado e como lidamos com possíveis mudanças climáticas, como as que vivenciamos no ano passado. Mal posso esperar para entrar na pista.”
Ian James, Diretor da Equipe Aston Martin THOR:
“Valkyrie já completou três fins de semana de corrida e cada sessão que realizamos nos forneceu informações mais valiosas sobre o carro e seu comportamento. É claro que, como equipe, estamos aprendendo o tempo todo sobre o carro e suas operações, então o objetivo neste fim de semana é minimizar erros, maximizar o potencial e terminar a corrida com os dois carros. Ímola é uma pista muito diferente das que já corremos e oferece novos desafios, que nesta fase do programa são muito bem-vindos, à medida que começamos a construir nossa trajetória rumo a Le Mans.”
Adam Carter, Chefe de Endurance Motorsport da Aston Martin:
“A Valkyrie já deixou uma grande impressão no mundo das corridas de carros esportivos. Há um interesse global em ver uma marca icônica do automobilismo retornar ao mais alto nível das competições de endurance na classe Hypercar – sem mencionar o som do motor V12. A estreia global do carro no Catar foi um exercício de aprendizado, como sempre soubemos que seria, mas adquirimos um vasto conhecimento que colocamos em prática em Sebring para conquistar um top 10 no IMSA. Ímola apresenta outro conjunto de desafios, mas as lições que aprendermos lá impulsionarão nosso progresso enquanto nos preparamos para nosso retorno a Le Mans em junho.”
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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