top of page

Triunfo e comemoração em Bathurst: a equipe WRT comemora um impressionante resultado de 1-2 com o BMW M4 GT3.

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 2 de fev.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 3 de fev.

Bathurst (AUS), 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. BMW M Motorsport, Intercontinental GT Challenge, 12H Bathurst, Equipe WRT, #32 BMW M4 GT3, Sheldon van der Linde, Kelvin van der Linde, Augusto Farfus.
Equipe WRT, #32 BMW M4 GT3, Sheldon van der Linde, Kelvin van der Linde, Augusto Farfus - BMW Group Press Releases P90586283

A equipe WRT deveu sua 1-2 posição principalmente a uma estratégia de corrida perfeita. Ao longo da corrida, os dois BMW M4 GT3s ganharam consistentemente uma vantagem no consumo de combustível, o que acabou decidindo a vitória ou a derrota. Enquanto a maioria dos competidores teve que parar para reabastecer pouco antes do final, ambos os BMW M4 GT3s conseguiram continuar sem parar. O carro nº 46 caiu temporariamente para o oitavo lugar devido a uma penalidade de drive-through, mas lutou para voltar ao pódio. Marciello garantiu o segundo lugar com uma manobra de ultrapassagem espetacular contra Jules Gounon (AND, Mercedes). 

 

A BMW M Motorsport venceu em Bathurst pela primeira vez após inúmeras tentativas desde que os carros GT3 competem lá. O último triunfo remonta a 2010 com um BMW 335i. Para os irmãos Van der Linde, foi sua primeira vitória conjunta em um carro BMW M Motorsport, e para Rossi, foi seu primeiro pódio nas 12 Horas de Bathurst.

 

Estreia mundial do novo BMW M3 CS Touring.

Nascido na pista de corrida, feito para as ruas: a filosofia da BMW M ganhou vida na quinta-feira antes das 12 horas de Bathurst. No pit lane do circuito Mount Panorama, o primeiro BMW M3 CS Touring comemorou sua estreia mundial, apresentado por Sylvia Neubauer, vice-presidente de clientes, marca e vendas da BMW M GmbH. A icônica pista de corrida forneceu o palco perfeito para a estreia do mais recente modelo de edição especial da BMW M no setor de carros esportivos de alto desempenho. Um motor de seis cilindros em linha de 405 kW/550 hp, ajuste de chassi personalizado, recursos de design exclusivos e economia de peso resultante do uso de vários componentes de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) fornecem os ingredientes para uma sensação de carro de corrida não adulterada.

 

Reações após as 12 horas de Bathurst:

 

Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport: “Parabéns à equipe WRT pela tão esperada vitória em Bathurst! Foi nossa terceira tentativa com o BMW M4 GT3 e, depois de chegar perto no ano passado, finalmente conseguimos! Estou muito feliz pelos irmãos Van der Linde por poderem comemorar uma vitória em sua primeira corrida compartilhando um carro pela BMW M Motorsport. Também estou satisfeito por Augusto Farfus, que pode adicionar outro triunfo de prestígio à sua ilustre carreira como piloto de fábrica da BMW M. Valentino Rossi, Raffaele Marciello e Charles Weerts também fizeram um ótimo trabalho no carro irmão. É uma pena que uma penalidade tenha custado a eles uma chance de vitória. A equipe WRT continua invicta este ano após vitórias nas 24h de Dubai e nas 6h de Abu Dhabi. Espero que este seja um bom presságio para o resto da temporada! Obrigado a todos os pilotos, membros da equipe e funcionários da BMW M Motorsport que tornaram possível este excelente início de temporada.”

 

Vincent Vosse, chefe de equipe Team WRT: “Três corridas, três vitórias. Que começo de temporada incrível! Tentamos vencer em Bathurst com a BMW M Motorsport nos últimos dois anos, mas nunca deu certo. Desta vez, tudo deu certo. Esta é uma grande corrida que todos querem vencer, então não poderia estar mais feliz. Um parabéns especial para Kelvin van der Linde, que em apenas sua segunda corrida com a BMW M Motorsport alcançou talvez sua maior vitória até agora junto com seu irmão. A equipe #46 também fez um excelente trabalho voltando na corrida e terminando apenas dez segundos atrás.”

 

Sheldon van der Linde (#32 BMW M4 GT3, 1º lugar ): “Estou muito, muito feliz! Acho que essa vitória se deve à excelente execução dos caras da Team WRT. Acho que nunca vi uma execução tão perfeita em termos de estratégia antes. Não tínhamos o carro mais rápido hoje, mas ainda assim conseguimos! Meus dois companheiros de equipe não cometeram erros. Compartilhar essa vitória com meu irmão pela primeira vez desde 2018 é muito especial, claro. Estou realmente impressionado com a rapidez com que ele está lá em cima com seu ritmo em apenas sua segunda corrida com a BMW M Motorsport.”

 

Kelvin van der Linde (#32 BMW M4 GT3, 1º lugar ): “Esta foi uma corrida com uma quantidade louca de emoções para mim. Primeira corrida de volta com a Team WRT, primeira corrida de volta com meu irmão, primeira corrida com Augusto, segunda corrida pela BMW m Motorsport. Tudo isso é muito especial. Não preciso explicar o que esta vitória significa para meu irmão e para mim. Tenho certeza de que mamãe e papai estão orgulhosos em casa. Também é incrível para mim compartilhar esta vitória com Augusto, a quem eu admirava quando era criança. Ele era um dos meus heróis. Olhando para a corrida, o trecho final foi muito difícil, pois tive que atingir números de combustível e tinha Chaz Mostert atrás de mim me alcançando. Mas no final, deu tudo certo.”

 

Augusto Farfus (#32 BMW M4 GT3, 1º lugar ): “Sou um cara muito sortudo por estar na BMW M Motorsport por tanto tempo. Viemos aqui muitas vezes e nunca tivemos a sorte de vencer. Desta vez, achamos que tínhamos uma chance – e executamos uma corrida perfeita. Colocar meu nome nos livros de história deste evento agora é muito emocionante. Durante os 40 minutos finais, apenas esperávamos por um final verde, pois um safety car teria arruinado nossa corrida. Felizmente, tudo correu bem no final. Muito obrigado à BMW M Motorsport, à equipe WRT e aos meus companheiros de equipe que fizeram um trabalho perfeito.”

 

Valentino Rossi (#46 BMW M4 GT3, 2º lugar ): “Este pódio é uma maneira fantástica de começar a temporada. O fim de semana inteiro foi ótimo, pois sempre fomos fortes e competitivos. Conseguimos lutar com nosso carro irmão até que, infelizmente, cometi um erro e tivemos que cumprir uma penalidade de drive-through. Pensei naquele momento que a luta pelo pódio havia acabado. Mas conseguimos voltar com grande ritmo. A ultrapassagem de Raffaele contra Jules Gounon foi muito divertida de assistir. Estou muito feliz com o resultado.”

 

Raffaele Marciello (#46 BMW M4 GT3, 2º lugar ): “Um 1-2 é um ótimo resultado para a equipe. Sei que eles tentaram vencer por muito tempo, e agora finalmente deu certo. Não para mim pessoalmente, então ainda terei que esperar pela minha primeira vitória aqui depois de alguns pódios. Foi uma boa luta com Jules Gounon. Eu sabia que tinha o carro mais rápido nas retas, e quando havia um carro mais lento na nossa frente, aproveitei a oportunidade e o ataquei. Foi uma boa jogada.”

 

Charles Weerts (#46 BMW M4 GT3, 2º lugar ): “Parabéns ao nosso carro irmão. Eles foram muito rápidos a semana toda e realmente merecem essa vitória. Para a BMW M Motorsport, já faz muito tempo que tentamos vencer aqui, então essa 1-2 é muito importante para eles e também para toda a equipe WRT. A estratégia deles foi uma aula de mestre hoje. O resultado geral é ótimo, mas da próxima vez espero que possamos trocar de posição.”

 

Laura Claesgens

Grupo BMW


* Os números oficiais sobre consumo de combustível e emissões de CO 2 foram determinados com base no procedimento de medição WLTP prescrito e estão de acordo com Pkw-EnVKV. Para mais informações, acesse www.bmw.de.

 

Todos os números relativos a desempenho, consumo de combustível, emissões e autonomia são provisórios.

 

Todas as características do equipamento, dados técnicos e valores de consumo de combustível e emissões indicados referem-se ao

oferta no mercado alemão.

Comentários


bottom of page