Toyota GR010 Hybrid Mantém Luta pelo Pódio nas 24 Horas de Le Mans
- Carlos Rossi | Kabé
- 15 de jun.
- 3 min de leitura

Dupla japonesa segue na briga entre os primeiros colocados após 16 horas de corrida intensa
A tradicional maratona automobilística de Le Mans testemunha mais um capítulo emocionante da Toyota na busca pelo topo do pódio. Com 16 horas de competição já transcorridas, a equipe Toyota Gazoo Racing demonstra determinação e estratégia refinada para conquistar posições de destaque na classificação geral.
O carro # 8, pilotado pelo trio Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, consolidou-se na sexta colocação após uma escalada impressionante desde a décima posição inicial. A performance consistente do GR010 Hybrid mantém vivas as esperanças de um resultado expressivo para a marca japonesa.
Paralelamente, a equipe do # 7, composta por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, enfrentou adversidades desde o início. Apesar de figurar efetivamente entre os dez primeiros, estratégias distintas de pit stop resultaram na classificação provisória em 11º lugar no marco das 16 horas.
O início da prova marcou a ascensão meteórica do # 7, que partiu da 16ª posição mas sofreu danos em um incidente logo na primeira volta. O progresso em direção ao top 10 foi interrompido por uma penalização de 50 segundos por excesso de velocidade no pit lane durante a sexta hora de corrida.
Mike Conway assumiu o volante do # 7 na sétima hora para um stint noturno, ocupando a 17ª posição, enquanto Sébastien fez o mesmo no # 8 desde a sexta colocação. As posições fluctuaram constantemente devido às diferentes estratégias de combustível e pneus, além de várias penalizações aplicadas.
A performance de Sébastien destacou-se com pneus macios, pressionando intensamente o Ferrari # 50 no final da nona hora antes de passar o comando para Brendon. Simultaneamente, Kamui pilotava o # 7 na 16ª posição e conseguiu superar o Porsche # 99 para alcançar o 15º lugar no início da décima hora.
O retorno de Ryo e Nyck aos cockpits na 11ª hora precedeu um safety car causado por um incidente na categoria LMP2. Esta interrupção beneficiou os GR010 Hybrids, que ganharam posições enquanto rivais realizavam paradas nos boxes. Na retomada, próximo à metade da distância, Ryo ocupava a segunda posição, com Nyck em 12º, apenas 40 segundos atrás do líder.
Com tudo em jogo, ambos os carros registraram suas voltas mais rápidas da corrida. Ryo assumiu momentaneamente a liderança quando o Porsche # 6 trocou pneus, enquanto Nyck infiltrou-se no top 10. Mesmo com pneus desgastados, Ryo defendeu corajosamente da pressão do Ferrari # 83, mais veloz, mas eventualmente cedeu a segunda posição no final da 13ª hora.
A troca de pneus de Ryo no início da 14ª hora, enquanto rivais mantiveram os compostos, resultou na queda para quinta posição. Nyck intensificou o ritmo, ultrapassando o Cadillac # 38 para o oitavo lugar antes de estabelecer nova volta mais rápida da prova. Posteriormente, Sébastien retomou o # 8 em quinta posição, enquanto Mike voltou ao volante do # 7 em oitavo.
Sébastien lutou intensamente para manter-se na disputa pelo pódio, resistindo à pressão do Ferrari # 50 até a 16ª hora, quando precisou ceder a posição. No final daquela hora, Brendon assumiu o # 8, enquanto Kamui substituiu Mike no # 7.
"Tem sido uma corrida cheia de eventos para nosso carro. Estamos correndo com um carro danificado e após uma penalização muito severa por um erro desajeitado com o limitador do pit. Mas meus três stints foram fortes", declarou Nyck de Vries sobre o desempenho do # 7.
Ryo Hirakawa, do # 8, comentou sobre a estratégia: "O safety car foi bom para nós porque tudo foi resetado quase para zero e conseguimos liderar a corrida em um momento. Em termos de ritmo, não somos os mais rápidos, mas somos rápidos o suficiente para lutar na frente."
Classificação das 24 Horas de Le Mans – Após 16 Horas:
1º - #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) - 257 voltas
2º - #83 AF Corse (Kubica/Ye/Hanson) - +8.063s
3º - #12 Cadillac Team JOTA (Stevens/Nato/Lynn) - +1min 47.263s
4º - #6 Porsche Penske (Estre/Vanthoor/Campbell) - +1min 49.296s
5º - #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Nielsen/Molina) - +2min 20.639s
6º - #8 Toyota Gazoo Racing - +2min 27.794s
11º - #7 Toyota Gazoo Racing - +1 volta
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Commentaires