TOYOTA GAZOO Racing encara Spa-Francorchamps com foco em evolução do GR010 HYBRID
- Carlos Rossi | Kabé
- há 7 dias
- 4 min de leitura

Equipe japonesa inicia preparação para a terceira etapa do WEC 2025 enfrentando interrupções nos treinos, mas com confiança em avanços na performance
A TOYOTA GAZOO Racing deu início à sua participação nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2025, com uma série de ajustes e avaliações técnicas visando a otimização do desempenho dos hipercarros GR010 HYBRID. A tradicional pista belga, com seus 7.004 metros de extensão e variações altimétricas marcantes, impõe desafios significativos tanto ao equipamento quanto aos pilotos — e serve como um importante laboratório para o restante da temporada, especialmente em se tratando de resistência, gestão de pneus e confiabilidade.
A equipe completou as duas sessões iniciais de treinos livres nesta quinta-feira (8), em condições climáticas amenas e de pista seca. O carro # 7, conduzido por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, fechou o dia na sétima colocação, enquanto o GR010 HYBRID # 8, de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, terminou em 12º.
Kamui Kobayashi, que além de piloto atua como diretor da equipe, destacou a importância simbólica e estratégica da etapa belga. “É bom estar de volta aqui em Spa, que é uma segunda corrida em casa para a equipe, já que nossas instalações em Colônia ficam a apenas uma hora de distância”, afirmou. Sobre o dia de treinos, o japonês avaliou: “Com todas as interrupções, acho que ninguém conseguiria completar o treino livre perfeito, mas é o que é. Não tivemos problemas com nossos carros e tudo correu tão bem quanto esperávamos, considerando as bandeiras vermelhas.”
O programa técnico da equipe incluiu avaliações de comportamento dos pneus Michelin em stints mais longos, simulações de troca de carroceria dianteira e traseira, e trabalho de setup para lidar com trechos da pista que foram recentemente recapeados. Ainda assim, três bandeiras vermelhas na segunda sessão limitaram o tempo de pista em quase uma hora, obrigando os engenheiros a reestruturar o cronograma previsto.
Mike Conway, piloto do # 7, resumiu: “Foi um dia razoável em termos de superar o que queríamos testar. Não tínhamos certeza do que esperar para o fim de semana, considerando que as coisas em termos de desempenho pareciam um pouco desafiadoras. Mas acho que estamos indo bem. Esta corrida vai depender muito da gestão dos pneus, então precisamos lidar bem com isso.”
Seu companheiro de carro, Nyck de Vries, destacou as dificuldades em obter dados conclusivos, mas demonstrou otimismo: “Foi bom voltar ao volante em Spa, que é obviamente uma pista muito legal. Ainda estamos explorando nossa janela de desempenho e tentando encontrar melhorias. Parece que estamos mais ou menos bem, dentro do top 10 no momento, então vamos ver o que podemos fazer no resto da semana.”
Do outro lado da garagem, os pilotos do carro # 8 reforçaram a importância do trabalho acumulado durante testes realizados no circuito semanas antes. “Foi um dia agitado no geral, mas não tivemos problemas com o nosso carro”, disse Sébastien Buemi. “Com tantas bandeiras vermelhas e amarelas em todo o percurso, foi difícil ter uma visão clara da competição. Agora é hora de analisar tudo e otimizar nossa configuração para amanhã.”
Brendon Hartley, por sua vez, afirmou que a equipe maximizou o uso possível da pista, dadas as circunstâncias: “Fizemos testes aqui há algumas semanas, então sinto que estamos o mais bem preparados possível e fizemos algum progresso no equilíbrio do carro entre as sessões.”
Já Ryo Hirakawa, que não participou dos testes anteriores, lamentou o tempo limitado em pista, mas elogiou o aproveitamento técnico do time: “Houve muitos incidentes que comprometeram nosso plano de corrida. Algumas curvas oferecem melhor aderência, outras pior. Acho que fizemos um bom trabalho no final. Eu não estava no teste aqui, então teria ficado mais feliz em dar mais voltas, mas essa é a situação.”
A equipe terá uma última oportunidade de ajustes no terceiro treino livre, programado para a manhã desta sexta-feira. A sessão classificatória acontece às 15h25 (horário local), e a corrida, no sábado, marca a última etapa antes das tradicionais 24 Horas de Le Mans.
Com a consistência dos resultados nas etapas iniciais e um programa técnico robusto, a TOYOTA GAZOO Racing segue determinada a manter a competitividade de seus GR010 HYBRID diante de uma concorrência cada vez mais qualificada no grid do WEC.
6 Horas de Spa-Francorchamps – Treino Livre 1
1º #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) 2mins 2.835seg 35 voltas
2º #83 AF Corse (Kubica/Ye/Hanson) +0,222seg 35 voltas
3º#36 Alpine Endurance Team (Gounon/Makowiecki/Schumacher)+0,259seg 27 voltas
4º#93 Peugeot TotalEnergies (Di Resta/Jensen/Vergne) +0,459seg 34 voltas
5º#94 Peugeot TotalEnergies (Duval/Jakobsen/Vandoorne) +0,743seg 34 voltas
6º #15 BMW M Team WRT (Magnussen/Marciello) +1.163segs 35 voltas
9º #8 TOYOTA GAZOO Racing +1.344s 36 voltas
13º #7 TOYOTA GAZOO Racing +1.710s 35 voltas
6 Horas de Spa-Francorchamps – Treino Livre 2
1º #6 Porsche Penske (Estre/Vanthoor/Wehrlein) 2mins 1.475seg 26 voltas
2º#50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) +0,091seg 22 voltas
3º#20 BMW M Team WRT (Rast/Frijns) +0,310seg 29 voltas
4º #12 Cadillac Team JOTA (Lynn/Nato/Stevens) +0,421seg 27 voltas
5º #5 Porsche Penske (Andlauer/Christensen/Müller) +0,509seg 27 voltas
6º#83 AF Corse (Kubica/Ye/Hanson) +0,573seg 31 voltas
7º #7 TOYOTA GAZOO Racing +0,642s 27 voltas
12º #8 TOYOTA GAZOO Racing +1.457s 30 voltas
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comments