FIA WEC: BMW se destaca em Ímola com tática afiada e dois segundos lugares no pódio
- Carlos Rossi | Kabé
- 20 de abr.
- 2 min de leitura

Equipe BMW M Team WRT conquista segundo lugar com o # 20 e repete a dose na LMGT3 com o # 46 após corrida marcada por estratégia e recuperação em Ímola.
Um desfecho eletrizante marcou as "6 Horas de Ímola", segunda corrida da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Com uma estratégia de tirar o chapéu, a equipe BMW M Team WRT levou o BMW M Hybrid V8 nº 20, conduzido por Robin Frijns (HOL), René Rast (ALE) e Sheldon van der Linde (RSA), ao segundo lugar. Foi uma prova cheia de desafios para os carros da BMW M Motorsport, que enfrentaram um domingo nada fácil no traçado italiano.
Saindo da 13ª colocação, o BMW M Hybrid V8 nº 20 escalou o pelotão de forma constante no travado circuito de Ímola. No entanto, uma tentativa de ultrapassagem terminou em toque com outro carro, sem culpa para René Rast, e a asa traseira foi seriamente danificada. A solução exigiu uma troca completa da parte traseira no pit stop seguinte — trabalho que a BMW M Team WRT executou com maestria e agilidade, minimizando as perdas de tempo. Mesmo assim, o caminho até o pódio foi árduo. A equipe apostou numa parada curta para reabastecimento na penúltima passagem pelos boxes, estratégia que os colocou na liderança. Coube a van der Linde acelerar em ritmo de classificação para abrir vantagem suficiente e permitir que, após as últimas paradas, o carro cruzasse a linha em segundo lugar.
O trio formado por Kevin Magnussen (DIN), Raffaele Marciello (SUI) e Dries Vanthoor (BEL) iniciou a prova na terceira colocação com o BMW M Hybrid V8 nº 15 e conseguiu manter-se entre os ponteiros durante boa parte da corrida. No entanto, na fase final, a performance do carro caiu, e a equipe acabou perdendo terreno, cruzando a linha de chegada em sexto lugar.
Na classe LMGT3, o BMW M4 GT3 EVO # 46 protagonizou uma disputa intensa até os metros finais da prova. Al Harthy saiu na frente após conquistar a pole e manteve a ponta durante seus dois turnos no volante. Com as estratégias variando ao longo da corrida, Rossi acabou se envolvendo em uma briga direta pela liderança contra uma Ferrari — mas um toque na traseira do rival custou caro: a equipe recebeu uma penalidade de stop and go. Coube então a van der Linde a missão de escalar o pelotão. E ele cumpriu com estilo, recuperando várias posições e encurtando a distância para o Porsche líder nas voltas finais. Apesar da pressão, a equipe cruzou a linha de chegada em segundo, somando seu segundo pódio na temporada.
A equipe # 31, com Augusto Farfus (BRA), Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin (AUS), que terminou em terceiro no Catar, teve uma corrida problemática desta vez e terminou em décimo segundo lugar após vários incidentes e penalidades.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comments