Stake F1 KICK Sauber encerra GP do Japão com performance sólida e sinais positivos para o futuro
- Carlos Rossi | Kabé
- 6 de abr.
- 2 min de leitura

Hülkenberg termina em 16º e Bortoleto em 19º em uma corrida marcada por dificuldades de ultrapassagem e ritmo consistente no pelotão intermediário. Equipe já mira evolução no Bahrein
6 de abril de 2025, São Paulo – Em um Grande Prêmio marcado por estratégias divididas e desafios característicos do icônico circuito de Suzuka, a equipe Stake F1 KICK Sauber cruzou a linha de chegada com Nico Hülkenberg em 16º lugar e Gabriel Bortoleto em 19º. Apesar das dificuldades, o time saiu do Japão com aprendizados importantes e sinais promissores para o restante da rodada tripla que começa a se desenrolar.
A corrida teve início em pista seca, mesmo após chuva durante a noite. Como é tradição em Suzuka, as ultrapassagens foram escassas e exigiram precisão cirúrgica dos pilotos. A equipe apostou em estratégias diferentes para cada carro: Hülkenberg partiu com pneus médios, enquanto Bortoleto optou por compostos duros desde o início.
Hülkenberg esteve constantemente em disputas roda a roda, especialmente na Zona de DRS, e lamentou as dificuldades para avançar no pelotão. “O carro estava razoável hoje. Fiquei preso no tráfego a maior parte da corrida, o que limitou nosso potencial. Ainda temos muito a desenvolver, mas seguimos aprendendo”, destacou o alemão.
Já Bortoleto teve um início difícil, caindo para o final do grid logo na largada. No entanto, buscou mostrar ritmo consistente e teve desempenho similar aos carros da parte inferior do meio do pelotão. “Aprendi muito neste fim de semana. Ainda é tudo muito novo, mas estou me sentindo mais confortável a cada corrida. Agora é focar no Bahrein”, disse o brasileiro, satisfeito com sua curva de aprendizado.
No fim, os dois pilotos terminaram em um grupo compacto de cinco carros separados por apenas 2,6 segundos, refletindo o equilíbrio e a intensidade do pelotão intermediário.
O chefe da equipe Jonathan Wheatley destacou alguns dos aspectos positivos desta fase:"Apesar de uma largada infeliz de Gabriel, ele ganhou velocidade competitiva durante a corrida e, junto com Nico, ambos mantiveram o ritmo com o pelotão do meio do grid. Nico teve outra corrida sólida, especialmente preso atrás de Jack Doohan no trem de DRS. Estamos satisfeitos com o trabalho em equipe e com alguns tempos de pit stop bastante encorajadores. Isso é um bom começo para a rodada tripla.”
O que disseram?
"O carro não estava tão ruim hoje, e eu gostaria de ter a chance de explorar seu potencial total um pouco mais. Suzuka é uma pista onde ultrapassar é notoriamente difícil, o que tornou a corrida monótona. Passar a maior parte do tempo no trânsito foi frustrante, mas seguimos aprendendo e ajustando.", Nico Hülkenberg.
Obviamente buscava mais do que o resultado final, mas estou satisfeito com o fim de semana. Cada corrida tem sido uma curva de aprendizado, e me sinto cada vez mais no controle. Agradeço à equipe pelo apoio constante. Não tive a melhor largada, e recuperar posições aqui foi complicado, mas sigo levando essa experiência para o Bahrein.", Gabriel Bortoleto.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 0097.123/SP
Contato: (11) 98265-9996



Comentários