top of page

Porsche se Prepara para as 24 Horas de Le Mans 2025 com Sete Carros e Doação para Crianças

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 11 de jun.
  • 5 min de leitura
Porsche se Prepara para as 24 Horas de Le Mans 2025 com Sete Carros e Doação para Crianças
Equipe Porsche Penske Motorsport nas 24 Horas de Le Mans de 2025

Equipe alemã entra com três protótipos 963 híbridos na principal corrida de resistência mundial


A tradicional equipe alemã se prepara para o maior desafio da temporada 2025 de corridas de resistência. A Porsche chegará às 24 Horas de Le Mans, que acontecerá no próximo fim de semana (14 e 15 de junho), com um arsenal impressionante de sete veículos distribuídos em duas categorias principais.


A Porsche Penske Motorsport, equipe oficial da marca, levará três protótipos Porsche 963 híbridos para disputar a vitória geral. Além dos pilotos regulares do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, a formação contará com Pascal Wehrlein, atual campeão mundial de Fórmula E e piloto oficial da Porsche. A equipe cliente Proton Competition adiciona um quarto Porsche 963 ao grid da categoria Hypercar, enquanto a atual campeã de classe Manthey apresenta três Porsche 911 GT3 R na categoria LMGT3.


Com sede em Stuttgart, a Porsche mantém sua posição como a fabricante mais vitoriosa na história de Le Mans, acumulando 19 triunfos gerais e 111 vitórias por categoria. O evento de 24 horas representa um dos maiores espetáculos esportivos mundiais, atraindo anualmente mais de 325.000 espectadores. Para a 93ª edição desta clássica prova de resistência, a marca alemã estabeleceu objetivos ambiciosos.


O Porsche 963 busca dar continuidade ao legado de máquinas lendárias como o 917, 936, 956, 962, 911 GT1 e 919 Hybrid. Na temporada passada, a Porsche conquistou o campeonato mundial de pilotos no WEC e garantiu seis títulos na série norte-americana IMSA. Seguindo a estratégia dos últimos dois anos, a equipe oficial apresenta três protótipos híbridos de 511 kW (695 hp) para competir pelos primeiros lugares.


Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport, destacou o desempenho do modelo: "Desde a introdução dos regulamentos, o Porsche 963 se estabeleceu como o carro de corrida LMDh mais bem-sucedido tanto na FIA WEC quanto na série IMSA – uma posição que pretendemos confirmar agora em Le Mans em uma competição acirrada contra protótipos de outros sete fabricantes. No ano passado, garantimos a pole position, mas não conseguimos convertê-la no resultado que esperávamos, apesar de uma forte performance da equipe e dos pilotos. Esperamos que as condições sejam favoráveis este ano. Daremos tudo para garantir a 20ª vitória geral da Porsche. Nossos carros estão perfeitamente preparados, a equipe está em forma máxima e os pilotos altamente motivados."


Urs Kuratle, Diretor de Motorsport da Fábrica LMDh, prevê uma batalha equilibrada: "Espero uma batalha muito disputada, já que quase todas as 21 inscrições da categoria Hypercar são capazes de vencer. A maioria dos carros está agora em sua terceira temporada e, portanto, são altamente confiáveis. As equipes são experientes e bem coordenadas. Nessas condições, a luta pela vitória geral será decidida por margens mínimas – estratégia e trabalho impecável nos boxes serão fundamentais. Nesses aspectos, acredito que estamos muito bem posicionados. Ainda assim, fazer previsões precisas é difícil – o verdadeiro equilíbrio de desempenho só se revelará após as primeiras quatro ou cinco horas de corrida."


Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport, revelou novidades na preparação: "Pela primeira vez, preparamos todos os três Porsche 963 em nossa instalação em Mannheim – um grande marco. Também adicionamos pessoal para nos apoiar durante o esforço de Le Mans. Estamos mais bem preparados do que nunca. O Porsche 963 é extremamente confiável, a equipe está em perfeita sincronia e nossa formação de pilotos é de classe mundial. Vamos às pistas!"


A Corrida e o Circuito Histórico


Como a quarta rodada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, as 24 Horas de Le Mans representa o ponto alto absoluto da temporada. Devido à distância estendida da corrida, pontos duplos de campeonato são concedidos. O evento icônico, realizado pela primeira vez em 1923, apresenta elementos adicionais como Zonas Lentas – seções temporariamente limitadas em velocidade para perigos locais – devido ao comprimento de 13,626 quilômetros por volta no Circuito das 24 Horas. A corrida começará no sábado (14 de junho) às 16h00 (horário da Europa Central).


O circuito histórico, localizado no sul de Le Mans, consiste em dois terços de estradas públicas. Em dias normais, a famosa Reta Mulsanne (Hunaudières) é utilizada por centenas de caminhões e carros viajando entre Le Mans e Tours. Seções notáveis incluem as rápidas e técnicas Curvas Porsche, conhecidas por altas velocidades e escape mínimo – exigindo precisão e coragem de cada piloto. O circuito está disponível para testes apenas uma vez por temporada, que aconteceu no domingo anterior.


Formações e Estratégias das Equipes


A Porsche Penske Motorsport contará com dez pilotos oficiais em Le Mans. O carro # 5 será pilotado pelo dinamarquês Michael Christensen e pelos franceses Julien Andlauer e Mathieu Jaminet. O carro irmão # 6 apresenta os atuais campeões do WEC Kévin Estre da França, Laurens Vanthoor da Bélgica e Matt Campbell da Austrália. O Porsche 963 adicional # 4 será pilotado pelos líderes de pontos do IMSA Felipe Nasr e Nick Tandy, ao lado do campeão de Fórmula E Pascal Wehrlein. O piloto oficial suíço Nico Müller, atualmente competindo pela Andretti na Fórmula E, serve como reserva em Le Mans.


A equipe cliente Proton Competition apresenta um quarto Porsche 963 na classe Hypercar. Sua inscrição # 99 será pilotada pelo suíço Neel Jani, Nico Pino do Chile e Nico Varrone da Argentina. Um total de 21 Hypercars de oito fabricantes disputarão a classe principal. Em 14 de junho, 62 inscrições em três classes tomarão a largada.


Na classe LMGT3, as atuais campeãs defensoras Manthey reforçaram sua formação para o evento principal da temporada, inscrevendo três carros de corrida Porsche 911 GT3 R, cada um produzindo até 416 kW (565 hp). O Manthey 1st Phorm # 92 será pilotado por Ryan Hardwick dos EUA, Riccardo Pera da Itália e o ás oficial da Porsche Richard Lietz da Áustria. O Iron Dames # 85 é compartilhado por Rahel Frey, Célia Martin e Sarah Bovy, que substitui a lesionada Michelle Gatting. Este carro correrá com uma pintura especial intitulada "Powering your Dreams."


Um destaque é o Manthey # 90, inscrito sob a bandeira fictícia "Chip Hart Racing", pilotado por Antares Au, Loek Hartog e Klaus Bachler. Um carro similar foi usado nas filmagens do filme "F1" com Brad Pitt durante as 24 Horas de Daytona de 2024. O blockbuster de Hollywood estreará mundialmente em 25 de junho.


Iniciativa Beneficente "Racing for Charity"


A Porsche doará €500 para cada volta completada por seus três 963 inscritos pela fábrica durante a corrida de 24 horas. A quantia total beneficiará as instituições de caridade Kinderherzen retten e.V. e Interplast Germany e.V., ambas apoiando crianças gravemente doentes em todo o mundo. A iniciativa arrecadou €1.811.000 nos últimos dois anos.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page