top of page

Porsche Garante Duas Vagas na Hyperpole de Le Mans

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 13 de jun.
  • 4 min de leitura
Porsche 963, Porsche Penske Motorsport (#5), Julien Andlauer (FRA), Michael Christensen (DNK), Mathieu Jaminet (FRA) - Porsche
Porsche 963, Porsche Penske Motorsport (#5), Julien Andlauer (FRA), Michael Christensen (DNK), Mathieu Jaminet (FRA) - Porsche

Disputa acirrada no classificatório sob calor de 30°C define os primeiros classificados para a sessão decisiva


Sob um sol intenso e com temperaturas superiores a 30°C, o classificatório das 24 Horas de Le Mans se transformou em uma verdadeira batalha contra o calor. A disputa se mostrou especialmente acirrada na categoria Hypercar, onde carros de quatro fabricantes diferentes se revezaram na liderança do grid de 21 protótipos ao longo dos 13.626 quilômetros do Circuit des 24 Heures.


O novo formato de classificação de Le Mans estabelece que apenas os 15 primeiros colocados na sessão de 30 minutos avançam para a Hyperpole de quinta-feira. O ex-Porsche Junior Julien Andlauer conseguiu garantir sua classificação com tranquilidade: o Porsche número 5, que o francês divide com o compatriota Mathieu Jaminet e o dinamarquês Michael Christensen, terminou em sexto lugar.


Enquanto isso, seu companheiro de equipe Felipe Nasr enfrentou maiores dificuldades. O atual campeão do IMSA conseguiu posicionar seu 963 em 14º lugar nos momentos finais da sessão. Com a desclassificação do carro irmão número 6, o brasileiro subiu para a 13ª posição, ao lado do britânico Nick Tandy e do alemão Pascal Wehrlein, atual campeão mundial da Fórmula E.


"Com o carro número 6, ficamos abaixo do peso mínimo estabelecido no regulamento para nossos carros de corrida. Por essa razão, o veículo foi rebaixado para o final do grid da categoria Hypercar. Agora estamos nos concentrando na preparação para a corrida", explicou Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh. "Ainda temos duas cartas na manga na batalha pela pole position e esperamos um resultado de destaque amanhã."


Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport, analisou o desempenho: "Julien conseguiu levar seu carro com segurança para a próxima fase. Felipe, por sua vez, teve alguns problemas com os pneus dianteiros. Espero que possamos melhorar ainda mais nosso Porsche 963 antes da grande corrida. Também queremos preparar Pascal Wehrlein de forma mais intensiva para sua estreia em Le Mans com algumas voltas longas nas próximas sessões de treinos."


Na equipe cliente Proton Competition, Neel Jani foi o piloto responsável pelo classificatório no Porsche 963. O suíço terminou a sessão em 19º lugar, posição de onde o carro número 99 largará na corrida de sábado às 16h.


Hardwick Leva Manthey para a Hyperpole na LMGT3


Na categoria LMGT3, os pilotos amadores tiveram sua oportunidade no classificatório. Ao volante do carro número 92 da Manthey 1st Phorm, Ryan Hardwick mostrou grande performance. O americano levou o 911 de até 516 kW (565 CV) ao terceiro lugar, garantindo vaga na sessão Hyperpole de amanhã. Os dois carros idênticos das equipes Iron Dames e Manthey terminaram em 19º e 20º lugares, ficando fora da Hyperpole.


Novo Formato Hyperpole Promete Espetáculo na Briga pela Pole


A disputa pelas melhores posições no grid das 24 Horas de Le Mans acontecerá em um formato inédito este ano. Na quinta-feira, a sessão Hyperpole começará às 20h com as categorias LMP2 e LMGT3. Após 20 minutos, os oito carros mais rápidos de cada classe avançarão para a segunda etapa, Hyperpole 2, uma sessão de 15 minutos onde serão definidas as melhores posições no grid.


A categoria Hypercar, na qual os três Porsche 963 da equipe oficial Porsche Penske Motorsport lutam pela vitória geral, também compete duas vezes. A partir de agora, porém, os protótipos terão a pista exclusivamente para si - isso deve evitar obstruções ou perdas de tempo causadas por veículos das categorias mais lentas, permitindo tempos máximos. Os dez primeiros carros da Hyperpole 1 avançam para a segunda sessão. O duelo final entre os dez primeiros pela pole position também dura 15 minutos.


Programa de Quinta-feira, 12 de Junho


  • 14h45 - 17h45: Treino Livre

  • 20h00 - 20h20: Hyperpole 1 (LMP2/LMGT3)

  • 20h35 - 20h50: Hyperpole 2 (LMP2/LMGT3)

  • 21h05 - 21h25: Hyperpole 1 (Hypercar)

  • 21h40 - 21h55: Hyperpole 2 (Hypercar)

  • 23h00 - 00h00: Treino Livre


A corrida será transmitida na Alemanha pelo canal Nitro do Grupo RTL e pelo canal esportivo Eurosport. Os aplicativos oficiais da FIA WEC e do organizador de Le Mans ACO oferecem transmissão ao vivo paga e cronometragem em tempo real. A 93ª edição do clássico de resistência começará no sábado, 14 de junho, às 16h horário local.


Declarações dos Pilotos Após o Classificatório


Julien Andlauer, do Porsche 963 # 5, mostrou-se satisfeito: "Sexto lugar e apenas sete décimos atrás do tempo absoluto - podemos aceitar isso. Minha volta foi boa e o carro se comportou bem. Ainda temos potencial de melhoria tanto no 963 quanto do meu lado na pilotagem. Vamos começar com dois Porsches na Hyperpole: missão cumprida."


Felipe Nasr, do Porsche 963 # 4, celebrou a classificação: "Fico feliz que conseguimos entrar na Hyperpole no último momento - isso foi importante para toda a equipe do nosso carro número 4. Obviamente, precisamos otimizar ainda mais nosso Porsche em algumas áreas. Estamos perdendo tempo principalmente nas zonas de frenagem e nas seções de velocidade máxima. Já temos algumas ideias que devem nos ajudar a progredir."


Ryan Hardwick, do Porsche 911 GT3 R # 92, elogiou o trabalho da equipe: "No dia de teste, nosso 911 GT3 R funcionou muito bem balanceado e rápido. Infelizmente, nosso carro de corrida não estava tão bom no treino livre de hoje. Mas nossa equipe da Manthey fez um trabalho fantástico ao reverter a situação e fazer as mudanças perfeitas na configuração. O 911 estava realmente bom novamente no classificatório - é assim que um Porsche tem que andar em Le Mans! Estou muito feliz por ter conseguido nos colocar na Hyperpole. Agora estou curioso para ver como meus colegas se sairão nas duas sessões de amanhã."

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico 

Comments


bottom of page