Heitor Dall Agnol consolida liderança com jornada bem-sucedida e nova vitória no Velocitta
- Carlos Rossi | Kabé
- 5 de out.
- 3 min de leitura

A TMG Racing concluiu um fim de semana triunfal com o primeiro lugar nas três provas da etapa na classificação geral e também entre os "rookies". Categoria-escola agora se prepara para a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1
A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA concluiu sua quarta etapa, válida pela temporada 2025, na manhã deste domingo (5) no Autódromo Velocitta. E o traçado de 3.443 metros localizado em Mogi Guaçu foi palco, mais uma vez, de glória para Heitor Dall’Agnol e a TMG Racing. Em fim de semana perfeito, a equipe liderada por Thiago Meneghel e Filippe Forti alcançou sua terceira vitória na rodada, novamente pelas mãos do gaúcho de 16 anos, que reforçou sua condição de líder do campeonato.
A largada foi o ponto-chave para o quarto triunfo de Heitor no campeonato. O piloto do carro # 27 chegou a cair para terceiro nos metros iniciais, mas fez bela manobra para superar o pole Filippo Fiorentino e Pedro Lins para assumir a liderança e seguir rumo ao topo do pódio, formado pelo próprio Lins, em segundo lugar, e por Pedro Lima, ambos da Starrett Bassani F4.
A quarta posição ficou com Fiorentino (TMG Racing), que segurou pressão final de Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) na reta dos boxes para somar pontos importantes para o campeonato. Alceu Feldmann Neto e Enricco Abreu, ambos da Cavaleiro, cruzaram a linha de chegada em sexto e sétimo, respectivamente, e Murilo Rocha (Starrett Bassani F4) foi o oitavo e concluiu a zona de pontuação nesta manhã.
Como foi a corrida — Embora Fiorentino tenha largado da pole position, o protagonista na largada foi Dall’Agnol. O gaúcho viu Filippo e Pedro Lins tomar a dianteira, mas fez grande manobra ao adotar uma tangência diferente na pista, superou os dois e assumiu a liderança logo na Curva 1.
Heitor liderou um ‘trenzinho’ nas primeiras voltas e foi seguido pelos ‘Pedros’ Lins e Lima, enquanto Fiorentino era o quarto e Murilo Rocha, o quinto. Com o desenrolar da prova, Dall’Agnol construiu vantagem confortável perante o pelotão para consolidar a liderança da prova.
Tal qual as demais corridas da etapa, a terceira e última prova do fim de semana foi de grandes ultrapassagens, como a bela manobra — por fora — de Alceu Feldmann Neto em cima de Murilo Rocha para subir ao top-5. Voltas depois, o paranaense ‘colou’ em Fiorentino na luta pelo quarto posto e trouxe Nobels consigo, em disputa a três no Velocitta.
No fim, Ethan reagiu e fez bela ultrapassagem em cima de Alceu Neto para retomar o quinto lugar. Por pouco, o piloto de origem belga não superou Fiorentino, que cruzou a linha de chegada em quarto, 0s062 à frente do piloto da Cavaleiro Sports.
A vitória neste domingo ficou mesmo com Dall’Agnol, que liderou pódio formado também pelos companheiros de equipe Pedro Lins e Pedro Lima.
Abre aspas — O vencedor da manhã enfatizou a largada como momento crucial para buscar mais uma vitória no seu ano de estreia na BRB Fórmula 4 Brasil e valorizou a conquista.
“Não foi uma vitória tranquila. No início, tive de encontrar um ritmo com o qual não gastasse tanto pneu para administrar a vantagem. Graças a Deus, consegui fazer isso, poupei bem e abrir uma diferença relativamente grande. No início foi meio tenso ali na Curva 1, mas saí na liderança na sequência e aí consegui administrar a vitória”, disse o gaúcho.
Chefe da TMG Racing, Thiago Meneghel festejou a jornada perfeita da equipe na BRB Fórmula 4. “Tem sido um fim de semana maravilhoso. Hoje, então, o Heitor fez uma corrida perfeita. Soube aproveitar totalmente a meia hora que o pneu tinha, não cometeu um erro, fez uma baita largada. Fantástico!”, vibrou o engenheiro.
Campeonato — A etapa bem-sucedida para Heitor Dall’Agnol definitivamente o colocou na trilha para o título de 2025. O gaúcho chegou a 199 pontos. Filippo Fiorentino assumiu a vice-liderança e é o concorrente mais próximo do seu companheiro de equipe, com 120 tentos, a 79 de Heitor. Murilo Rocha permanece no top-3 e é o terceiro, com 116, à frente de dois dos colegas da Starrett Bassani F4, Pedro Lima e Pedro Lins, com 110 e 86 pontos, respectivamente.
Ethan Nobels vem em sexto na tabela, com 85, seguido por Pietro Mesquita, que acumula 62, um a menos que Ciro Sobral. Alceu Feldmann Neto é o nono, com 56, e Rogério Grotta completa o top-10 do campeonato depois de 12 corridas, com 54 tentos.
Depois de três etapas em série no Velocitta, agora a BRB Fórmula 4 Brasil se prepara para voltar ao ‘templo do automobilismo’ no seu fim de semana mais esperado. A preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1 será realizada entre os dias 8 e 9 de novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
Comentários