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Domingo de emoções no Velocitta com vitória de Nelsinho Piquet na Stock Car

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 20 de jul.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 21 de jul.

Domingo de emoções no Velocitta com vitória de Nelsinho Piquet na Stock Car
Piquet Jr. vence a 4ª Etapa BRB Stock Car (Magnus Torquato/BRB Stock Car/Divulgação)

Piloto do Mitsubishi Eclipse Cross supera adversários após estratégia de boxes bem executada, enquanto grid enfrenta dificuldades com novos SUVs da categoria


Foi uma daquelas tardes em que tudo acontece — de azares a recuperações improváveis, de emoção bruta no pódio a quebras logo na largada. A quarta etapa da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series, disputada neste domingo (20) no Autódromo Velocitta, teve roteiro cinematográfico, protagonizado por Nelsinho Piquet, que selou sua primeira vitória na nova era dos SUVs e encerrou um jejum que vinha desde 2022 na categoria. O piloto da Scuderia Bandeiras conquistou o topo do pódio depois de uma corrida recheada de reviravoltas, marcada também pela bela atuação de Gaetano Di Mauro — atual líder do campeonato — e por mais um pódio de Arthur Leist, consolidando sua fase ascendente no certame.


Antes mesmo da largada, o drama deu as caras com força. Felipe Baptista, que conquistara sua primeira pole da temporada, teve problemas técnicos no carro # 121 e sequer conseguiu alinhar no grid, sendo forçado a partir dos boxes. A pole, então, ficou vazia. Pior ainda foi para a dupla de pilotos da Shell: Ricardo Zonta e Gianluca Petecof se viram envolvidos em um tumulto na primeira curva. O carro de Zonta sofreu sérios danos nas rodas dianteiras, obrigando o veterano a se arrastar na pista até o momento das paradas obrigatórias, onde conseguiu trocar pneus e terminar em 17º.


"Houve um acidente na largada e não tive para onde escapar. Meu carro foi atingido dos dois lados e as rodas ficaram muito danificadas, acabando com o equilíbrio", relatou Zonta. "Então tentei sobreviver na pista até a janela de pits, quando os pneus foram trocados e melhorou um pouco. Mas ainda assim sofremos mais uma vez com falta de performance", completou o piloto.


Para Petecof, o cenário foi ainda mais severo: o carro # 101 perdeu a porta no incidente e, sem peça de reposição para o novíssimo SUV, foi forçado ao abandono. "Corrida curta hoje, é uma pena. No começo, naquela bagunça, um concorrente foi desviar de um carro rodado e acabou me tocando e nesse toque caiu minha porta. Precisei abandonar a corrida por não termos uma de reposição. No geral foi uma semana muito difícil e longe da onde precisamos estar em termos de performance para disputar o campeonato", disse Petecof.


Com a largada Gabriel Casagrande pulou para segundo, superando Nelsinho Piquet e partindo ao encalço de Átila Abreu, que liderava as primeiras voltas. Ainda no início, um forte impacto de Rafael Reis espalhou destroços do Corolla Cross # 301 pela pista, provocando a entrada do primeiro safety car. Na relargada, Casagrande pressionou Átila sem sucesso, enquanto Nelsinho Piquet observava de perto. Pouco depois, Átila perdeu rendimento e acabou ultrapassado não só por Casagrande, mas também por Piquet, que assumiu a liderança com uma manobra precisa e começou a abrir vantagem.


Com a janela de pits se aproximando, as posições começaram a se embaralhar. Casagrande, que enfrentara troca de motor nos treinos, voltou a perder rendimento. Nelsinho, por sua vez, entrou nos boxes faltando 25 minutos para o fim e voltou atrás de Gaetano Di Mauro. A disputa entre os dois foi eletrizante: porta com porta, os pilotos protagonizaram o melhor duelo da prova, vencido por Piquet, que reassumiu a ponta com autoridade.


O segundo safety car da corrida apareceu a 17 minutos do fim, reacendendo as esperanças de quem vinha atrás. Mas Piquet manteve o ritmo forte e não deu chances aos rivais. Arthur Leist, que largara da oitava posição, avançava com consistência. Já era quarto colocado quando foi para cima de Felipe Fraga. Com frieza, o gaúcho da Texaco Racing usou seu último push com perfeição a três voltas do fim, fez a ultrapassagem e garantiu o terceiro lugar — repetindo o pódio conquistado na etapa anterior, no Velopark.


No fim, vitória incontestável de Nelsinho Piquet, com Di Mauro em segundo e Leist completando o pódio. Felipe Fraga chegou em quarto, seguido por Enzo Elias, vencedor da Sprint no sábado. Lucas Foresti e Thiago Camilo vieram logo atrás. Rubens Barrichello escalou impressionantes 16 posições para cruzar em oitavo, enquanto Felipe Baptista, em uma verdadeira jornada de redenção, saiu dos boxes para terminar em nono. Rafael Suzuki fechou o top-10.


A vitória de Nelsinho Piquet no Velocitta foi muito mais do que um triunfo isolado. Representou o ápice do trabalho dedicado da Scuderia Bandeiras, equipe recém-formada sob o comando de Christian Fittipaldi, que também é parceiro e amigo do piloto fora das pistas. Com base em Votorantim (SP), o time vem mostrando força e rapidez no desenvolvimento, coroada com dois pódios no fim de semana: o de Enzo Elias na Sprint de sábado e o de Piquet na corrida principal deste domingo.


Christian e Nelsinho compartilham uma amizade antiga e uma relação de confiança que transborda para o ambiente da equipe. “Às vezes, no ambiente da equipe, o Nelsinho contesta algumas decisões minhas como chefe de equipe. Mas sei que é uma crítica construtiva. Eu também dou uns pitacos no trabalho dele, claro, como chefe de equipe. Mas sabemos que ambos querem ajudar o outro. Hoje, nosso trabalho chegou a um resultado que não esperávamos que acontecesse tão rápido – vitória na Stock já na quarta etapa do ano”, disse Fittipaldi, emocionado ao lembrar do pai, o lendário Wilsinho Fittipaldi.


Do lado de Piquet, o sorriso e as lágrimas no pódio traduziram a recompensa por todo o esforço conjunto: “Foi um fim de semana perfeito para a Scuderia Bandeiras. Pena só pelo Átila, mas, meu Deus, que fim de semana! É a recompensa por todo o trabalho que nosso time fez. O carro estava uma máquina, no trilho, estratégia perfeita, e tudo foi calculado. Quero agradecer aos nossos patrocinadores. Nossa família está se unindo e nosso produto cada vez melhor. Obrigado a todos. Vai ser uma noite longa.


A festa no pódio teve emoção de sobra. Piquet se emocionou ao agradecer à equipe: “Foi um fim de semana perfeito para a Scuderia Bandeiras. Pena só pelo Átila, mas, meu Deus, que fim de semana! [...] Nosso time fez tudo certo. Vai ser uma noite longa.” Ao lado dele, Christian Fittipaldi, chefe da equipe e parceiro de bancada no podcast ‘Pelas Pistas’, deixou as lágrimas correrem ao lembrar do pai, Wilsinho Fittipaldi: “Hoje nosso trabalho chegou a um resultado que não esperávamos tão cedo – vitória na Stock já na quarta etapa do ano.”


Barrichello, que celebrava simultaneamente a vitória de seu filho Fernando na Euroformula Open em Paul Ricard, ofereceu uma perspectiva realista sobre os desafios atuais da categoria. "Semana de muito trabalho, e é isso que vale por essa equipe que trabalha dia e noite, na luta de todos", declarou. "Os carros estão muito desequalizados e não tem muito o que fazer. Precisei desligar o carro duas vezes no meio da corrida para que pudesse resetar, e com isso perdi todas as informações. O carro em si estava indo muito bem, mas os motores estão muito fora de equalização por enquanto."


Gaetano Di Mauro, que agora lidera o campeonato com 294 pontos, exaltou o trabalho da Eurofarma RC e dedicou a corrida a um familiar falecido: “O carro era muito competitivo, mas não dava pra segurar o Nelsinho. [...] Essa é pra você, Tio Chico.” Leist, por sua vez, destacou a evolução da Texaco Racing e o papel fundamental da estratégia na conquista do segundo pódio consecutivo: “O carro tinha ritmo muito bom. Fizemos uma estratégia perfeita, e precisei de muito equilíbrio para aproveitar as oportunidades.”


Na classificação do campeonato, Di Mauro assumiu a ponta com 294 pontos, seguido por Guilherme Salas (252) e Felipe Fraga (244). Felipe Baptista aparece em quarto com 236, e Arthur Leist subiu para quinto, com 220. A vitória deu a Piquet 80 pontos e o elevou à sétima colocação, com 216.


A próxima parada da temporada será entre os dias 15 e 17 de agosto, no desafiador Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). E se depender do que se viu neste domingo em Mogi Guaçu, é bom o fã de velocidade preparar o coração — a Stock Car está só começando a esquentar.

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

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