Stock Car enfrenta dilema entre velocidade e confiabilidade antes da 4ª etapa no Velocitta
- Carlos Rossi | Kabé
- 18 de jul.
- 4 min de leitura

Ricardo Zonta quebra recorde da pista com SUVs, enquanto jovem de 15 anos surpreende na abertura da Stock Light
O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), está fervilhando com a movimentação das categorias promovidas pela Vicar nesta semana. Entre terça (15) e domingo (20) de julho, mais de cem pilotos das quatro principais divisões do automobilismo brasileiro – BRB Stock Car Pro Series, Stock Light, BRB Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional – dividem as atenções no traçado de 3.493 metros, que exige técnica apurada e estratégia refinada para quem quer brilhar.
A Stock Light foi a responsável por dar o pontapé oficial nas atividades válidas pela terceira etapa da sua temporada, já caminhando para o encerramento da primeira metade do calendário. Na quinta-feira, o treino livre foi dedicado aos ‘rookies’, pilotos que estreiam na categoria em 2025. Entre eles, quem mais impressionou foi o brasiliense Gabriel Koenigkan, de apenas 15 anos, que com a W2 Racing ProGP marcou 1min33s839, sendo o único a rodar abaixo dos 1min34. Seu companheiro Enzo Gianfratti, com 22 anos e vindo de vitória na Copa Trophy do TCR South America, garantiu o segundo melhor tempo. Pedro Garcia (RTR Sport Team), décimo colocado no campeonato, ficou em terceiro, seguido pelo maior campeão da Turismo Nacional, Juninho Berlanda (SG28 Racing), e pelo ex-BRB Fórmula 4 Lucca Zucchini (ArtCon Racing). O top-10 do único treino da Stock Light ainda teve Enzo Falquete (Infinity Competições), Ernani Kuhn (MTK Racing Team), Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), Will Cesar (MForce) e Luis Trombini (Garra Racing Team).
Na quinta-feira, Ricardo Zonta confirmou sua sintonia com o Velocitta ao estabelecer um novo recorde da pista para os SUVs da Stock Car. Com o Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport, o paranaense anotou impressionantes 1min28s732, superando todas as marcas anteriores e reforçando seu status como maior vencedor da história do traçado, com três vitórias e três poles. A performance pela manhã colocou Zonta na liderança, seguido por Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC), Cesar Ramos (Ipiranga Racing), Bruno Baptista (RCM) e Felipe Fraga (Eurofarma RC). Fechando o top-10 da manhã vieram Felipe Massa (TMG Racing) em sexto, com Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) em sétimo e à frente do pentacampeão Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), que foi seguido por Julio Campos e Arthur Leist (ambos da Crown Racing).
No turno da tarde, Thiago Camilo (Ipiranga Racing) assumiu a liderança dos tempos ao marcar 1min29s841 com o Toyota Corolla Cross, em um treino que reuniu 17 pilotos dentro do mesmo segundo de desempenho. Bruno Baptista se manteve consistente com a segunda colocação, apenas cinco milésimos mais rápido que o atual tricampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel). Gaetano Di Mauro repetiu a boa performance e ficou em quarto lugar, com o ‘rookie’ Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing) aparecendo logo atrás, em quinto. Felipe Fraga, Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling), Ricardo Zonta, Guilherme Salas e Julio Campos completaram o top-10 da tarde. A sessão ainda teve a participação de Renan Guerra, piloto de testes da Stock Car.
Apesar do desempenho positivo na parte da manhã, Zonta enfrentou problemas mecânicos no treino da tarde, situação que causou preocupação na equipe Shell-RCM. “Mesmo com todo o desenvolvimento, ainda não está sendo suficiente. É preocupante, mas esperamos que a categoria consiga resolver as questões elétricas para termos muitos carros disputando no domingo”, avaliou o paranaense, que busca um final de semana sem imprevistos para transformar sua performance em resultados concretos.
Gianluca Petecof, também da Shell-RCM, destacou a evolução na confiabilidade dos carros, embora tenha notado desafios no acerto dianteiro desde a etapa anterior no Velopark. “A missão de amanhã será encontrar o ajuste ideal para salvar o final de semana antes de tomarmos decisões mais drásticas”, disse o piloto.
O estreante Arthur Gama, que já vinha mostrando evolução desde a Stock Series, fechou o último treino da quinta-feira na quinta colocação geral, sendo o segundo Toyota mais rápido. “Ficamos felizes com o desempenho. Não dá para comparar os tempos porque cada equipe usou pneus diferentes, mas no final consegui sentir melhor o grip do carro. Agora é analisar os dados para melhorar ainda mais”, comentou o jovem piloto.
Entre os pilotos do Time Lubrax, patrocinados pela Vibra, Felipe Massa e Julio Campos aproveitaram os treinos extras para ajustar seus carros. Massa demonstrou confiança no equilíbrio da TMG Racing e mantém a expectativa positiva para a sequência da etapa. “Fizemos bons treinos, o carro está com bom equilíbrio, estou confiante para o restante do fim de semana”, disse ele. Julio Campos, apesar de alguns problemas mecânicos, elogiou a evolução do carro da Crown Racing e garantiu foco para superar os desafios. “Ainda falta potência, mas vamos trabalhar para melhorar”, afirmou. Ambos têm bom retrospecto no Velocitta, onde venceram em etapas recentes.
Rubens Barrichello retorna às pistas da Stock Car motivado após acompanhar os filhos Dudu e Fefo em compromissos internacionais. No comando do SUV # 111 da Mobil Full Time, o bicampeão da categoria também lidera a Nascar Brasil, e mantém foco total na competição. “A dificuldade só melhora a busca pela vitória. Estamos fazendo muitos testes para evoluir o carro e acredito que teremos um bom resultado”, declarou Barrichello.
A sexta-feira marca o pontapé oficial para o fim de semana de corridas em Mogi Guaçu, com uma maratona de treinos, tomadas de tempo e baterias decisivas. As atividades começam cedo, às 8h, com a BRB Fórmula 4 Brasil abrindo os trabalhos. A Stock Light volta à pista logo depois para seu segundo treino do dia, enquanto a BRB Stock Car Pro Series acelera pela primeira vez oficialmente às 9h25. Ainda pela manhã, a F-4 retorna às 11h40 para mais uma sessão, antes da Turismo Nacional dar início, às 12h50, a uma rodada dupla que encerra a primeira etapa do campeonato. A Stock Light retoma os trabalhos às 13h55 para seu último treino livre, antecedendo a segunda sessão do dia da Stock Car. A programação segue com mais uma atividade da Turismo Nacional às 15h45, antes da definição dos grids. A classificação da Fórmula 4 está marcada para 16h25, seguida pela tomada de tempos da Stock Light às 16h55. A sexta termina com a Turismo Nacional, que fecha o cronograma às 17h15 com sua sessão classificatória.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico




Comentários