BMW M Team WRT Conclui Preparação Decisiva para Le Mans
- Carlos Rossi | Kabé
- 13 de jun.
- 4 min de leitura

Hipercarros e GT3 acumulam mais de 250 voltas no Circuito de la Sarthe antes da corrida de 24 horas
O fim de semana foi de verificações técnicas em Le Mans, e chegou ao fim com a BMW M Team WRT demonstrando preparação sólida para o desafio de 24 horas. Durante o único dia de testes - domingo - no lendário Circuito de la Sarthe, a equipe alemã maximizou o tempo disponível, acumulando quilometragem valiosa com suas máquinas de corrida em preparação para a prova que começa no próximo sábado, às 16h CEST.
As verificações técnicas realizadas no centro da cidade proporcionaram o encontro tradicional entre pilotos e torcedores, criando o ambiente característico que antecede uma das corridas mais prestigiosas do automobilismo mundial. O domingo de testes representou a oportunidade final para ajustes e coleta de dados no traçado de 13,626 quilômetros.
A BMW M Team WRT aproveitou intensamente a sessão, completando 130 voltas com os dois BMW M Hybrid V8 da categoria Hypercars. Os BMW M4 GT3 EVO não ficaram atrás, somando 125 voltas cada um durante o dia de trabalho no circuito francês.
Na configuração de pilotos para a prova principal, o BMW M Hybrid V8 nº 15 contará com a formação de Raffaele Marciello (Suíça), Kevin Magnussen (Dinamarca) e Dries Vanthoor (Bélgica). O Shell BMW M Hybrid V8 nº 20 será comandado pelo trio Robin Frijns (Holanda), René Rast (Alemanha) e Sheldon van der Linde (África do Sul). Como reservas para os hipercarros, Philipp Eng (Áustria) e Marco Wittmann (Alemanha) estarão presentes.
Nas máquinas GT3, o Bend Team WRT BMW M4 GT3 EVO nº 31 será compartilhado por Augusto Farfus (Brasil), Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin (Austrália). O carro nº 46 da Team WRT terá Kelvin van der Linde (África do Sul), Valentino Rossi (Itália) e Ahmad Al Harthy (Omã) ao volante.
A programação estendida da BMW inclui participação no Road to Le Mans com Samantha Tan (Canadá) e Gustav Bergström (Suécia) no BMW M4 GT3 EVO # 38. Para três pilotos de fábrica - Augusto Farfus, Raffaele Marciello e Kelvin van der Linde - a jornada continuará diretamente para Nürburgring e posteriormente Spa-Francorchamps, enfrentando o desafio único das três clássicas de endurance.
A BMW preparou extensa programação de apoio tanto no circuito quanto no BMW Welt em Munique. No paddock, convidados terão acesso exclusivo às operações de corrida e às facilidades de hospitalidade da BMW M Motorsport. O cenário espetacular servirá para o lançamento do BMW XM em colaboração com Carl Cox no sábado, 14 de junho.
Em Munique, o BMW Welt receberá evento público de visualização da corrida com atrações especiais durante todo o fim de semana. Jens Klingmann, piloto de fábrica da BMW M, e Nils Naujoks, piloto de simuladores da BMW M Team BS+COMPETITION, moderarão a transmissão e participarão de sessões com fãs. O BMW M SIM Challenge e pista da Carrera completarão o entretenimento.
Andreas Roos, Diretor da BMW M Motorsport, avaliou positivamente o trabalho realizado: "É sempre crucial completar o máximo de quilômetros possível no Prólogo de Le Mans, já que não há outras oportunidades de testar nesta pista. Trabalhamos em um programa de testes rigoroso e nos mantivemos focados nele. Acho que fizemos um ótimo trabalho."
O diretor reconheceu um contratempo com o carro nº 20: "Foi um pouco frustrante termos que aposentar o carro nº 20 mais cedo. Vamos investigar, mas não foi um problema grave. No geral, podemos estar muito satisfeitos com o teste."
Vincent Vosse, Chefe de Equipe da BMW M Team WRT, reforçou a importância da sessão: "O dia de testes é sempre um dia importante em Le Mans, e temos muitos quilômetros rodados. No geral, a sensação é boa, cumprimos todo o plano de corrida. Na GT3, ainda há muito trabalho a fazer."
Kevin Magnussen, que pilotará o BMW M Hybrid V8 nº 15, demonstrou otimismo após as primeiras voltas: "Foi bom dar as primeiras voltas aqui com o BMW M Hybrid V8 no circuito de La Sarthe. O carro parece estar na janela de tempo, ainda falta muito treino para fazer os ajustes finais, mas estou ansioso pela corrida de Le Mans."
Sheldon van der Linde, do carro nº 20, destacou a evolução da equipe: "É incrível estar em Le Mans novamente pela minha segunda vez. Ficamos muito satisfeitos com o carro e com os avanços que temos feito desde o ano passado. É muito maior do que eu esperava e isso é muito positivo."
Augusto Farfus, representando o Brasil no BMW M4 GT3 EVO # 31, comparou a preparação com a temporada anterior: "Começamos o dia de testes muito mais bem preparados do que no ano passado. No geral, acho que temos um bom conjunto. Aprendemos muito com o carro, agora começamos a nos recompor e estaremos prontos para o fim de semana de corrida."
Valentino Rossi, lenda do motociclismo que compete no carro # 46, expressou satisfação com a primeira experiência: "O primeiro dia de testes foi bom. Gostei muito; Le Mans é sempre ótimo. É muito divertido de pilotar e tenho uma boa impressão do carro. A primeira impressão é boa."
Com os testes concluídos e os dados sendo analisados, a BMW M Team WRT se concentra agora nos ajustes finais para enfrentar as lendárias 24 Horas de Le Mans, buscando repetir sucessos passados na prestigiosa corrida francesa.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico




Comentários