Aston Martin revela o modelo Valkyrie que estará nas pistas buscando vitórias em provas de endurance
- Carlos Rossi | Kabé
- 5 de fev.
- 5 min de leitura

05/02/2025: A Aston Martin começa um novo capítulo emocionante em sua ilustre história de competição com a revelação de seu Hypercar Valkyrie - criado nas ruas que levará a marca britânica de veículos ultraluxuosos de volta às provas de Endurance, buscando vencer nas 24 Horas de Le Mans - endurance.
O Valkyrie é o primeiro carro de corrida construído de acordo com os regulamentos de "Hypercar" da FIA, que disputará tanto o Campeonato Mundial de Endurance da FIA-WEC, quanto o Campeonato de Carros Esportivos IMSA WeatherTech – IMSA - dos EUA. Sua estreia está programada para a competição mundial quando a equipe Aston Martin THOR Team inscreverá dois (02) Valkyries na abertura do WEC de 2025, no Catar em 28 de fevereiro.
Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin Lagonda disse: “Este é um momento de orgulho para a Aston Martin. Retornar à luta pelas honras gerais nas 24 Horas de Le Mans está no cerne dos nossos valores, e marca um marco importante em nossa herança automobilística. Como o único hipercarro nascido na estrada para desafiar o topo das corridas de carros esportivos tanto no WEC quanto no IMSA, o Valkyrie é uma personificação do nosso duradouro éthos esportivo, que define a marca há mais de um século.”
Pilotos britânicos escalados para Le Mans
Harry Tincknell, o mais recente vencedor da classe britânica 24 Horas de Le Mans da Aston Martin, será acompanhado pelo compatriota e estrela em ascensão do endurance Tom Gamble, no Valkyrie # 007, durante toda a temporada do WEC, enquanto o carro irmão # 009 será pilotado pelo tricampeão mundial da FIA GT Marco Sorensen (DEN), e pelo vencedor da corrida da classe LMGT3 do WEC Alex Riberas (ESP).
Na IMSA, o candidato ao campeonato IMSA GTD Pro de 2024 Ross Gunn (GBR), e o campeão da classe GTD de 2022 Roman De Angelis, (CDN) pilotarão o único Aston Martin THOR Team # 23 na classe GTP. Gunn e De Angelis também se juntarão aos concorrentes do WEC para completar as escalações de três pilotos em Le Mans. Gunn pilotará o # 007 Valkyrie com Tincknell and Gamble para completar uma parceria totalmente britânica na corrida de 14 a 15 de junho.
Adam Carter, chefe de Endurance Motorsport da Aston Martin, disse: "O Aston Martin Valkyrie não é apenas um hipercarro; é uma revolução na história da engenharia automotiva, representando o auge do desempenho, design e inovação. Com uma fusão extraordinária de tecnologia de F1 ® e maestria em carros de rua, o Valkyrie é realmente construído para corridas e sua participação no mais alto nível de corridas de resistência mundial só consolidará ainda mais sua conquista tecnológica.
O chassi de fibra de carbono otimizado para corrida Valkyrie é alimentado por uma versão modificada do sensacional motor V12,naturalmente aspirado, de 6,5 litros construído pela Cosworth, que na forma padrão de estrada gira a 11.000 rpm e desenvolve mais de 1000 bhp. A unidade de potência é aprimorada e adaptada para atender à janela de desempenho da classe Hypercar, e desenvolvida para suportar os rigores da competição de longa distância de alto nível. A escolha de um V12 em toda a linhagem Valkyrie oferece benefícios claros de desempenho, ao mesmo tempo em que combina com a estética da Aston Martin para uma solução de corrida pura.
Em confiabilidade e durabilidade, os regulamentos do hipercarro, incluindo um limite de potência de 500 kW (680 bhp), oferecem vantagens para um V12 que teve robustez incorporada desde o início para corresponder ao seu alto ciclo de trabalho como um carro de rua. Para corridas, a eficiência de combustível se tornou um foco particular de desenvolvimento.
Duas Valkyries foram inscritas para a temporada do WEC, estampadas em uma deslumbrante pintura verde sinônimo de muitas das grandes glórias do automobilismo britânico em Le Mans, comandadas pela base britânica do The Heart of Racing em Brackley. Sobre a escalação dos pilotos, James diz: "Harry Tincknell estava fortemente envolvido no desenvolvimento da Valquíria, então queríamos incorporá-lo logo no início do programa de testes, além de ter outra experiência em GTP." Tincknell é o último piloto britânico a vencer sua classe em Le Mans com a Aston Martin, em 2020, mas também é o piloto de Hypercar mais experiente do grupo, tendo corrido pela Proton Porsche até a temporada de 2024 do WEC. "Ele rapidamente se identificou como um bom jogador de equipe, e seu histórico fala por si", acrescenta James.
Tom Gamble é um ex-vencedor do prêmio Aston Martin Autosport BRDC que tem experiência em LMP2 e GT, incluindo com The Heart of Racing, tendo pilotado pela equipe nas corridas de resistência da IMSA em Daytona, Sebring e Road Atlanta em 2022. "Eu o considero um talento natural e ele merece uma chance de estar sob os holofotes no mais alto nível das corridas de carros esportivos", diz James.
Marco Sørensen é o piloto de corrida ativo mais bem-sucedido da Aston Martin, como tricampeão da classe WEC GT e vencedor da classe em Le Mans em 2022. “Ele está entre os pilotos mais experientes e bem-sucedidos a correr pela Aston Martin e esperou muito tempo por sua chance na classe principal”, diz James. “Tendo trabalhado com ele, tendo visto sua habilidade e como ele é tranquilo sob pressão, acho que ele é perfeito para este programa.
“Alex Riberas vem se provando no GTD Pro na IMSA nos últimos dois anos, é um vencedor de corrida estabelecido na IMSA e WEC, e se destacou durante todo o WEC conosco no ano passado. Ele definitivamente faz parte do tecido do The Heart of Racing e merece seu assento.”
Um único Valkyrie competirá na IMSA, correndo em uma versão especial da distinta pintura azul THOR, começando nas 12 Horas de Sebring de 12 a 15 de março e será executado na base da equipe nos EUA em Phoenix, Arizona. O vencedor de várias corridas da classe IMSA GTD Pro Gunn (GBR) e o campeão IMSA GTD de 2022 De Angelis (CDN) são ambos vencedores anteriores da AMR Driver Academy.
“Ross está conosco há quatro anos e se tornou, sem dúvida, um dos melhores pilotos de GT do mundo”, diz James. “Ele provou isso no ano passado na corrida pelo título GTD Pro, perdendo por pouco. Ele é um jogador de equipe, é naturalmente talentoso e tem uma sensibilidade para carros de corrida que poucos pilotos têm. Quanto a Roman, eu dirigi com ele pela primeira vez em 2018 e ele foi de força em força. Ele ganhou a AMR Academy e o campeonato GTD, o que é uma conquista única, e ele se tornou um artista completo. Ele também é um ingrediente-chave em nosso programa de simulação em Phoenix.”
O calendário da IMSA é composto por 11 etapas, incluindo as 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans em Road Atlanta, além de outros grandes locais dos EUA, como Long Beach, Laguna Seca, Watkins Glen e o Indianapolis Motor Speedway.
Fonte: Aston Martin - Press Releases
Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista ! Repórter Fotográfico














Comentários