top of page

FIA WEC: Aston Martin anuncia Riberas e Tincknell em seu hypercar Valkyrie para disputa de Le Mans em 2025

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 21 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura
FIA WEC: Aston Martin anuncia Riberas e Tincknell em seu hypercar Valkyrie para disputa de Le Mans em 2025
Foto: Aston Martin – Press Releases

21/12/2024 – A marca de carros ultraluxuosos Aston Martin comunicou que retornará em 2025 a disputar o título das 24 Horas de Le Mans com os pilotos Alex Riberas e Harry Tincknell.

 

A marca terá dois de seus hipercarros Valkyrie AMR-LMH participando de todas etapas no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) na temporada de 2025. Conforme alterações no regulamento do evento, pelos menos dois carros da categoria Hypercars devem ser inscritos por cada fabricante a partir de 2025. A Aston Martin terá então dois Valkyries revivendo seus famosos numerais 007 e 009. O novo # 0009 ficará sob o comando do britânico Harry Tincknell, e o # 007 nas mãos do espanhol Alex Riberas.


Ambos pilotos já são conhecidos no mundo endurance. Tincknell já foi vencedor das 24 Horas de Le Mans na classe LMGTE Pro em 2020, juntamente  com Maxime Martin e Alex Lynn. Riberas, por sua vez, esteve na FIA WEC pela categoria LMGT3 do WEC, bem como pela GTD Pro do IMSA SportsCar com a Heart of Racing em 2024. Riberas e Tincknell são bastante experientes e tiveram papéis importantes tanto no  desenvolvimento como na preparação e preparação do novo hipercarro Valkyrie e toda fase de testes durante este verão.

 

A estréia do Aston Martin Valkyrie será em 28 de fevereiro no Catar, sendo o único carro construído de acordo com os regulamentos Hypercar da FIA a disputar simultaneamente o WEC e o IMSA WeatherTech SportsCar Championship [IMSA] em 2025.

 

Ambos os hipercarros # 007 e # 009 da Aston Martin são de 6,5 litros, naturalmente aspirados e com motor V12, chassi de fibra de carbono otimizado para corrida, serão inscritos na classe Hypercar do WEC. O Valkyrie também fará sua estreia na IMSA na categoria GTP nas mundialmente famosas 12 Horas de Sebring (12 a 14 de março).

 

Tincknell retorna à Aston Martin após de quatro anos, tendo disputado pela marca, e vencido, na classe LMGTE Pro das 24 Horas de Le Mans de 2020, ao lado de Alex Lynn (GBR) e Maxime Martin (BEL), em um Aston Martin Racing Vantage GTE. O campeão da European Le Mans Series de 2016 e vencedor geral das 12 Horas de Sebring de 2020, e pilotará o Valkyrie # 007.

 

É uma honra absoluta retornar à Aston Martin para o programa Valkyrie”, disse Tincknell. “Acredito que o carro será um favorito firme dos fãs com sua aparência incrível e o som incrível do motor V12. Foi emocionante fazer parte dos testes de desenvolvimento inicial, e o DNA do carro parece forte. Estou muito orgulhoso do trabalho duro que todos fizeram até agora enquanto construímos em direção à primeira corrida. Todos na Aston Martin THOR Team me fizeram sentir muito bem-vindo e sei que estou entrando para uma equipe profissional.

 

Tincknell acrescentou: “A Aston Martin tem uma história incrível em corridas de carros esportivos e este é realmente um momento de 'beliscar-me'. Claro, tenho ótimas lembranças de Le Mans em 2020, e o objetivo é repetir esse feito com Valkyrie. É um sonho que se tornou realidade.

 

Alex Riberas que integrará escalação do Valkyries # 009 fez uma brilhante temporada no The Heart of Racing Aston Martin Vantage, cravando vitórias tanto no WEC em LMGT3 quanto na categoria GTD Pro da IMSA.

 

É uma grande honra ser escolhido como piloto para um projeto tão emocionante”, disse Riberas. “Faço parte do The Heart of Racing há 10 anos e poder continuar minha jornada com eles, agora no auge das corridas de resistência, é simplesmente um sonho que se tornou realidade. Além disso, ter a oportunidade de representar uma marca tão icônica como a Aston Martin, que tem uma história tão notável tanto em corridas de carros esportivos quanto em Le Mans, é algo que guardarei com carinho pelo resto da minha vida. O Aston Martin Valkyrie é o carro mais espetacular que já dirigi, e ele soa incrível, então poder compartilhá-lo com os fãs do automobilismo em todo o mundo é algo que estou muito ansioso para fazer.”

  

O # 009 já esteve estampado no Aston Martin DBR9 que conquistou vitórias consecutivas na classe GT1 para a marca nas 24 Horas de Le Mans de 2007 e 2008.

 

O resto da equipe a ser escalada pela Aston Martin para FIA-WEC e IMSA 2025 será revelada no devido tempo, mas tudo sugere que haverá muitas novidades e emoções em 2025.

 


Carlos Rossi – Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Comments


bottom of page