Aston Martin Estreia na América do Sul com Valkyrie e Vantage GT3 nas 6 Horas de São Paulo
- Carlos Rossi | Kabé
- 10 de jul.
- 6 min de leitura

Hipercarro britânico busca top 10 no WEC após primeiros pontos em Le Mans enquanto GT3 mira pódio brasileiro
A marca britânica de luxo automotivo celebra uma fase decisiva em sua campanha mundial de resistência. O revolucionário hipercarro Valkyrie AMR alcançou seus primeiros pontos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA durante a histórica maratona de Le Mans, estabelecendo um novo capítulo competitivo para a Aston Martin na elite dos protótipos. Com duas unidades finalizando entre as posições 12ª e 14ª na clássica francesa, a equipe THOR agora direciona suas ambições para o circuito de Interlagos, onde buscará consolidar-se entre os dez primeiros colocados nas 6 Horas de São Paulo da Rolex.
A temporada inaugural do programa Valkyrie representa um marco único no automobilismo mundial. Esta máquina britânica detém a exclusividade de ser o único representante da categoria Hypercar a competir simultaneamente no WEC europeu e no campeonato IMSA norte-americano durante 2025, demonstrando versatilidade técnica excepcional.
Desde sua estreia mundial nos 1812 km do Catar em fevereiro, o Valkyrie estabeleceu recordes impressionantes de confiabilidade mecânica. Das 12 largadas registradas em todas as competições, apenas uma não resultou em chegada, enquanto todas as cinco participações na série IMSA geraram pontuação.
O chassi de fibra de carbono otimizado para competição abriga um propulsor V12 de 6,5 litros capaz de atingir 11.000 rotações por minuto. Na configuração de rua, este motor desenvolve mais de 1.000 cavalos, porém as regulamentações de hipercarro limitam a potência para 500 kW (680 cv) nas pistas.
Para a etapa brasileira, a formação # 007 apresentará os pilotos britânicos Tom Gamble e Harry Tincknell em sua primeira experiência sul-americana com o Valkyrie. Paralelamente, o carro # 009 manterá a dupla formada pelo espanhol Alex Riberas e o dinamarquês Marco Sørensen, tricampeão da categoria GT no WEC.
"Estou realmente ansioso pela próxima etapa do WEC no Brasil. É a minha primeira vez correndo nesta pista, então será um novo desafio, mas mal posso esperar para começar. A equipe Aston Martin THOR trabalhou muito nos bastidores, então estou animado para ver o que podemos alcançar juntos neste fim de semana!", declarou Tom Gamble sobre sua estreia em Interlagos.
Harry Tincknell expressou entusiasmo similar: "Estou realmente ansioso pelo Brasil depois da nossa ótima performance em Le Mans. Espero que todas as informações que adquirimos e os passos que demos na primeira metade da temporada possam nos impulsionar para uma direção positiva no pelotão em Interlagos. Espero que possamos lutar por pontos e talvez entrar na sessão Hyperpole, como Marco fez em Le Mans. Le Mans foi um grande passo à frente para nós. A confiabilidade foi forte, nosso ritmo no meio das curvas foi bom e o carro melhorou com o passar do fim de semana. Interlagos é uma pista que eu sempre quis pilotar desde que era criança assistindo à Fórmula 1, então vai ser ótimo estar lá. Nunca estive no Brasil, então este fim de semana é cheio de novidades para mim."
Alex Riberas demonstrou animação especial com o retorno ao território brasileiro: "Estou muito animado e ansioso para voltar a correr no Brasil. São Paulo é uma das minhas pistas favoritas do mundo e acho que o Valkyrie vai ser muito legal de pilotar em um lugar tão mágico como Interlagos. Depois de Le Mans, acredito que a equipe ganhou impulso, estamos todos muito animados e trabalhando muito duro, e tenho certeza de que o Brasil será o próximo passo no desenvolvimento desta temporada."
Marco Sørensen, experiente piloto dinamarquês, avaliou as perspectivas da equipe: "Estamos saindo fresquinhos de Le Mans e agora estamos em condições de tentar aplicar todo o conhecimento que adquirimos no mês de junho para ver se conseguimos ser rápidos no Brasil. No geral, estamos bem preparados para isso. Le Mans foi positivo para nós. Também é bom que eles tenham recapeado a pista desde a última vez. Basicamente, isso significa que todos estão começando um pouco do zero, então espero que possamos explorar isso como uma vantagem. Espero que possamos somar alguns pontos para o carro # 009."
Ian James, diretor da equipe Aston Martin THOR, refletiu sobre a evolução do programa: "Assim como fizemos em todas as corridas deste ano, a equipe progrediu bastante em Le Mans. A natureza e a duração do evento significam que você aprende muito mais sobre o seu carro do que em qualquer outro lugar. Ganhamos mais impulso naquele fim de semana e conquistamos os primeiros pontos da Aston Martin na Classe Hypercar. Agora, estamos animados para entrar no fim de semana no Brasil e retomar de onde paramos e, quem sabe, dar mais um passo à frente em termos de desempenho também."
Adam Carter, responsável pelo programa de resistência da Aston Martin, contextualizou o momento do projeto: "A primeira metade da temporada do WEC marcou um período de consolidação do programa Valkyrie Hypercar. Um período em que começamos a entender a natureza do desempenho do carro em um ambiente competitivo e criamos uma base em termos de configuração, confiabilidade e coleta de dados. Isso continuará nas corridas de largada, à medida que buscamos aprimorar o desempenho do carro e buscar algumas pontuações com ambas as equipes."
Paralelamente ao programa de hipercarros, a Aston Martin também mobiliza seus esforços na categoria GT com o Vantage GT3. O modelo retorna às competições tanto no WEC quanto no IMSA neste fim de semana, buscando ampliar seu histórico de sucesso em território americano.
Em Interlagos, o Vantage GT3 conta com um histórico favorável, tendo registrado três vitórias e quatro vice-campeonatos nas cinco visitas do WEC ao circuito brasileiro. A equipe Heart of Racing (THOR) lidera a categoria regular através de Ian James, Zach Robichon e Mattia Drudi, que buscam pelo menos repetir o segundo lugar conquistado em 2024.
A Racing Spirit of Léman apresenta uma formação renovada com a inclusão do norte-americano Anthony McIntosh, que se junta a Eduardo Barrichello e Valentin Hasse-Clot no Vantage GT3 # 10. McIntosh substitui temporariamente Derek De Boer, que retornará para a etapa seguinte no Circuito das Américas entre 5 e 7 de setembro.
No IMSA, a THOR compete em Mosport com Casper Stevenson, atualmente segundo colocado na classificação da categoria GTD, a apenas 60 pontos da liderança. Com Tom Gamble comprometido com o Valkyrie em Interlagos, a equipe convocou Roman De Angelis, bicampeão local da categoria GTD e atual piloto do programa Valkyrie GTP na IMSA.
O Vantage GT3 fundamenta-se na arquitetura mecânica do esportivo de alta performance da marca, utilizando o chassi de alumínio colado da Aston Martin e o motor V8 biturbo de 4,0 litros. Além da recente vitória no IMSA em Watkins Glen, o modelo conquistou múltiplos triunfos nas 24 Horas de Spa CrowdStrike de 2025 e um pódio nas 24 Horas de Nürburgring da ADAC Ravenol.
"O Vantage GT3 continua a crescer cada vez mais", avaliou Adam Carter. "Provou ser uma escolha excepcional para as nossas equipes parceiras nas recentes 24 Horas de Spa, onde conquistou duas vitórias e mais um pódio. Na IMSA, venceu a etapa anterior em Watkins Glen. No WEC, o ritmo esteve presente, embora não os resultados. A Aston Martin tem um histórico sólido em Interlagos, e temos todos os motivos para irmos para São Paulo otimistas, com um pódio como objetivo claro para ambas as nossas equipes parceiras."
As 6 Horas de São Paulo da Rolex representam um momento crucial para consolidar os avanços técnicos conquistados na primeira metade da temporada 2025, com ambos os programas Valkyrie e Vantage GT3 buscando resultados expressivos no retorno do WEC ao formato de seis horas de duração.
O FIA WEC estabeleceu-se como referência global por sua capacidade de unir alta performance com relevância tecnológica. As regulamentações equilibradas permitem que protótipos sofisticados incorporem tecnologia híbrida de ponta, enquanto fornecedores independentes de chassis e motores competem nos mais altos níveis ao lado das principais marcas de luxo mundiais.
Com oito etapas distribuídas por América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato oferece corridas de diferentes durações, desde as mais curtas de 6 horas até a maratona de 24 horas. Em São Paulo, Interlagos se prepara para receber mais um capítulo desta saga centenária onde tradição e inovação se encontram no asfalto.
Os ingressos estão disponíveis no site oficial fiawecsaopaulo.com.br.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
