top of page

Alpine dá chance a Colapinto e coloca Doohan no banco: troca vale por cinco GPs

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura
Alpine dá chance a Colapinto e coloca Doohan no banco: troca vale por cinco GPs
BWT Alpine Formula 1

Equipe francesa põe argentino ao lado de Gasly até o GP da Áustria, enquanto avalia opções para a temporada 2026


A Alpine mexeu no tabuleiro e colocou em xeque o futuro de um de seus pilotos titulares: nos próximos cinco GPs da Fórmula 1, Franco Colapinto será o parceiro de Pierre Gasly, substituindo Jack Doohan, que assume o papel de piloto reserva durante esse período. A mudança começa já no GP da Emilia-Romagna, e a equipe promete uma nova avaliação antes de Silverstone, em julho.


A decisão faz parte de uma análise estratégica da Alpine para 2026. Com o grid muito apertado e a performance do carro em franca evolução, o time entende que é hora de testar outras combinações para entender qual dupla pode maximizar os resultados no futuro próximo.


Queremos uma avaliação justa e completa dos nossos pilotos ainda em 2025, para tomar as melhores decisões em 2026”, afirmou Flavio Briatore, conselheiro executivo da equipe. Ele destacou o comportamento profissional de Doohan, mas reforçou que a rotação é necessária para “tentar algo diferente”.


Colapinto, que já fazia parte do programa de desenvolvimento e atuava como piloto de testes e reserva, fará sua estreia oficial na F1 usando o número # 43. Ele correrá em Imola, Mônaco, Barcelona, Montreal e Spielberg, uma maratona que colocará à prova sua adaptação e consistência.


É um grande desafio e uma honra. Estou me preparando intensamente e vou dar tudo de mim”, declarou o argentino.


Já Doohan, embora visivelmente frustrado, manteve o discurso maduro: “É duro, claro que quero correr. Mas sigo comprometido com os objetivos de longo prazo da equipe.”


Nos bastidores, a leitura é clara: a Alpine está em pleno laboratório a céu aberto. Com o nome de Briatore por trás da estratégia e um 2026 que promete reformular o grid com a nova geração de carros e motores, o time não quer perder tempo — e está disposto a arriscar agora para colher mais adiante.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Comments


bottom of page