top of page

Stock Car retorna a Brasília com Fraga na ponta e acidente grave nos treinos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura
Stock Car retorna a Brasília com Fraga na ponta e acidente grave nos treinos
Após afastamento de 11 anos, a BRB Stock Car retorna a Brasília (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Líder do campeonato domina sessões livres enquanto Bruno Baptista e João Paulo de Oliveira permanecem hospitalizados após impacto a 133km/h


Brasília, 28 de novembro de 2025. A retomada das atividades da BRB Stock Car Pro Series no renovado Autódromo Internacional de Brasília teve como destaque absoluto o desempenho de Felipe Fraga, que comandou ambas as sessões de treinos livres realizadas nesta sexta-feira (28). Ao mesmo tempo, a jornada foi marcada por grande preocupação após violento acidente envolvendo Bruno Baptista e João Paulo de Oliveira, que permanecem hospitalizados para observação e conclusão de exames.


O piloto do Mitsubishi Eclipse Cross # 88 da Eurofarma RC estabeleceu a referência cronométrica do dia ao completar sua melhor passagem em 1:58.374 durante a segunda sessão, consolidando-se como favorito na etapa que marca o retorno da categoria à capital federal. Enzo Elias, correndo pela primeira vez em seu circuito natal, assegurou a vice-liderança ao cravar 1:58.629, ficando a apenas dois décimos e meio do tempo de Fraga.


A programação sofreu alterações significativas após o incidente ocorrido por volta das 12h35, durante a primeira atividade livre. Na Curva Zero, que antecede o setor de boxes, Baptista perdeu o controle de seu carro da RCM Motorsport. Instantes depois, o veículo da Full Time Gazoo Racing pilotado por Oliveira colidiu lateralmente contra o Stock Car parado, atingindo a região entre a roda traseira e a porta do lado direito. Os registros técnicos extraídos dos automóveis indicam que a velocidade no momento da colisão era de 133km/h.


As equipes de resgate da categoria prestaram atendimento imediato no local. Baptista queixava-se de desconforto nas costelas, na região lombar e em uma das mãos, enquanto Oliveira reportava dor no tórax. Ambos foram encaminhados ao Hospital DF Star, da Rede D'Or, onde seguem sob acompanhamento médico.


O Dr. Dino Altmann, responsável pelo departamento médico da Stock Car, tranquilizou quanto ao quadro clínico: "Apesar da força e características do impacto, Baptista e Oliveira estão conscientes, estáveis e passam bem". A divulgação do boletim médico completo está prevista para esta tarde, com a Vicar monitorando de perto toda a evolução.


Após a retomada da programação, a primeira sessão foi concluída com Fraga na ponta ao registrar 1:58.594. O tricampeão Daniel Serra, da Blau Motorsport, ficou com a segunda colocação, seguido por Arthur Leist (Crown Racing), Rafael Reis (CAR Racing Sterling) e Ricardo Maurício, que chega embalado após vencer as duas provas disputadas em Cuiabá há quinze dias.


No período vespertino, já próximo ao anoitecer e após forte precipitação que atingiu o autódromo horas antes, os competidores voltaram ao asfalto para a derradeira atividade do dia. Novamente Fraga superou todos os adversários, desta vez com desempenho ligeiramente superior ao apresentado pela manhã. Elias confirmou seu bom momento ao terminar em segundo, com Julio Campos (Crown Racing) completando o pódio provisório à frente dos jovens Zezinho Muggiati e Felipe Baptista, ambos da CAR Racing.


O piloto da Scuderia Bandeiras, patrocinado pela BR Captura, manifestou satisfação com sua estreia nos 5.384 metros do traçado brasiliense. "Tivemos um bom dia pensando em performance, mas claro que ainda temos o que melhorar no carro para achar mais alguns décimos e ter uma boa classificação neste sábado para chegar no Fraga, que está rápido", declarou. "Estamos marcando o Fraga", brincou, fazendo referência à disputa direta com seu principal rival. "A pista tem realmente um layout incrível", completou.


A situação no campeonato adiciona dramaticidade à etapa da capital. Fraga lidera com 787 pontos, seguido por Gaetano Di Mauro com 722 e Enzo Elias com 614. Restam 274 pontos em jogo, mantendo viva a expectativa matemática de reversão na tabela.


O líder da temporada demonstrou solidariedade aos colegas acidentados e avaliou o trabalho desenvolvido ao longo das sessões. "Hoje, a grande comemoração é saber que o Bruno e o JP estão bem. Vamos esperar pra ver direito o que aconteceu com eles, mas feliz por eles não terem sofrido nada grave. Ficamos bem tensos ali na hora", comentou Fraga. "Tirando isso, que deixou todo mundo muito triste aqui no autódromo, meu dia foi positivo. O carro estava muito bom e fizemos bons treinos. A pista é nova e ainda está bem suja. Estamos longe do que podemos virar na classificação, em cenário parecido com o que foi Cuiabá. Acredito que amanhã a pista vai estar uns 2s mais rápida. Liderar hoje não quer dizer muito, mas claro que é bom terminar o dia na frente porque significa que estamos ali na briga", finalizou o tocantinense, campeão em 2016.


O cronograma de sábado prevê o treino classificatório às 10h40 e a corrida sprint às 15h40, definindo o grid de largada para a prova principal de domingo, que será determinante para estabelecer quais pilotos seguirão matematicamente na disputa pelo título rumo à final marcada para Interlagos em 14 de dezembro.


Carlos Rossi / CARR Press

Jornalista e Repórter Fotográfico

bottom of page