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Brasília recebe penúltima etapa da Stock Car com oito pilotos vivos na disputa pelo título e emoções à flor da pista

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 4 dias
  • 10 min de leitura
Brasília recebe penúltima etapa da Stock Car com oito pilotos vivos na disputa pelo título e emoções à flor da pista
Enzo Elias (Duda Bairros)

Autódromo reformado após 11 anos de espera reúne veteranos nostálgicos, estreantes confiantes e pretendentes ao campeonato em busca de pontos decisivos antes da Super Final em Interlagos


A Stock Car Pro Series desembarca neste fim de semana na capital federal para uma das etapas mais aguardadas da temporada 2025. O Autódromo Internacional Nelson Piquet reabre suas portas após mais de uma década de ausência do calendário, trazendo consigo memórias afetivas para veteranos, desafios inéditos para jovens talentos e uma matemática implacável para os oito competidores que ainda sonham erguer o Troféu dos Campeões. Com 274 pontos ainda em jogo até a decisão paulista, a corrida nos 5.384 metros do traçado brasiliense pode redefinir quem chega "vivo" à grande final marcada para os dias 13 e 14 de dezembro em Interlagos.


Felipe Fraga lidera a disputa com folga considerável. O piloto da Eurofarma RC acumulou 790 pontos nas dez primeiras rodadas, abrindo vantagem de 68 tentos sobre seu companheiro de equipe Gaetano Di Mauro, que ocupa a vice-liderança com 722. A dobradinha coloca a escuderia em posição privilegiada na briga pelo título, embora ainda distante de qualquer garantia antecipada. Fraga tem história pessoal com o circuito: em 2014, na última vez que a Stock Car esteve em Brasília, o piloto conquistou a pole position quando ainda era novato na categoria. Agora retorna como líder absoluto, com a missão de consolidar sua vantagem antes dos descartes das cinco piores pontuações de cada competidor, que serão aplicados após o encerramento da rodada no Distrito Federal.


O pódio provisório do campeonato registra empate técnico na terceira colocação. Enzo Elias, da Scuderia Bandeiras, divide a posição com Gabriel Casagrande, da A.Mattheis Vogel, ambos somando 618 pontos. A diferença de 172 tentos para o líder ainda mantém os dois na luta matemática pelo título, especialmente após reviravolta judicial que beneficiou o tricampeão paulista. A presença de Casagrande na disputa foi reacendida quando o Superior Tribunal de Justiça Desportiva negou provimento ao recurso apresentado por Rafael Suzuki e pela TMG Racing, consolidando o paranaense como vencedor legítimo da corrida principal da oitava etapa, realizada em 5 de outubro no Velocitta. Os pontos extras provenientes dessa alteração se mostraram fundamentais para que o atual campeão seguisse dentro do grupo de postulantes ao tetracampeonato.


Para o brasiliense Enzo Elias, patrocinado pela BR Captura, a etapa representa a realização de um sonho de infância. O piloto do carro # 73 tinha apenas 12 anos quando o autódromo encerrou suas atividades em 2014. Morando ao lado do complexo, Enzo acompanhou de perto toda a saga da reforma e agora protagonizará sua primeira corrida em casa. "Para mim, que moro ao lado do autódromo, é um sonho de infância correr em casa pela primeira vez e é muito especial ver essa pista ser reinaugurada. É um dos traçados mais divertidos e longos do país, o que torna o desafio ainda maior, principalmente na classificação, quando você tem que encaixar uma boa volta, sem erros", disse. A carga emocional é evidente. "Vai ser uma oportunidade única, que sempre esteve na minha cabeça e finalmente vai se concretizar na companhia da minha família, das pessoas que eu amo e me ajudaram a chegar até aqui. Vai ser o momento de curtir e agradecer por todo esse projeto do Autódromo de Brasília, que fica numa região muito legal e central de uma cidade que tem uma história muito especial com o automobilismo, formando muitos pilotos", contou. Mas Enzo sabe que não pode se deixar levar apenas pela emoção. "Que correr em casa me coloque na disputa pelo título na última etapa, em Interlagos, e, para isso, não tem outro jeito: preciso pontuar mais que os outros adversários. Vou me empenhar para entregar o máximo possível nas duas corridas deste fim de semana", finalizou.


Dividindo a terceira posição com Enzo está Gabriel Casagrande, também com 618 pontos. O tricampeão paranaense busca o tetracampeonato e chega a Brasília após ter recuperado judicialmente a vitória no Velocitta, pontos fundamentais para mantê-lo na briga. Casagrande também tem história no circuito brasiliense: conquistou sua primeira vitória no Brasileiro de Turismo em 2013, quando a categoria era equivalente à atual Stock Light, mas nunca fez o circuito completo, apenas o oval. "Eu era bastante novo naquela época, sonhava em me tornar piloto profissional e hoje alcançamos isso com sucesso marcado pelas vitórias e títulos na Stock Car. Agora vamos encarar uma pista em que eu nunca fiz o circuito completo, somente o circuito oval. Usamos o simulador para conseguir saber melhor para onde virar, pontos de freada e como encarar cada curva. Mas tenho certeza que a gente vai performar bem como performou em Cuiabá, que era uma pista nova. Então, estou muito animado para esse final do ano, agora em terceiro no campeonato", afirmou o piloto patrocinado por Baterias Júpiter, Axalta, ArcelorMittal, ONPetro, Cresol, STP, Panter, RPInfo e Pay4Fun. Casagrande reconhece a dificuldade matemática, mas mantém viva a esperança. "Eu sei que a gente está muito longe do líder. É muito difícil, mas nada é impossível. Vamos tentar o nosso máximo o tempo todo, enquanto houverem chances matemáticas, nós vamos pensar que dá sim para ser campeão, mesmo com tudo isso que aconteceu no nosso ano. Tomara que essa etapa seja mais uma etapa que a gente possa descontar a vantagem para os líderes e sair de lá, quem sabe, com um cenário que seja favorável para a gente chegar em Interlagos tendo um pouquinho mais de chance de levar a quarta taça", declarou.


Arthur Leist completa o quinteto de pilotos separados por margens mínimas no topo da tabela. O representante da Crown Racing (Texaco) no Corolla Cross # 81 acumulou 605 pontos nas dez etapas disputadas, apenas dois a mais que Guilherme Salas, da Valda Cavaleiro Sports, sexto colocado com 603. O gaúcho de Novo Hamburgo, com apenas 24 anos, encara Brasília como sua quarta estreia em circuito inédito nesta temporada, após passar por Curvelo, Campo Grande e Cuiabá. Seus resultados anteriores em novos traçados sustentam o otimismo: conquistou um top-10 em Curvelo, quarto lugar sob forte chuva em Campo Grande — em uma das corridas mais desafiadoras de sua carreira — e pódio com segundo lugar em Cuiabá, além da Volta Mais Rápida da décima etapa. "Faz muito tempo que a Stock Car não vai a Brasília, então há muita expectativa sobre este retorno. E isso com certeza é uma motivação. Será mais uma pista nova para mim, a quarta na temporada. Felizmente, tenho me saído bem nos circuitos que estou conhecendo neste ano. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação, tanto meus quanto de toda a equipe, além do entrosamento cada vez maior entre nós. Espero que o cenário não mude", destacou. "Estou otimista de que teremos bons resultados em Brasília. O carro vem se comportando muito bem nas últimas etapas. Acredito que seguiremos evoluindo. Estou confiante de que estaremos fortes novamente como equipe. Vamos fazer nosso trabalho, dar o nosso melhor para nos aproximarmos dos líderes da tabela e chegar à final disputando o campeonato, que é o principal objetivo desta etapa", afirmou. A Crown Racing ocupa a vice-liderança no campeonato por equipes, com 1.099 pontos.


A proximidade entre as pontuações evidencia o equilíbrio da temporada e a imprevisibilidade que deve marcar as rodadas finais. Thiago Camilo aparece na sétima posição com 592 pontos pela Ipiranga Racing, carregando memória especial do circuito: o piloto subiu ao lugar mais alto do pódio em uma das duas corridas disputadas em 2014, juntamente com Átila Abreu, que venceu a outra prova daquele fim de semana. Nelson Piquet Jr., outro brasiliense no grid, defende as cores da Scuderia Bandeiras Sports na oitava posição, com 575 pontos somados. A etapa brasiliense terá sabor especial para a torcida local, que contará com representantes entre os candidatos ao título disputando em casa.


Julio Campos ocupa a nona colocação somando 494 pontos pela Crown Racing. O piloto do Toyota Corolla Cross # 4 conquistou o segundo lugar na última etapa disputada pela Stock Car na cidade, em 2014, e guarda boas recordações do traçado. "É uma pista seletiva, rápida, onde já fui ao pódio e tomara que a gente possa ter mais performance neste fim de semana do que na última etapa para seguir subindo na classificação", almejou. "É uma alegria retornar a Brasília, cidade que merece estar no calendário, que durante muitos anos recebeu muito bem a Stock Car e que espero que esteja voltando para ficar. A gente tem tudo para fazer um bom espetáculo para o público", complementou. Julio também destacou que voltar ao traçado reformado da capital federal é mais do que disputar uma etapa, mas participar de um capítulo importante da história do esporte. "Brasília sempre foi uma pista de enorme tradição e agora retorna com uma infraestrutura moderna e um traçado desafiador. É um momento especial para todos nós. Quero aproveitar este fim de semana para marcar pontos importantes e seguir firme no campeonato", projetou, consciente da missão de buscar pontos para entrar no seleto grupo que segue vivo rumo à Super Final.


Fechando o top-10, Ricardo Maurício soma 487 pontos defendendo a Valda Cavaleiro Sports. O veterano conquistou o posto de "Rei de Cuiabá" ao vencer as duas corridas disputadas na capital mato-grossense durante a temporada, chegando a Brasília embalado pelos triunfos recentes. A matemática do título indica que todos aqueles que chegarem a São Paulo com diferença inferior a 137 pontos em relação ao líder manterão vivas suas possibilidades matemáticas de conquistar a coroa.


Para o bicampeão Rubens Barrichello, voltar a Brasília representa um reencontro carregado de significado. O piloto Mobil™ competiu no circuito no ano de seu primeiro título na categoria e agora retorna movido pela nostalgia e pela admiração pelo traçado. "É um prazer voltar a Brasília. Tenho muitos amigos na cidade e, assim como foi um choque ver Goiânia fora do calendário quando voltei para a categoria, também foi estranho perceber que a tão amada Brasília não estava mais presente", revelou Rubinho. O veterano acompanhou de longe toda a novela da reforma, entre avanços, paralisações e incertezas. "Depois de tantas notícias sobre a obra, de que a pista estava quase pronta, depois que não estava, e de toda a espera, finalmente vamos poder correr novamente em um dos traçados mais interessantes, eu diria até em nível mundial. Gosto muito do circuito de Brasília e estou indo com muita emoção para mais uma corrida lá. Vai ser demais", completou.


O pentacampeão Cacá Bueno chega embalado pelo pódio conquistado em Cuiabá e com credenciais únicas: é o único piloto do grid atual que já acelerou na versão completa do traçado brasiliense, quando disputava a então chamada Stock B em 1996, categoria que hoje conhecemos como Stock Light. Suas três vitórias em Brasília — conquistadas em 2005, 2010 e 2013 — foram todas obtidas no anel externo. Cacá divide com Paulo Gomes, tetracampeão da categoria que detém o recorde absoluto de sete triunfos no circuito, parte importante da história do autódromo. "O carro estava muito rápido desde os treinos na última etapa e a equipe fez um trabalho fenomenal para conseguirmos chegar ao pódio em Cuiabá. Esperamos poder repetir isso em Brasília, mais uma pista que volta a fazer parte da história da categoria", afirmou o piloto patrocinado por Betnacional, ACDelco, PicPay, Tekbond, FP Import, Paraflu, Prime You e YellotMob. Apesar da experiência pregressa, Cacá considera que encarará praticamente uma estreia devido às reformas implementadas. "As três corridas que ganhei em Brasília foram realizadas no anel externo. Vai ser interessante voltar a pilotar no circuito completo. É uma novidade para todos e espero que possamos manter essa sequência positiva na temporada", projetou.


Felipe Massa, vice-campeão atual e piloto do Tracker # 19 da TMG Racing, também estreará competitivamente em Brasília, embora tenha memórias de treinos realizados no local quando corria de Fórmula Chevrolet. "Estou muito feliz de voltar a Brasília, desta vez para correr, porque até hoje eu só treinei lá, de Fórmula Chevrolet, há muito tempo. Mas sempre adorei o traçado, as pessoas e a cidade. Agora, é relembrar a pista, entender e aprender as modificações que foram feitas e o asfalto novo o mais rápido possível", afirmou. Massa aproveitou para convocar o público brasiliense e revelar uma motivação especial para o fim de semana. "Tenho certeza de que vai ser um evento emocionante, não vejo a hora de estar em Brasília e aproveito para chamar todo mundo para ir ao autódromo e aproveitar as corridas com a gente. E vou correr essa etapa em homenagem ao meu engenheiro Cezar Tadau, que perdeu a mãe durante a última etapa e não estará com a gente neste fim de semana. Espero ter um bom resultado por ele e sua família", declarou.


A equipe Shell-RCM também mescla experiências distintas. Ricardo Zonta, piloto do SUV # 10, encara Brasília como um reencontro marcante com uma praça esportiva emblemática onde já competiu anteriormente. "A etapa de Brasília será um novo momento no automobilismo. Voltamos a um circuito que já foi cenário de grandes corridas na Stock Car. Tanto para o público, quanto para nós pilotos vem cheio de novidades", destacou. Já seu companheiro de equipe, Gianluca Petecof, acelerará pela primeira vez no traçado, carregando o histórico de rápida adaptação a circuitos estreantes e a urgência de recuperar terreno após desempenho abaixo do esperado em Cuiabá. "Reta final do campeonato e, finalmente, reestreando o Autódromo de Brasília. Estamos aguardando esse momento há alguns anos", comentou o jovem piloto, antes de reconhecer as dificuldades recentes. "Cuiabá não foi a etapa que queríamos, mas temos tudo para fechar o ano com chave de ouro. Em uma temporada de altos e baixos, ainda assim vencemos duas vezes. Se conseguirmos voltar a ter boa competitividade, eu já fico bastante satisfeito. Agora é foco total no trabalho, porque o resultado final sempre reflete isso", analisou.


Para o jovem Felipe Baptista, de apenas 22 anos e piloto da CAR Racing KTF no carro # 121, Brasília representa a quarta pista inédita da temporada, somando-se a Curvelo, Campo Grande e Cuiabá. Embora conheça o autódromo apenas pelo simulador, o piloto carrega boas referências de desempenhos em traçados novos ao longo do ano. "Nosso desempenho em pistas novas foi animador, mostramos que conseguimos nos adaptar rapidamente aos traçados, mas infelizmente sofremos muito com problemas no carro em momentos decisivos", comentou. A busca por um fim de semana sem contratempos mecânicos se tornou prioridade. "Em Brasília queremos ter um fim de semana limpo, o que não tivemos ainda nessa temporada. Tenho certeza que no que depender da equipe, estaremos prontos para brigar por mais uma pole, por mais pódios e até por vitórias. Queremos deixar a nossa marca em Brasília", completou, confiante.


O Autódromo Internacional Nelson Piquet, inaugurado em 1974 com uma prova extracampeonato de Fórmula 1 vencida por Emerson Fittipaldi, acumulou 39 corridas da Stock Car desde a primeira temporada da categoria em 1979 até o encerramento das atividades. Entre 2002 e 2014, todas as provas aconteceram no anel externo, com 2.919 metros. Agora, completamente renovado, o complexo retorna com o traçado mais extenso em operação no automobilismo brasileiro atual: 5.384 metros percorridos em sentido horário, reunindo 16 curvas distribuídas entre nove inflexões para a direita e sete para a esquerda. As intervenções priorizaram segurança e funcionalidade: a reta principal mede 15 metros de largura, enquanto os demais setores mantêm 14 metros. O projeto de proteção instalou 90 mil pneus em barreiras, 10 mil metros de guard-rails, 40 mil metros quadrados de caixas de brita e mais de 3.500 metros de zebras nos padrões estabelecidos pela FIA e FIM.


A programação oficial começa nesta sexta-feira, dia 28, com treinos livres ao longo do dia. No sábado, 29, o classificatório acontece às 10h40, seguido da corrida sprint às 15h40. No domingo, 30, às 15h30, ocorre a corrida principal, com transmissão ao vivo pela Band, sportv e plataformas digitais da categoria. Após o encerramento da rodada no Distrito Federal, os descartes das cinco piores pontuações de cada competidor serão aplicados. Todos os pilotos que mantiverem diferença inferior a 137 pontos em relação ao líder seguirão com chances matemáticas de erguer a taça mais disputada do automobilismo brasileiro em 2025 na decisão paulista, marcada para 13 e 14 de dezembro em Interlagos.

Carlos Rossi / CARR Press

Jornalista e Repórter Fotográfico

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