STOCK CAR: Finda a era sedan, entram os SUVs com mudanças tecnológicas extraordinárias para a categoria em 2025
- Carlos Rossi | Kabé
- 14 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de abr.

A primeira etapa será em 04 de maio com todas novidades no autódromo mais importante do Brasil
Com projeto pela Audace Tech, os novos carros (SUVs) da Stock Car serão mais leves, eliminando em média 250kg em comparação com a geração sedans. O Chassi tubular foi construído com aço avançado de alta resistência (DP980R) da ArcelorMittal - mais leve e resistente especialmente desenvolvido para a Stock Car.
Ainda no que se refere à segurança além das inovações com essa estrutura em aço DP980R, os carros contarão com proteção antichamas (paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor), estruturas do tipo “crash box” na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto.

As estruturas laterais serão em carbono, kevlar e aramida viabilizando melhor absorção de impactos e dissipação de energia.
Além de mais leves, as novas supermáquinas da Stock Car ficarão mais rápidas. Com motor de 4 cilindros turboalimentado, 2.1L, 16 válvulas e injeção eletrônica gerará 500hps (7.600 rpm), mas por serem mais leves e menores podem diminuir em torno de 4 segundos por volta nas competições.
O volante com câmbio Paddle Shift terá 10 botões, 4 seletores laterais e mais 03 botões giratórios com variadas funções. Além disso, o interior do cockpit contará com uma tela de LCD de 4,3” disponibilizando mais de 05 páginas para os pilotos. E com uma pitada especial para a mídia, o interior dos carros também contará com câmeras onboard de alta definição com amplitude de 360º, e conectividade 5G, permitindo o acompanhamento ao vivo pelos aficionados através do aplicativo “Paddockfan”. Tudo isso sem se falar na telemetrias e áudios dos pilotos
O exterior do carros será de fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e Kevlar, com 03 (três) marcas de fabricantes nas pistas, haja vista que além da Chevrolet (Tracker) e da Toyota (Corolla Cross), a Mitsubishi também estará presente no grid com sua belíssima Eclipse Cross.
Para as corridas, os carros continuam a ter o “Push-to-Pass”, mas a novidade está na DRS – asa traseira móvel.
Todas essas novidades poderão ser em breve conhecidas nas pistas com a 1ª Etapa da Stock Car marcada para 04 de maio em Interlagos; será imperdível!!
O Grupo ArcelorMittal tem cerca de 126 mil empregados, sendo 19 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do país. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atendem às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comments