Stock Car encerra 2024 com equilíbrio absurdo, jovens em destaque e a despedida dos sedãs
- Carlos Rossi | Kabé
- 21 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Stock Car fecha 2024 com emoção até a última volta e transição histórica para os SUVs
A temporada 2024 da Stock Car Pro Series chegou ao fim com gosto de fim de era. O último capítulo dos sedãs foi escrito no domingo, 15 de dezembro, encerrando o 46º campeonato da principal categoria do automobilismo nacional. Em clima de transição, já que os SUVs entram em cena no próximo ano, o campeonato foi marcado por feitos históricos — com destaque para o tricampeonato de Gabriel Casagrande. Aos 29 anos, o piloto da A.Mattheis Vogel cravou sua terceira taça (2021, 2023 e 2024), tornando-se o mais jovem a alcançar esse patamar e consolidando de vez seu nome entre os grandes.
Mas não foi só ele que brilhou num ano recheado de momentos marcantes. A Stock Car rompeu fronteiras e acelerou no Uruguai pela primeira vez, no circuito de El Pinar, onde Felipe Fraga e Enzo Elias dividiram as vitórias. Já em solo mineiro, Belo Horizonte recebeu o BH Stock Festival, uma estreia vibrante nas ruas ao redor do Mineirão, com presença de mais de 60 mil pessoas e triunfos de Felipe Baptista e Thiago Camilo.
Camilo, inclusive, teve outro ano memorável. Com vitórias em BH e Goiânia, o piloto da Ipiranga Racing chegou a 41 conquistas, ultrapassou Paulão Gomes e assumiu a vice-liderança histórica de vitórias da categoria — ficando atrás apenas de Ingo Hoffmann. Já Ricardo Maurício também deixou sua marca: com o pódio na penúltima etapa em Goiânia, chegou a 92 presenças no top-3, superando Gomes e tornando-se o segundo maior nesse quesito.
Sangue novo, sede de vitória
A nova geração mostrou que veio para ficar. Felipe Baptista, Dudu Barrichello, Enzo Elias, Gianluca Petecof, Zezinho Muggiati e Arthur Leist, todos entre 21 e 23 anos, foram protagonistas ao longo do campeonato. Baptista, dono de seis pódios, dividiu a liderança no número de vitórias (três) com Gaetano Di Mauro e chegou à decisão do título. Dudu, por sua vez, venceu duas vezes, subiu quatro vezes no pódio e finalizou o ano no top-3 do campeonato.
Enzo Elias escreveu história no Uruguai ao vencer em El Pinar, enquanto Petecof brilhou no Velopark, onde somou 129 dos 137 pontos em jogo. Zezinho Muggiati, recém-coroado na Stock Series, estreou bem e já garantiu seu primeiro pódio, enquanto Arthur Leist quase venceu em Buenos Aires e teve um primeiro ano completo bastante promissor.
Ao fim das contas, 16 pilotos venceram corridas em 2024 — um retrato fiel da competitividade da Stock. No pódio, foram 23 nomes diferentes, mais de dois terços dos que participaram ao longo do campeonato. O destaque individual ficou por conta de Felipe Massa, com sete pódios e uma vitória no Velocitta, no seu melhor ano na Stock desde a estreia em 2021. Massa ainda liderou em número de etapas com maior pontuação (levando o Troféu Vivo Man of the Race) e foi o piloto que mais completou voltas: 685 no total, uma a mais que Lucas Foresti.
Força dividida e briga intensa
Chevrolet e Toyota mantiveram a disputa acirrada também entre as montadoras. Assim como em 2023, cada uma conquistou 12 vitórias, reforçando o equilíbrio que tomou conta da temporada. Esse cenário se refletiu também nos treinos, com gaps ridículos entre os pilotos. No Velopark, por exemplo, a diferença entre os 22 primeiros na segunda sessão foi de apenas 0s466. E até em pistas menos tradicionais, como Buenos Aires e El Pinar, 26 pilotos ficaram dentro do mesmo segundo.
A temporada teve sua dose de imprevisibilidade do começo ao fim. Nada menos que oito pilotos lideraram o campeonato em algum momento, com nove trocas de liderança ao longo do ano. Casagrande começou na frente e terminou do mesmo jeito, levantando o caneco na Super Final BRB. Mas o topo da tabela também foi ocupado por nomes como Ricardo Zonta, Julio Campos, Rafael Suzuki, Felipe Baptista, Felipe Massa e Dudu Barrichello — todos com passagens pela liderança em um campeonato de nível altíssimo e sem favoritos definidos.
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comentários