Scuderia Ferrari HP analisa desempenho em treinos livres e se prepara para a qualificação em Suzuka
- Carlos Rossi | Kabé
- 4 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr.

Excesso de bandeiras vermelhas comprometem desempenho da Scuderia nos Treinos Livres
São Paulo, 4 de abril de 2025. A Scuderia Ferrari HP teve um dia movimentado nos treinos livres para o Grande Prêmio do Japão. Enquanto a sessão da manhã transcorreu sem problemas, a parte da tarde foi marcada por nada menos que quatro bandeiras vermelhas, dificultando a execução dos programas das equipes. Mesmo assim, a Ferrari conseguiu coletar dados importantes para ajustar o carro antes da classificação deste sábado.
No primeiro treino livre (FP1), a equipe testou compostos médios e macios, com Lewis Hamilton registrando o terceiro melhor tempo (1m28s965) e Charles Leclerc logo atrás, em quarto (1m29s051). Ambos os pilotos realizaram simulações de corrida ao final da sessão, completando um total de 52 voltas combinadas.
Já no FP2, ambos os pilotos começaram com pneus duros, mas o plano inicial para esta sessão foi prejudicado logo no início devido ao acidente de Jack Doohan, que acionou a primeira bandeira vermelha. Com isso houve uma pausa de 20 minutos para reparos das barreiras de proteção. Retomada a sessão, Leclerc conseguiu uma volta rápida antes da nova paralisação, desta vez envolvendo Fernando Alonso que foi parar no cascalho na curva Degner. Já com pneus macios, Hamilton cravou 1m28s544, garantindo o quarto tempo, enquanto Leclerc, também com compostos macios, fez 1m28s586, ficando em sétimo. Contudo, novos incidentes, incluindo incêndios na grama ao redor da pista, impediram que os pilotos melhorassem o desempenho obtido até então.
Apesar dos desafios, a equipe segue otimista. Hamilton destacou o progresso feito entre as sessões e elogiou a aderência no primeiro setor, com recapeamento realizado recentemente. “No geral, foi um dia positivo. Esta é uma pista incrível e o primeiro setor está ótimo – você pode realmente forçar lá, especialmente com a nova superfície. No FP1, o equilíbrio não foi tão bom quanto esperado, e fizemos um forte progresso entre as sessões e estou feliz com a direção que tomamos. Ainda há algum trabalho a fazer durante a noite e, com a possibilidade de mudança no clima precisaremos manter o foco – mas estamos em uma boa posição e estou animado para ver o que podemos fazer. Foi incrível ver tantos fãs de vermelho, pelo que sou muito grato e espero poder trazer a eles alguns bons resultados neste fim de semana!”, afirmou o heptacampeão.
Já Leclerc ressaltou que, mesmo sem conseguir encaixar uma volta ideal devido às bandeiras vermelhas, o ritmo do carro parece estar melhor do que os tempos indicam. “Foi um dia construtivo, tentamos muitas configurações diferentes ao longo das sessões de treino e sinto que aprendi muito sobre nosso carro e como podemos extrair o máximo dele nas próximas corridas. Não colocamos tudo junto, com várias bandeiras vermelhas e tráfego interrompendo o FP2, mas acho que nosso desempenho é melhor do que está anotado no papel. Será interessante ver como a mudança nas condições climáticas, em particular em termos de direção do vento, afetará as sessões de amanhã.”, comentou o monegasco.
Com mudanças climáticas previstas para o restante do fim de semana, a Ferrari segue analisando as informações coletadas para garantir uma boa performance na qualificação e na corrida de domingo.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 0097.123/SP
Contato: (11) 98265-9996
Comments