Por um ponto, Pedro Perdoncini é campeão da Elite em Interlagos
- Carlos Rossi | Kabé
- 7 de dez.
- 5 min de leitura

Decisão do título foi eletrizante até o fim. O paranaense se emocionou muito com a conquista em domingo que teve vitórias de Ricardo Alvarez e de Arthur Scherer, no triunfo final da ASG Motorsport, que se despede da categoria dos "brutos"
O título da Copa Truck Petrobras na classe de entrada Super Truck Elite é de Pedro Perdoncini. Protagonista na temporada 2025, o paranaense de Campo Mourão consolidou jornada bastante firme ao longo do campeonato com a ASG Motorsport e faturou o título na Super Final disputada neste domingo (7), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Com uma campanha de cinco vitórias e três poles, Perdoncini correu no ‘modo segurança’, se esquivou de incidentes e disputas e alcançou a pontuação necessária para confirmar o título: com um terceiro e um quinto lugares nas provas 1 e 2 nesta tarde, Perdoncini ergueu o troféu de campeão com apenas um tento de vantagem para seu companheiro de equipe, Arthur Scherer, que venceu a prova final de 2025.
Interlagos foi palco de corridas bastante agitadas. Com abordagem mais conservadora, Perdoncini tratou de jogar com a vantagem que tinha no campeonato e ainda contou com punições impostas a Scherer e Nic Giaffone antes de cruzar a linha de chegada em terceiro lugar na Corrida 1, vencida por Ricardo Alvarez (com Mercedes-Benz da Tiger Team Race).
Na prova que marcou a conclusão do campeonato, Perdoncini manteve a mentalidade focada no campeonato e tratou de somar pontos importantes. Por outro lado, Scherer deu tudo de si e foi até o fim na luta pelo título logo na sua primeira temporada na Copa Truck Petrobras. O paulista triunfou na despedida da ASG Motorsport da competição. O time dará lugar à igualmente vitoriosa Full Time Sports a partir de 2026.
Com o quinto lugar obtido na Corrida 2, Perdoncini sacramentou o título e, ao lado de Scherer, vai subir para a PRO na próxima temporada.
Alvarez ‘rouba a cena’ para vencer
Diante de casa cheia, camarotes lotados e perto dos 30ºC de temperatura ambiente, a Copa Truck Petrobras acelerou rumo à Super Final da temporada sob a ameaça da chuva, que rondava Interlagos pouco antes da largada.
Em primeira fila formada pelos dois principais candidatos ao título, Pedro Perdoncini partiu lado a lado do companheiro de equipe Arthur Scherer. Rodrigo Taborda dividiu a segunda fila com o também finalista Nic Giaffone, enquanto Leo Rufino, que também começou o domingo na luta pela taça de campeão, partiu do quinto lugar.
Perdoncini fez largada segura e manteve a liderança, enquanto Nic Giaffone conquistou duas posições e assumiu a segunda colocação, à frente de Arthur Scherer. Mas o paulista da ASG Motorsport sofreu duro revés, foi punido com drive-through por excesso de velocidade na zona de radar, naturalmente perdeu posições importantes e ficou mais distante do título.
No momento em que Perdoncini sofria pressão de Nic Giaffone, a disputa foi neutralizada quando a direção de prova acionou o safety-truck em razão da posição onde ficou parado o ‘bruto’ de Mauricio Arias. Mas o status da corrida com bandeira amarela durou pouco tempo, e os pilotos partiram para os pouco mais de sete minutos de bandeira verde e já sem qualquer chance de chuva.
Nic Giaffone chegou a assumir a liderança na retomada da prova logo no instante em que foi anunciada punição de 20s por queima de largada. Desta forma, Perdoncini ficou com o caminho ainda mais confortável rumo à taça de campeão mesmo depois de ser ultrapassado por Ricardo Alvarez, que assumiu a liderança nas voltas finais.
Alvarez confirmou sua segunda vitória na temporada, repetindo o feito de Potenza. Rodrigo Taborda também tirou proveito do foco em Perdoncini no campeonato, fez a ultrapassagem e garantiu o pódio com a segunda colocação. Já o piloto do Mercedes-Benz #117 confirmou resultado muito importante com o terceiro lugar e Scherer, digno de grande reação após pagar punição, foi o quarto colocado, logo à frente de Leo Rufino. Jô Augusto Dias foi o oitavo colocado — logo à frente de Nic Giaffone — e garantiu o direito de puxar a fila do grid da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.
Perdoncini é campeão com drama
Sempre movimentada e intensa, a Corrida 2 entregou tudo no desfecho da temporada na Elite. Jô Dias foi superado por Hugo Cibien, que chegou a assumir a liderança antes de ver crescer no retrovisor o Mercedes-Benz de Scherer, que tomou o primeiro lugar e se manteve forte na briga pelo título, seguido por Leo Rufino, Jô Dias, Ricardo Alvarez e Perdoncini, no top-5 da prova.
O safety-truck foi acionado após incidente que envolveu Taborda e Nic Giaffone, que se viu definitivamente sem chances de título. O trabalho maior foi para limpar a pista após o óleo espalhado por conta da ocorrência, de modo que ainda houve tempo para uma única — e emocionante — volta com bandeira verde.
Em decisão com drama, Scherer venceu a corrida final da temporada, em prova que Leo Rufino concluiu em segundo lugar. Jô Dias foi o terceiro, à frente de Ricardo Alvarez. E Pedro Perdoncini, por apenas um ponto, confirmou o título da Elite.
Decisão no limite
Perdoncini somou um total de 259 tentos e foi consagrado como campeão da Super Truck Elite contra 258 do seu companheiro de equipe Arthur Scherer, que estreou na Copa Truck Petrobras em 2025 e que, ao longo da temporada, despontou como principal adversário do paranaense na luta pela taça. Em grande campanha, inclusive com vitória na temporada, Leo Rufino fechou o campeonato em terceiro lugar, com 227 pontos, dois a mais que Nic Giaffone, que fez um ano de estreia com grandes momentos e fechou o calendário na quarta posição.
Diogo Moscato foi o quinto colocado na tabela, com 193 pontos, dois a mais que Ricardo Alvarez, autor de duas vitórias, sendo uma delas na prova principal deste domingo. A seguir, finalizaram os dois representantes da Vannucci Racing na Elite: Hugo Cibien concluiu seu segundo ano na categoria em sétimo, com 162 pontos, nove a mais em relação ao companheiro de equipe Rodrigo Taborda. Djalma Pivetta somou 144 e finalizou no top-10, tal qual Jô Augusto Dias, com 142.
Vem, 2026
Depois de uma temporada emocionante, a Copa Truck Petrobras já se prepara para acelerar rumo a 2026. Anunciado em novembro, o calendário contempla novamente um total de nove etapas e traz a expectativa pelo retorno de praças importantes como Santa Cruz do Sul, Goiânia e Brasília, além da vinda de novos autódromos como Cuiabá e Chapecó.
Será um ano inédito e especial, com nove circuitos diferentes em oito estados e mais o Distrito Federal. A etapa de abertura da próxima temporada será realizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, no fim de semana de 6 a 8 de março.
Classificação final do campeonato*
Super Truck Elite
1º Pedro Perdoncini, 259
2º Arthur Scherer, 258
3º Leo Rufino, 227
4º Nicolas Giaffone, 225
5º Diogo Moscato, 193
6º Ricardo Alvarez, 191
7º Hugo Cibien, 162
8º Rodrigo Taborda, 153
9º Djalma Pivetta, 144
10º Jô Augusto Dias, 142
11º Maicon Roncen, 139
12º Kleber Eletric, 126
13º Daniel Kelemen, 95
14º Juca Bala, 87
15º Márcio Giordano, 87
16º Mauricio Arias, 73
17º Thaline Chicoski, 62
18º Rafa Lopes, 49
19º Felipe Gama, 44
20º André Magno, 11
21º Luan Lopes, 8
22º Beto Cavaleiro, 0
23º Sérgio Ramalho, 0
*pontuação extraoficial
Bruno Vicaria












































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