Passado glorioso, futuro veloz: Toyota celebra 40 anos em Le Mans com estilo e ambição
- Carlos Rossi | Kabé
- há 3 dias
- 2 min de leitura

GR010 HYBRID homenageia legado com pintura clássica do GT-One e reforça espírito de luta em busca da sexta vitória na icônica prova
A Toyota GAZOO Racing vai marcar quatro décadas de história nas 24 Horas de Le Mans com uma dupla de carros que une passado e presente — e que mira, claro, o lugar mais alto do pódio na edição de número 93 da prova, nos dias 14 e 15 de junho.
O GR010 HYBRID # 7, guiado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, entra na pista vestido com uma pintura inspirada no lendário TS020, o GT-One, que brilhou entre 1998 e 1999. O layout repaginado combina vermelho vibrante com traços brancos marcantes, remetendo diretamente ao protótipo que virou ícone entre os fãs — especialmente após sua aparição no primeiro "Gran Turismo" do PlayStation, onde conquistou uma legião de admiradores com seu visual e desempenho fora de série.
Enquanto isso, o carro # 8, pilotado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, representa a pegada atual da marca. Sua carroceria preto fosco carrega elementos gráficos ligados ao logotipo da divisão GR, reforçando o DNA competitivo da equipe e o conceito de "Protótipo" — símbolo da evolução contínua dos carros de corrida da Toyota. Ambos os modelos trarão ainda um logotipo especial celebrando os 40 anos da estreia da marca japonesa em Le Mans.
Além de reviver a memória de carros históricos e de reforçar o compromisso atual com a performance, a Toyota também usará Le Mans como vitrine para seus projetos voltados ao uso do hidrogênio nas corridas de endurance — uma ponte entre o automobilismo e um futuro mais limpo e sustentável.
Desde sua estreia oficial em La Sarthe, em 1985, a Toyota já levou 61 carros à pista ao longo de 26 participações, reunindo 62 pilotos de 16 nacionalidades diferentes. A caminhada teve de tudo: frustrações, pódios e cinco vitórias, além de oito poles e 18 aparições no top-3. A primeira aparição foi com o 85C, ainda com motor de carro de rua. Depois vieram o Supra nos anos 90 e o GT-One, que em 1999 garantiu a primeira pole da marca. O retorno em 2012, após uma pausa de mais de uma década, marcou a entrada definitiva na era híbrida — culminando com vitórias consecutivas de 2018 a 2020 com o TS050, e outras duas com o GR010, em 2021 e 2022.
Agora, com os dois GR010 HYBRIDs representando essa longa trajetória, a Toyota chega a mais uma Le Mans com herança, tecnologia e sede de vitória.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
留言